Escolha uma Página

Em um cenário perfeito, um Auto Center que oferecesse serviços de qualidade conseguiria naturalmente atrair mais clientes e consequentemente se manter no mercado sem muito esforço ou inovação.

Porém quem trabalha ou possui um Auto Center sabe que a realidade é bem diferente.

Infelizmente, não é raro encontrar Auto Centers de qualidade elevada sem clientes para atender e “Auto Centers” – aliás porque nem toda oficina mecânica que se diz Auto Center de fato é – não tão bons mas com fila de clientes para atender.

Por que isso acontece? Será que o preço é um fator decisivo para atrair clientes ou existem outras práticas que diferenciam os Auto Centers mais procurados dos demais?

Por que é importante saber oferecer os serviços do seu Auto Center

Oferecendo equipamentos de ponta para Auto Centers e oficinas mecânicas de todo o Brasil, podemos afirmar com segurança que a principal diferença entre os Auto Centers mais bem sucedidos dos demais não é o preço ou porte, e sim a forma como seus serviços são oferecidos.

Como assim?

Todo mundo precisa vender algo e, com tantas opções no mercado brasileiro, há muitos anos “somente” oferecer um serviço de qualidade não é o suficiente para atrair e reter clientes em Auto Centers e oficinas mecânicas.

Em outras palavras, atualmente saber vender é tão importante quanto saber fazer – aliás, não é á toa que empresas de praticamente todos os setores da economia investem milhões em Marketing todos os anos.

5 Práticas inteligentes e rápidas para oferecer os serviços de seu Auto Center

Se tudo isso parece complicado, não se preocupe. Oferecer os serviços de seu Auto Center de forma inteligente é muito mais fácil (e econômico) do que muitas pessoas imaginam.

Para provar isso, perguntamos aos consultores da Engecass quais são as práticas mais inteligentes e fáceis de se colocarem em prática na hora de oferecer os serviços de um Auto Center.

As respostas você confere a partir de agora.

1. Conheça o seu público-alvo como a palma da sua mão

Por mais que pareça óbvio para algumas pessoas, é impressionante a quantidade de Auto Centers e oficinas mecânicas que funcionam na base do “achismo”, não conhecendo as necessidades, preocupações e desafios do seu público-alvo.

Conhecer (em detalhes) o máximo de informações sobre o público-alvo de seu Auto Center é importante porque, sem entender de fato quais são os problemas das pessoas, é praticamente impossível oferecer a solução certa – isto é, aquela que as pessoas estão dispostas a pagar.

Como fazer na prática: Procure ouvir ao máximo os questionamentos, dúvidas, sugestões e preocupações de seus clientes. Lembre-se que nem todo mundo entende de mecânica de automóveis!

2. Considere que seus clientes são mais inteligentes que você

Um erro comum de Auto Centers e oficinas mecânicas mais antigos é acreditar que seus clientes, por não conseguirem resolver certos problemas nos automóveis, são menos inteligentes.

Pensar dessa forma, além de antiético, é extremamente nocivo para o negócio como um todo. As pessoas percebem rapidamente quando estão sendo tratadas como “inferiores” ou mesmo desonestas – infelizmente oferecer serviços desnecessários ainda é uma prática comum no Brasil – e, quando isso acontece, a chance dela voltar a fazer negócio com o Auto Center é praticamente zero.

Isso sem falar, é claro, na péssima reputação que o seu Auto Center pode adquirir com o tempo.

Como fazer na prática: Seja sempre o mais transparente possível. Os consumidores modernos valorizam transparência e, quando satisfeitos, podem se tornar clientes recorrentes e fortes divulgadores do seu Auto Center.

3. Marketing não é custo. É investimento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, atualmente não é preciso ter muito dinheiro para investir em Marketing para seu Auto Center.

Com ferramentas e metodologias modernas de Marketing Digital – muitas disponíveis gratuitamente na internet – hoje em dia qualquer pessoa pode criar uma página e divulgar, através de anúncios e/ou conteúdo, os serviços oferecidos pelo Auto Center.

Como fazer na prática: Crie anúncios pagos (Facebook Ads e Google Adwords são os principais) e os segmente de acordo com a  localização, orçamento e público-alvo de seu Auto Center.

4. Treinamento nunca é demais

Qual foi a última vez que os seus funcionários foram devidamente treinados para executar as tarefas da forma como se espera dentro do seu Auto Center?

Apesar da correria do dia a dia comum em Auto Centers que não deixa praticamente nenhum tempo livre, é importante entender que apenas com um treinamento periódico e específico para cada área pode garantir que a qualidade dos seus serviços (incluindo atendimento ao cliente e pós-venda) pode ser mantida ao longo dos anos.

Além de aumentar a produtividade da equipe, ter um planejamento deste tipo valoriza os funcionários antigos e prepara os novos com muito mais agilidade e assertividade.

Como fazer na prática: Crie um planejamento de treinamento periódica (pode ser trimestral ou mensal) e entenda que o tempo gasto será retornado em forma de maior produtividade e menor taxa de retrabalho.

5. Por que o seu cliente deve escolher você ao invés do concorrente?

Por último mas não menos importante, também é reconhecer que as pessoas só irão escolher o seu Auto Center se o mesmo oferecer um serviço diferenciado dos concorrentes mais próximos.

Esse serviço diferenciado pode ser conquistado de várias formas, como por exemplo:

Se quiser mais ideias de como oferecer os serviços de seu Auto Center, também recomendamos os seguintes artigos:

Quer mais? Temos mais 60 dicas sobre como oferecer os serviços de seu Auto Center

A partir dos mais de 20 anos de experiência da Engecass na fabricação e instalação de equipamentos automotivos, desenvolvemos o eBook 60 Dicas para atrair novos clientes para a sua oficina mecânica.

Clique aqui e faça o download agora mesmo. É gratuito!