Escolha uma Página

Os serviços relacionados ao setor automobilístico são os que mais têm procura. Portanto, saber como montar uma auto elétrica é indispensável para quem deseja investir neste tipo de atividade.

O empreendimento é uma excelente opção de pequeno negócio para investir. No entanto, se você deseja ter sucesso com essa atividade é preciso ficar atento e estudar muito.

Mas não se preocupe! Para ajudá-lo a dar os primeiros passos, preparamos este post. Nele, você vai saber como montar uma auto elétrica e quais os equipamentos necessários que você deverá adquirir. Quer tirar todas as suas dúvidas com a gente? Leia o nosso post até o final!

Escolha o local para montar sua auto elétrica

Se você deseja saber como montar uma auto elétrica, é necessário pensar no seu ponto comercial. Você pode ter seu empreendimento em locais próximos às outras oficinas mecânicas, concessionárias, lojas de acessórios para veículos ou mesmo em avenidas movimentadas. O importante é saber que o seu público alvo passará por esses lugares.

Avalie alguns detalhes do empreendimento

Antes de instalar a auto elétrica é importante avaliar alguns detalhes. Veja se há estacionamento fácil, confira a segurança e também a facilidade de acesso por parte dos clientes.

Dicas de como montar uma auto elétrica de sucesso

Outra dica é ver se a sua auto elétrica terá visibilidade no local que você escolheu para instalá-la. Afinal, não dá para montar um negócio que não é visível para os clientes que passam pela via, não é mesmo?

Também é importante observar se a parte interna do ponto tem um espaço amplo com capacidade para no mínimo três veículos. Esse espaço será utilizado para você realizar seus serviços.

Outros detalhes que você precisa observar é se há banheiros e outro espaço que você pode transformar em uma recepção para receber seus clientes e vender produtos.

Também não se esqueça de verificar se existe um ambiente que dê para fazer seu estoque.

Adquirira os acessórios necessários

Uma das primeiras necessidades que você terá ao montar uma auto elétrica é a aquisição dos equipamentos. Para equipar sua loja, você deverá ter um balcão grande, prateleiras, cadeiras para os clientes, computador com impressora, telefone e acessórios básicos para a realização do atendimento.

Compre ferramentas e equipamentos automotivos

Você dependerá de algumas ferramentas para ter o seu negócio funcionando. Dentre elas estão o carregador de bateria, um equipamento para testar as baterias, kits de chaves, fios, cabos de transferência de carga e vários outros itens que costumam ser usados para a manutenção elétrica dos automóveis.

Para você que deseja saber como montar uma auto elétrica, aí estão outras ferramentas e equipamentos que não podem ser esquecidos:

  • Manômetro de pressão: utilizado em testes de pressão do automóvel;
  • Multímetro automotivo: usado para medir e avaliar a resistência elétrica. Também serve para avaliar a tensão contínua e alterada, corrente contínua, capacitância e resistência;
  • Caneta de polaridade: serve para identificar a polaridade dos fios – negativa, positiva, entre outros;
  • Testador de baterias: analisa a carga da bateria, o sistema de carga e o motor de arranque;
  • Scanner automotivo: utilizado para fazer o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotivo, bem como informações sobre o seu reparo.
  • Elevadores automotivos: os elevadores automotivos auxiliam nos reparos elétricos. Com o equipamento, o mecânico tem mais facilidade de ver o problema que há nos automóveis.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação!

Além de todos esses equipamentos, você deve possuir resistores, chaves de fendas, chaves fixas, alicates de todos os tipos, conectores e outras ferramentas que poderão ser necessárias para o seu negócio.

Conte com um contador

Mais uma dica para você que deseja saber como montar uma auto elétrica é contar com os serviços de um contador. O profissional vai te ajudar a efetuar a legalização do negócio.

Não se esqueça que não dá para trabalhar sem ter a autorização da prefeitura municipal, ter realizado o cadastro na junta comercial, obtido seu CNPJ e todas as devidas licenças para a atuação no mercado.

Uma opção para quem vai trabalhar sozinho com serviços elétricos para veículos é se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

Contrate uma equipe capacitada

Você também deve pensar em contratar uma equipe capacitada. A contratação de funcionários vai depender do porte do seu negócio.

Afinal, se existir uma grande demanda, você não dará conta de atender sua clientela. Já para uma auto elétrica pequena, você pode ter duas pessoas responsáveis pelos serviços e um atendente.

Faça parceria com bons fabricantes

Outra dica para você que deseja saber como montar uma auto elétrica é fazer parceria com bons fabricantes de ferramentas e equipamentos automotivos. Conte com empresas como a Engecass, que é conhecida no mercado por seus equipamentos de qualidade.

Como escolher um bom fabricante de elevadores automotivos

Agora que você já viu como montar uma auto elétrica e quais são os equipamentos necessários, que tal investir no negócio? Pense nisso e tenha um empreendimento de sucesso!

Quer ler mais conteúdos como este? Baixe o nosso e-book e aprenda 12 passos para montar uma oficina!