Saiba como montar uma auto elétrica e quais são os equipamentos necessários

9 jun, 2022 | Elevadores Automotivos, Super Dicas | 3 Comentários

Montar uma auto elétrica pode ser uma escolha assertiva para quem quer faturar mais no setor automobilístico e aproveitar as oportunidades que esse negócio oferece atualmente.

Afinal, trata-se de um estabelecimento com uma infraestrutura simplificada, que não requer, necessariamente, grandes espaços físicos e que, inclusive, pode ser uma extensão de sua oficina mecânica ou auto center.

Quer saber mais por onde começar a montar a sua auto elétrica e o que você precisa investir? Leia esse conteúdo.

 

Por que vale a pena montar uma auto elétrica hoje?

Apesar da crise, os serviços de manutenção automotiva ainda estão em alta pelo país. Portanto, expandir os serviços de seu estabelecimento ou investir em especializações são boas estratégias para atrair mais consumidores e fidelizá-los.

E quando o assunto é elétrica automotiva, levando em consideração modelos de carros cada vez mais modernos, não dá mais para apostar em profissionais sem capacitação e com estabelecimentos de qualidade duvidosa.

Por isso, montar uma auto elétrica com serviços diferenciados e com especializações adequadas e coerentes com o que o mercado demanda hoje, é uma oportunidade de ouro e com muita procura.

 

Confira os passos para montar uma auto elétrica

A seguir, destacamos algumas dicas sobre como montar uma auto elétrica de qualidade em sua região.

 

Escolha o local para montar sua auto elétrica

O primeiro passo para montar a sua auto elétrica é pesquisar bem e avaliar o local estratégico do estabelecimento.

Você pode ter seu empreendimento em locais próximos às outras oficinas mecânicas, concessionárias, lojas de acessórios para veículos ou mesmo em avenidas movimentadas. 

O mais importante é saber onde o seu público-alvo está, que tipo de serviços falta na região e como seu negócio poderá suprir essa lacuna.

 

Avalie alguns detalhes do empreendimento

Antes de montar a auto elétrica é importante avaliar alguns detalhes do negócio. Por exemplo veja se há estacionamento fácil, confira a segurança e também a facilidade de acesso por parte dos clientes.

Outra dica é ver se a sua auto elétrica terá visibilidade no local que você escolheu para instalá-la. Afinal, não dá para montar um negócio que não é visível para os clientes que passam pela via, não é mesmo?

Também é importante observar se a parte interna do ponto tem um espaço amplo com capacidade para no mínimo três veículos. Esse espaço será utilizado para você realizar seus serviços.

Outros detalhes que você precisa observar é se há banheiros e outro espaço que você pode transformar em uma recepção para receber seus clientes e vender produtos.

Também não se esqueça de verificar se existe um ambiente que dê para fazer seu estoque.

 

Adquirira os acessórios e equipamentos necessários

Uma das primeiras necessidades que você terá ao montar uma auto elétrica é a aquisição dos equipamentos. Para equipar sua loja, você deverá pensar na disponibilidade do estabelecimento como um todo, tais como uma boa recepção com um balcão grande, prateleiras, cadeiras para os clientes, computador com impressora, telefone e acessórios básicos para a realização do atendimento.

Fora isso, lembre-se de avaliar que tipos de equipamentos automotivos você terá, qual espaço necessário para a instalação dos mesmos, se terá estoque de materiais, entre outros pontos.

Conte com um contador

Mais uma dica para você que deseja saber como montar uma auto elétrica é contar com os serviços de um contador. O profissional vai te ajudar a efetuar a legalização do negócio.

Não se esqueça que não dá para trabalhar sem ter a autorização da prefeitura municipal, ter realizado o cadastro na junta comercial, obtido seu CNPJ e todas as devidas licenças para a atuação no mercado.

Uma opção para quem vai trabalhar sozinho com serviços elétricos para veículos é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

 

Contrate uma equipe capacitada

Você também deve pensar em contratar uma equipe capacitada. A contratação de funcionários vai depender do porte do seu negócio.

Afinal, se existir uma grande demanda, você não dará conta de atender sua clientela. Já para uma auto elétrica pequena, você pode ter duas pessoas responsáveis pelos serviços e um atendente.

 

Faça parceria com bons fabricantes

Outra dica para você que deseja saber como montar uma auto elétrica é fazer parceria com bons fabricantes de ferramentas e equipamentos automotivos. Conte com empresas como a Engecass, que é conhecida no mercado por seus equipamentos de qualidade.

Quais equipamentos automotivos você precisa ter na auto elétrica? Os equipamentos automotivos são ferramentas essenciais para montar uma auto elétrica de qualidade e sucesso.

Afinal, tais aparelhos permitem agregar muitos benefícios e resultados aos serviços prestados, tais como:

  • maior produtividade do profissional;
  • segurança e agilidade nos serviços;
  • otimização de espaço físico;
  • imagem mais profissional da oficina;
  • modernidade e tecnologia para o estabelecimento.

Sabendo disso, podemos destacar agora alguns equipamentos e acessórios automotivos indispensáveis ao montar uma auto elétrica. Confira!

 

Equipamentos e acessórios indispensáveis

 

Manômetro de pressão

Esta é uma ferramenta automotiva muito comum em auto elétricas e utilizada em testes de pressão do automóvel.

 

Multímetro automotivo

Tal ferramenta é usada para medir e avaliar a resistência elétrica. Também serve para avaliar a tensão contínua e alternada, corrente contínua, capacitância e resistência;

 

Caneta de polaridade

Outro equipamento indispensável ao montar uma auto elétrica é a caneta de polaridade. Na prática, ela serve para identificar a polaridade dos fios – negativa, positiva, entre outros;

 

Testador de baterias

O testador de baterias para auto elétrica analisa a carga da bateria, o sistema de carga e o motor de arranque;

 

Scanner automotivo

O Scanner é utilizado para fazer o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotiva, bem como informações sobre o seu reparo.

 

Elevadores automotivos

Os elevadores automotivos são ferramentas indispensáveis para qualquer oficina mecânica, o que inclui as auto elétricas. Na prática, eles auxiliam nos reparos elétricos também.

Com o equipamento, o mecânico tem mais facilidade de ver o problema que há nos automóveis, agrega mais segurança ao serviço e permite otimizar e dar mais flexibilidade ao espaço físico, muito mais do que as tradicionais valas fixas no chão, por exemplo.

Entre alguns exemplos de bons elevadores automotivos disponíveis no mercado, separamos os seguintes modelos:

Elevador automotivo eletromecânico

Elevador Automotivo 2600kg | Engecass

Elevador automotivo pórtico

Elevador Hidraulico Portico 4000kg | Engecass

Elevador automotivo pantográfico

Elevador Hidraulico Pantográfico de Embutir 3500kg | Engecass

Elevador automotivo de 4 colunas

Elevador Automotivo 4 colunas com Plataforma 9000kg / 4000kg | Engecass

Elevador automotivo estilo gangorra

Elevador Gangorra 1500kg | Engecass

Rampas automotivas

Outro tipo de equipamento muito útil ao abrir uma auto elétrica é a rampa automotiva. Na prática, elas têm a capacidade de elevar o veículo até certa altura, possibilitando assim a realização de diferentes serviços pelo profissional, com total segurança e sem ocupar grandes espaços na oficina.

Rampa de Alinhamento Eletromecanica

Em resumo, essas são algumas dicas e informações essenciais sobre como montar uma auto elétrica de sucesso em sua região e toda a infraestrutura inicial que o seu estabelecimento precisa dispor.

Curtiu o post e as dicas? Quer saber onde encontrar os melhores equipamentos automotivos para o seu estabelecimento e começar o negócio com o pé direito e, o melhor, diretamente com o fabricante? Então, acesse o site da Engecass e confira todas as nossas soluções.

Quer ler mais conteúdos como este? Baixe o nosso e-book e aprenda 12 passos para montar uma oficina!

calculadora-comprar-elevador-automotivo

5/5 - (2 votes)
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Setor automotivo

Setor automotivo: novo desafio é em relação à busca de competitividade

Segundo o presidente da Anfavea, entidade que representa as montadoras com fábricas no Brasil, o setor automotivo nacional tem capacidade de produção de até 4,5 milhões de unidades ao ano, mas que ainda não alcança este patamar por conta de diversos fatores, entre...
Mercado automotivo

Mercado automotivo: confira estratégias para estimular a compra

Se você atua com a venda de veículos no mercado automotivo e quer destacar a sua loja ou concessionária nesses tempos de crise, a dica é ir além de bons modelos no salão e apostar em algumas estratégias e técnicas que podem estimular a compra do consumidor. Afinal,...
O-que-e-o-diagnostico-automotivo

O que é o diagnóstico automotivo?

O diagnóstico automotivo é um processo analítico essencial para oficinas mecânicas, auto centers e lojas de automóveis. Na prática, ele avalia de forma rápida e objetiva o funcionamento de diferentes sistemas do veículo e permite verificar se o mesmo necessita de...
Sedas compactos

Sedãs compactos: confira os mais potentes do Brasil

Se você é daqueles que faz questão de um bom porta-malas e um motor minimamente forte para pegar estrada ou para rodar com conforto na cidade, então, se prepara, hoje trouxemos uma pequena lista com os sedãs compactos mais potentes da atualidade no país. Essa...
Manutencao-preventiva-de-veiculos-a-gas

Manutenção preventiva de veículos a gás exigem uma atenção especial

Você sabe porque ter cuidado na hora da manutenção preventiva dos carros movidos a gás natural veicular? Leia o nosso artigo, entenda tudo o assunto!

filmes-sobre-carros-na-Netflix

5 filmes e séries sobre carros na Netflix

Se você curte automobilismo e quer ficar por dentro dos melhores filmes e séries sobre carros na Netflix, chegou ao lugar certo! Isso porque, a mais famosa plataforma de streaming da internet tem focado parte de seu catálogo nesse tipo de produção e tem proporcionado...
Como montar uma borracharia e atrair clientes fieis para seu negocio

Como montar uma borracharia e atrair clientes fiéis para seu negócio?

Quer conhecer um passo a passo sobre como montar uma borracharia e aproveitar as oportunidades que esse tipo de negócio pode proporcionar em sua região? Pois bem, nesse post a gente separou algumas dicas essenciais sobre como começar e estruturar o seu estabelecimento...
setor automotivo e sua configuracao no Brasil

Setor automotivo e sua configuração no Brasil

Atualmente o setor automotivo representa uma grande parcela do PIB nacional e é considerado um ramo de extrema importância para a economia nacional como um todo. No entanto, o que muito talvez não saibam é que tudo isso é relativamente recente na história do país e...
Rampa de alinhamento Engecass

Rampa de alinhamento: saiba a importância desse equipamento para a sua oficina

A rampa de alinhamento é aquele tipo de equipamento automotivo indispensável em qualquer oficina mecânica ou auto center. Afinal, estamos falando de um aparelho simples, prático e que tem uma demanda altíssima de serviço, que pode fazer toda a diferença para a...
Normas da ABNT: Homem branco com equipamentos de segurança trabalhando em oficina mecânica

Normas da ABNT para oficinas mecânicas: o que eu preciso saber?

Todo setor de economia, devidamente autorizado e com profissionais regulamentados, têm as próprias normas de padronização, assim como de segurança. E, no caso do mercado automotivo, temos algumas normas da ABNT para oficinas mecânicas. Elas servem como certificações...

3 Comentários

  1. Orazil Jacinto Ribas

    Gostei da apresentação é bom saber que podemos contar com a orientação que vocês passam

    Responder
  2. Marcelo

    OK..GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES…E. DAS ORIENTAÇÕES DE COMO COMEÇAR UMA OFICINA DE AUTO ELETRICA .

    Responder
    • engecass

      Olá, Marcelo. Tudo bem? Ficamos felizes que tenha gostado das informações e continue nos acompanhando!

      Responder

Enviar um comentário

You have to agree to the comment policy.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.