Como reduzir os custos operacionais da sua oficina

19 set, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Reduzir os custos é importante para o crescimento de qualquer negócio. Você evita desperdícios e trabalha com itens que geram um aumento na margem de lucro. Entretanto, se você ainda não sabe como reduzir os custos operacionais da sua oficina mecânica, este artigo foi produzido para esclarecer sua dúvida.

Aqui você vai aprender que nem tudo é tão simples, mas que é possível fazer a gestão do seu negócio se você tiver conhecimento e realizar esse processo com segurança e assertividade. Quer aprender tudo sobre o assunto? Então, preste atenção em nosso post!

O que são custos operacionais?

Os custos operacionais são todos os encargos que a empresa suporta para assegurar o exercício da sua atividade. Deste modo, você deve excluir os encargos provenientes de empréstimos. Além disso, os custos operacionais distinguem-se em duas categorias: os que dão origem as saídas de fluxos monetários que são os salários, as matérias-primas, a energia, etc, e os que não dão saídas como as amortizações e provisões.

Para que você entenda um pouco mais sobre isso, vamos explicar o que é amortização e provisão. Veja:

Amortização

Quando se fala sobre contas de uma empresa, a amortização é o valor imputado como custos relativos à depreciação de elementos de capital (obsolescência e desgaste) ou que nos resultados é repercutido um efeito de investimento.

Provisão

A provisão é uma  parte da contabilidade que obriga a empresa a antecipar os acontecimentos que causam um impacto negativo em seu patrimônio ao constituírem provisões para riscos e encargos. Também existem as restruturações. Nelas, a empresa não tem conhecimento do montante que é desembolsado com despedimentos, encerramentos de fábricas, etc.

Deste modo, estima um montante global que deverá provisionar. Resumindo, nas contas, as provisões correspondem a um custo que diminui os resultados.

O que influencia a redução dos custos operacionais?

Melhora a produtividade

Ao reduzir os custos operacionais da sua oficina mecânica, você melhora a produtividade. Isso porque quando a política certa de contratação de pessoal é adotada, ela complementa programas de treinamento e de valorização. A produtividade ótima deve ser uma prioridade.

Um exemplo dessa produtividade é contratar pessoas com a remuneração adequada atrelada a uma política de metas de qualidade no atendimento.

Promove a economia

Reduzir os custos operacionais da sua oficina promove a economia do seu negócio. Sabe aquele elevador automotivo usado que sempre você tem que mandar para o conserto e gastar com manutenções sem fim? Muitas vezes esse barato sai caro para os seus negócios.

Então, que tal pensar na possibilidade de adquirir um equipamento novo? Ele também é a maneira mais fácil de como reduzir custos operacionais da sua oficina porque você evita manutenções e gastos com o trabalho de terceiros.

Aumenta o lucro da oficina

Se você reduz os custos operacionais da sua oficina, aumenta o lucro da empresa. É que quanto mais você economiza com equipamentos desnecessários ou com defeito, mais você ganha dinheiro. É como se você poupasse de um lado para lucrar em outros setores.

Por isso, saber como reduzir os custos operacionais da sua oficina traz benefícios para a saúde financeira e ajuda a passar pelos momentos de crise.

Quais as dicas de como reduzir os custos operacionais da sua oficina?

1. Acompanhe seus gastos

Acompanhar seus gastos é uma forma de reduzir os custos operacionais da sua oficina mecânica. Você precisa saber quais são. Por isso, acompanhe-os. Faça uma planilha no Excel e anote tudo que você gasta ou utilize um software de gestão, pois ele tem mais funcionalidades e é uma ferramenta mais confiável.

Cada software possui uma característica e você pode pesquisar mais na internet para adquirir um. Busque aquele que tem mais a ver com o seu negócio.

2. Estabeleça metas

Você deve estabelecer metas para acompanhar o desenvolvimento do seu projeto. Essa também é uma dica de como reduzir os custos operacionais da sua oficina. Não use a frase economizar dinheiro. No lugar dela, prefira:

– Reduzir em 30% o consumo de energia

– Otimizar em 10% o custo em troca de peças

– Aumentar a produtividade em 20% com equipamentos adequados

3. Crie um plano de ação

Para chegar onde deseja, você precisa de um plano de ação. E isso pode englobar mudança de fornecedores, troca de equipamentos e outras ideias que contribuam para reduzir os custos operacionais.

4. Compare custos relativos

Para ter um panorama dos seus custos faça um parâmetro de comparações. Isso aponta equívocos e gastos desnecessários em algumas áreas de sua operação e é uma maneira de como reduzir os custos operacionais da sua oficina. Observe o que seu concorrente faz para reduzir os custos e veja se o trabalho que ele realiza vale a pena. Ao analisar a concorrência, você pode ter ideia de como reduzir os custos operacionais da sua oficina.

5. Use listas de peças

Manter listas de peças e ferramentas necessárias para serem utilizadas na sua oficina mecânica minimiza erros e gastos que não são prioridades. Isso torna a localização de itens mais fácil evitando comprar peças que já existem no estoque. Além disso, quando você troca ou vende equipamentos, pode retirar todas as peças desnecessárias no seu depósito.

6. Observe o histórico dos equipamentos

Observar o histórico de cada equipamento ajuda a melhorar cada item adquirido e utilizado em sua oficina mecânica. Imagine que ao longo das inspeções de rotina seja verificado que há algum problema no elevador automotivo e que isso pode afetar o trabalho na sua empresa. Quanto antes você ver essas falhas, mais cedo conseguirá cortá-las do seu processo, reduzir custos e otimizar o caixa da sua empresa.

Viu como reduzir os custos operacionais da sua oficina é importante para os seus negócios? Agora que você já sabe, poderá aplicar nossas dicas na sua oficina mecânica, não é verdade? Reduza os custos, aumente sua produtividade, economize e tenha muito lucro!

Gostou do nosso conteúdo? Se você quer reduzir os custos operacionais da sua oficina mecânica, acesse o nosso site e confira os equipamentos que serão seus verdadeiros aliados!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *