Saiba como montar uma auto elétrica e quais são os equipamentos necessários

9 jun, 2022 | Elevadores Automotivos, Super Dicas | 3 Comentários

Montar uma auto elétrica pode ser uma escolha assertiva para quem quer faturar mais no setor automobilístico e aproveitar as oportunidades que esse negócio oferece atualmente.

Afinal, trata-se de um estabelecimento com uma infraestrutura simplificada, que não requer, necessariamente, grandes espaços físicos e que, inclusive, pode ser uma extensão de sua oficina mecânica ou auto center.

Quer saber mais por onde começar a montar a sua auto elétrica e o que você precisa investir? Leia esse conteúdo.

 

Por que vale a pena montar uma auto elétrica hoje?

Apesar da crise, os serviços de manutenção automotiva ainda estão em alta pelo país. Portanto, expandir os serviços de seu estabelecimento ou investir em especializações são boas estratégias para atrair mais consumidores e fidelizá-los.

E quando o assunto é elétrica automotiva, levando em consideração modelos de carros cada vez mais modernos, não dá mais para apostar em profissionais sem capacitação e com estabelecimentos de qualidade duvidosa.

Por isso, montar uma auto elétrica com serviços diferenciados e com especializações adequadas e coerentes com o que o mercado demanda hoje, é uma oportunidade de ouro e com muita procura.

 

Confira os passos para montar uma auto elétrica

A seguir, destacamos algumas dicas sobre como montar uma auto elétrica de qualidade em sua região.

 

Escolha o local para montar sua auto elétrica

O primeiro passo para montar a sua auto elétrica é pesquisar bem e avaliar o local estratégico do estabelecimento.

Você pode ter seu empreendimento em locais próximos às outras oficinas mecânicas, concessionárias, lojas de acessórios para veículos ou mesmo em avenidas movimentadas. 

O mais importante é saber onde o seu público-alvo está, que tipo de serviços falta na região e como seu negócio poderá suprir essa lacuna.

 

Avalie alguns detalhes do empreendimento

Antes de montar a auto elétrica é importante avaliar alguns detalhes do negócio. Por exemplo veja se há estacionamento fácil, confira a segurança e também a facilidade de acesso por parte dos clientes.

Outra dica é ver se a sua auto elétrica terá visibilidade no local que você escolheu para instalá-la. Afinal, não dá para montar um negócio que não é visível para os clientes que passam pela via, não é mesmo?

Também é importante observar se a parte interna do ponto tem um espaço amplo com capacidade para no mínimo três veículos. Esse espaço será utilizado para você realizar seus serviços.

Outros detalhes que você precisa observar é se há banheiros e outro espaço que você pode transformar em uma recepção para receber seus clientes e vender produtos.

Também não se esqueça de verificar se existe um ambiente que dê para fazer seu estoque.

 

Adquirira os acessórios e equipamentos necessários

Uma das primeiras necessidades que você terá ao montar uma auto elétrica é a aquisição dos equipamentos. Para equipar sua loja, você deverá pensar na disponibilidade do estabelecimento como um todo, tais como uma boa recepção com um balcão grande, prateleiras, cadeiras para os clientes, computador com impressora, telefone e acessórios básicos para a realização do atendimento.

Fora isso, lembre-se de avaliar que tipos de equipamentos automotivos você terá, qual espaço necessário para a instalação dos mesmos, se terá estoque de materiais, entre outros pontos.

Conte com um contador

Mais uma dica para você que deseja saber como montar uma auto elétrica é contar com os serviços de um contador. O profissional vai te ajudar a efetuar a legalização do negócio.

Não se esqueça que não dá para trabalhar sem ter a autorização da prefeitura municipal, ter realizado o cadastro na junta comercial, obtido seu CNPJ e todas as devidas licenças para a atuação no mercado.

Uma opção para quem vai trabalhar sozinho com serviços elétricos para veículos é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

 

Contrate uma equipe capacitada

Você também deve pensar em contratar uma equipe capacitada. A contratação de funcionários vai depender do porte do seu negócio.

Afinal, se existir uma grande demanda, você não dará conta de atender sua clientela. Já para uma auto elétrica pequena, você pode ter duas pessoas responsáveis pelos serviços e um atendente.

 

Faça parceria com bons fabricantes

Outra dica para você que deseja saber como montar uma auto elétrica é fazer parceria com bons fabricantes de ferramentas e equipamentos automotivos. Conte com empresas como a Engecass, que é conhecida no mercado por seus equipamentos de qualidade.

Quais equipamentos automotivos você precisa ter na auto elétrica? Os equipamentos automotivos são ferramentas essenciais para montar uma auto elétrica de qualidade e sucesso.

Afinal, tais aparelhos permitem agregar muitos benefícios e resultados aos serviços prestados, tais como:

  • maior produtividade do profissional;
  • segurança e agilidade nos serviços;
  • otimização de espaço físico;
  • imagem mais profissional da oficina;
  • modernidade e tecnologia para o estabelecimento.

Sabendo disso, podemos destacar agora alguns equipamentos e acessórios automotivos indispensáveis ao montar uma auto elétrica. Confira!

 

Equipamentos e acessórios indispensáveis

 

Manômetro de pressão

Esta é uma ferramenta automotiva muito comum em auto elétricas e utilizada em testes de pressão do automóvel.

 

Multímetro automotivo

Tal ferramenta é usada para medir e avaliar a resistência elétrica. Também serve para avaliar a tensão contínua e alternada, corrente contínua, capacitância e resistência;

 

Caneta de polaridade

Outro equipamento indispensável ao montar uma auto elétrica é a caneta de polaridade. Na prática, ela serve para identificar a polaridade dos fios – negativa, positiva, entre outros;

 

Testador de baterias

O testador de baterias para auto elétrica analisa a carga da bateria, o sistema de carga e o motor de arranque;

 

Scanner automotivo

O Scanner é utilizado para fazer o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotiva, bem como informações sobre o seu reparo.

 

Elevadores automotivos

Os elevadores automotivos são ferramentas indispensáveis para qualquer oficina mecânica, o que inclui as auto elétricas. Na prática, eles auxiliam nos reparos elétricos também.

Com o equipamento, o mecânico tem mais facilidade de ver o problema que há nos automóveis, agrega mais segurança ao serviço e permite otimizar e dar mais flexibilidade ao espaço físico, muito mais do que as tradicionais valas fixas no chão, por exemplo.

Entre alguns exemplos de bons elevadores automotivos disponíveis no mercado, separamos os seguintes modelos:

Elevador automotivo eletromecânico

Elevador Automotivo 2600kg | Engecass

Elevador automotivo pórtico

Elevador Hidraulico Portico 4000kg | Engecass

Elevador automotivo pantográfico

 Elevador Hidraulico Pantográfico de Embutir 3500kg | Engecass

Elevador automotivo de 4 colunas

Elevador Automotivo 4 colunas com Plataforma 9000kg / 4000kg | Engecass

Elevador automotivo estilo gangorra

Elevador Gangorra 1500kg | Engecass

Rampas automotivas

Outro tipo de equipamento muito útil ao abrir uma auto elétrica é a rampa automotiva. Na prática, elas têm a capacidade de elevar o veículo até certa altura, possibilitando assim a realização de diferentes serviços pelo profissional, com total segurança e sem ocupar grandes espaços na oficina.

Rampa de Alinhamento Eletromecanica

Em resumo, essas são algumas dicas e informações essenciais sobre como montar uma auto elétrica de sucesso em sua região e toda a infraestrutura inicial que o seu estabelecimento precisa dispor.

Curtiu o post e as dicas? Quer saber onde encontrar os melhores equipamentos automotivos para o seu estabelecimento e começar o negócio com o pé direito e, o melhor, diretamente com o fabricante? Então, acesse o site da Engecass e confira todas as nossas soluções.

Quer ler mais conteúdos como este? Baixe o nosso e-book e aprenda 12 passos para montar uma oficina!

calculadora-comprar-elevador-automotivo

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

3 Comentários

  1. Orazil Jacinto Ribas

    Gostei da apresentação é bom saber que podemos contar com a orientação que vocês passam

    Responder
  2. Marcelo

    OK..GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES…E. DAS ORIENTAÇÕES DE COMO COMEÇAR UMA OFICINA DE AUTO ELETRICA .

    Responder
    • engecass

      Olá, Marcelo. Tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado das informações e continue nos acompanhando!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *