Como montar uma borracharia e atrair clientes fiéis para seu negócio?

27 jun, 2022 | Alinhador de Direção, Borracharia, Empreendedorismo, Rodas

Quer conhecer um passo a passo sobre como montar uma borracharia e aproveitar as oportunidades que esse tipo de negócio pode proporcionar em sua região? Pois bem, nesse post a gente separou algumas dicas essenciais sobre como começar e estruturar o seu estabelecimento de sucesso, focando em serviços diferenciados e na fidelização de seus clientes. 

Por isso, não deixe de conferir até o final e saiba como montar uma borracharia de qualidade em sua cidade. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Afinal, por que montar uma borracharia? 

Entre as inúmeras opções de negócios automotivos existentes, montar uma borracharia pode se destacar como uma das mais simples e rentáveis do momento. Isso porque há demandas enormes e diárias de serviços, os estabelecimentos requerem uma infraestrutura bem simples e a capacitação de seus profissionais também pode ser bem rápida e prática. 

Além disso, a borracharia pode ser uma extensão de sua oficina mecânica ou um estabelecimento exclusivo e especializado nisso. 

Para se ter uma ideia da diversidade de serviços que uma borracharia pode englobar, vale destacar os seguintes: 

  • Troca de pneus; 
  • Customização de rodas; 
  • Balanceamento e alinhamento; 
  • Vendas e reparos. 

 

Qual é o passo a passo para montar uma borracharia? 

Como bem destacado, montar uma borracharia pode ser mais simples e prático do que se imagina, tendo em vista as diferentes vantagens que este tipo de estabelecimento oferece. 

Começando, por exemplo, pela estrutura mais simplificada do negócio, que requer equipamentos automotivos convencionais, não necessita de muito espaço físico e a capacitação da mão de obra pode ser fácil e prática. 

Sabendo disso, a gente separou uma espécie de passo a passo essencial sobre como começar e montar a sua borracharia de sucesso. Confira! 

 

CNPJ da borracharia 

A primeira dica de como montar uma borracharia é você tirar o CNPJ. Para isso, contrate um contador que possa orientá-lo. Ele o ajudará a registrar sua borracharia, para que você trabalhe na legalidade e não tenha problemas no futuro. 

Você pode, ainda, procurar ajuda no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Por lá, dá para treinar sua equipe de trabalho e montar um bom plano de negócios. 

 

Tenha uma boa estrutura 

Muitas vezes vemos por aí borracharias decadentes, improvisadas e que não oferecem conforto aos seus clientes. Tudo é feito de qualquer maneira. Isso é ruim, pois mostra que o empreendimento é amador e não profissional. 

Seu ambiente de trabalho deve ter uma boa estrutura, com espaço para a circulação dos carros e para o trabalho que será executado, pois desta maneira você conseguirá atrair clientes. 

Também é importante que sua borracharia possa receber mais de dois carros. Para isso, você deverá ter uma área externa para o atendimento, que pode ser coberta ou não. 

Quanto ao edifício, a estrutura não precisa ter mais de 30 metros quadrados para guardar peças e equipamentos automotivos. A área onde os carros vão ficar que é mais importante e precisa ser mais espaçosa. 

 

Conte com uma boa iluminação 

Outra dica de como montar uma borracharia é você contar com uma boa iluminação. Não dá para executar um trabalho com pouca luz, não é verdade? Portanto, prefira os pontos comerciais que recebem boa luz solar, pois você também deve pensar em ter um negócio sustentável, ou seja, que economize energia. 

 

Faça uma fachada chamativa 

Preparar uma fachada chamativa é uma ótima dica de como montar uma borracharia e captar clientes. Coloque um banner indicando não apenas o seu seguimento, mas também onde ele fica, para que possa ser visto um pouco mais de longe. À noite, não se esqueça de iluminar o seu letreiro para que possa ser lido pelos carros que passam pela via. 

Solicite um orçamento | Entre em contato

Invista nos melhores equipamentos 

Mais à frente, traremos dicas sobre que tipos de equipamentos são indispensáveis para uma borracharia.  

No entanto, independentemente do tamanho ou número de clientes, é fundamental prezar por aspectos básicos desse tipo de negócio, tais como: produtividade, segurança e profissionalismo. 

E boa parte disso se garante a partir de bons equipamentos automotivos profissionais. 

 

Adquira materiais para o escritório 

Também é importante pensar na parte administrativa da sua borracharia. Portanto, adquira um telefone, aparelho de fax, computador, ar-condicionado e uma impressora. 

Não se esqueça do básico: papel, caneta e blocos para anotar algum recado. Tenha canetas piloto e um quadro de avisos para seus colaboradores. 

 

Crie um espaço para os clientes 

Criar um espaço aconchegante para os clientes ficarem enquanto os automóveis são consertados também é uma dica de como montar uma borracharia e de como atrair clientes. 

Portanto, coloque um sofá nesse espaço ou cadeiras simples, mas confortáveis, uma mesa com biscoitos e café, um bebedouro elétrico, algumas revistas automotivas. 

 

Escolha os serviços que irá oferecer 

Na borracharia, o serviço oferecido é o de recauchutagem de pneus. Isso significa que é preciso seguir as regras do fabricante de pneus. O nome e o CGC do estabelecimento e a inscrição “reformado” devem constar no pneu. 

 

Contrate pessoas capacitadas 

Uma das principais dicas de como montar uma borracharia é contratar os melhores profissionais. Tenha em sua equipe de colaboradores pessoas capacitadas e que realmente entendam do assunto. 

Esses funcionários precisam passar informações a respeito do negócio para você ter credibilidade. Não se esqueça que os clientes chegam ao lugar e querem ser bem atendidos. Por isso, o bom atendimento é essencial. Ele é o caminho certo para o sucesso da sua borracharia.

 

Preze pela transparência 

Um dos grandes desafios do setor de reparação automotiva no Brasil ainda se refere a conquistar a confiança do cliente, tendo em vista que boa parte do público desconfia dos diagnósticos e serviços ofertados pelas oficinas e profissionais. 

Por isso, uma dica valiosa para fidelizar clientes é trabalhar sempre de forma honesta e com a devida transparência. Ou seja, cobre por serviços realmente necessários, transmita seriedade e profissionalismos nas negociações, explique os problemas do veículo ao proprietário de forma técnica e didática e trabalhe com preços justos. 

 

Quais equipamentos automotivos são necessários em uma borracharia?

Dando continuidade às dicas sobre como montar uma borracharia, vamos agora a um ponto crucial: a escolha dos equipamentos automotivos necessários. 

Como bem destacamos, a sua borracharia pode se especializar em diferentes tipos de serviços, assim como ter um tamanho e infraestrutura específica, conforme suas necessidades. 

Logo, as dicas a seguir são recomendações gerais, mas não uma regra do que precisa ter no estabelecimento. Ou seja, destacamos uma série de equipamentos considerados importantes, mas cabe a você definir quais são indispensáveis ao negócio. 

Confira! 

Balanceadoras de rodas

As balanceadoras de rodas podem ser equipamentos essenciais em uma borracharia e, inclusive, ampliar a sua gama de serviços oferecidos.

Afinal, o balanceamento é necessário em qualquer veículo após um tempo de rodagem, independentemente do modelo ou ano de fabricação. Ou seja, é um tipo de serviço de alta demanda e com bastante procura no mercado.

E entre os equipamentos disponíveis no mercado, é possível encontrar os seguintes modelos de balanceadoras:

Rampa automotiva

As rampas automotivas também são consideradas essenciais ao montar uma borracharia e agregam muitas vantagens na rotina de sua equipe.

Uma dica de modelo muito indicado para esse tipo de segmento é a rampa Pit Stop, extremamente compacta, o que melhora a otimização de seu espaço físico, e muito flexível, permitindo elevar veículos de até 2 mil kg. Esse equipamento é utilizado para serviços que envolvem rodas e pneus por se tratar de uma alternativa rápida para uma pequena elevação do automóvel. 

Desmontadora de rodas 

Práticas, modernas e extremamente ágeis, as desmontadoras de rodas são ferramentas que agregam rapidez, segurança e praticidade nos serviços da sua oficina ou borracharia. Além disso, o equipamento dispensa esforços físicos e evita danos às rodas do veículo. 

E aí, aprendeu como montar uma borracharia? Agora que você já sabe como ter uma, que tal entrar em nosso site e encomendar os equipamentos automotivos que vão ajudá-lo a captar clientes e ter um empreendimento de sucesso? Não perca tempo! Confira os melhores equipamentos da Engecass! 

Quer ler mais conteúdos interessantes como este? Baixe o nosso e-book e aprenda como montar um auto center diferenciado! 

Avalie este post
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Setor automotivo

Setor automotivo: novo desafio é em relação à busca de competitividade

Segundo o presidente da Anfavea, entidade que representa as montadoras com fábricas no Brasil, o setor automotivo nacional tem capacidade de produção de até 4,5 milhões de unidades ao ano, mas que ainda não alcança este patamar por conta de diversos fatores, entre...
Mercado automotivo

Mercado automotivo: confira estratégias para estimular a compra

Se você atua com a venda de veículos no mercado automotivo e quer destacar a sua loja ou concessionária nesses tempos de crise, a dica é ir além de bons modelos no salão e apostar em algumas estratégias e técnicas que podem estimular a compra do consumidor. Afinal,...
O-que-e-o-diagnostico-automotivo

O que é o diagnóstico automotivo?

O diagnóstico automotivo é um processo analítico essencial para oficinas mecânicas, auto centers e lojas de automóveis. Na prática, ele avalia de forma rápida e objetiva o funcionamento de diferentes sistemas do veículo e permite verificar se o mesmo necessita de...
Sedas compactos

Sedãs compactos: confira os mais potentes do Brasil

Se você é daqueles que faz questão de um bom porta-malas e um motor minimamente forte para pegar estrada ou para rodar com conforto na cidade, então, se prepara, hoje trouxemos uma pequena lista com os sedãs compactos mais potentes da atualidade no país. Essa...
Manutencao-preventiva-de-veiculos-a-gas

Manutenção preventiva de veículos a gás exigem uma atenção especial

Você sabe porque ter cuidado na hora da manutenção preventiva dos carros movidos a gás natural veicular? Leia o nosso artigo, entenda tudo o assunto!

filmes-sobre-carros-na-Netflix

5 filmes e séries sobre carros na Netflix

Se você curte automobilismo e quer ficar por dentro dos melhores filmes e séries sobre carros na Netflix, chegou ao lugar certo! Isso porque, a mais famosa plataforma de streaming da internet tem focado parte de seu catálogo nesse tipo de produção e tem proporcionado...
setor automotivo e sua configuracao no Brasil

Setor automotivo e sua configuração no Brasil

Atualmente o setor automotivo representa uma grande parcela do PIB nacional e é considerado um ramo de extrema importância para a economia nacional como um todo. No entanto, o que muito talvez não saibam é que tudo isso é relativamente recente na história do país e...
Saiba como montar uma auto eletrica e quais sao os equipamentos necessarios

Saiba como montar uma auto elétrica e quais são os equipamentos necessários

Você já deve ter tido a curiosidade em saber como montar uma auto elétrica, não é verdade? Leia o nosso post e aprenda como ter um empreendimento de sucesso!

Rampa de alinhamento Engecass

Rampa de alinhamento: saiba a importância desse equipamento para a sua oficina

A rampa de alinhamento é aquele tipo de equipamento automotivo indispensável em qualquer oficina mecânica ou auto center. Afinal, estamos falando de um aparelho simples, prático e que tem uma demanda altíssima de serviço, que pode fazer toda a diferença para a...
Normas da ABNT: Homem branco com equipamentos de segurança trabalhando em oficina mecânica

Normas da ABNT para oficinas mecânicas: o que eu preciso saber?

Todo setor de economia, devidamente autorizado e com profissionais regulamentados, têm as próprias normas de padronização, assim como de segurança. E, no caso do mercado automotivo, temos algumas normas da ABNT para oficinas mecânicas. Elas servem como certificações...

0 comentários