Comparação entre elevador hidráulico e elevador eletromecânico

1 mar, 2017 | Elevadores Automotivos | 0 Comentários

Todo proprietário ou gestor de uma oficina mecânica já passou – ou vai inevitavelmente passar – pela situação de comprar um novo elevador automotivo. Neste momento, certamente uma das dúvidas mais comuns é entre os elevadores hidráulicos e eletromecânicos.

Afinal, qual o melhor elevador automotivo para a sua oficina mecânica?

Neste texto vamos fazer uma comparação entre os elevadores hidráulicos e eletromecânicos, levando em consideração os principais critérios que precisam ser considerados antes de qualquer compra: custo, flexibilidade, produtividade, manutenção e durabilidade.

Elevador Hidráulico e Elevador Eletromecânico: Qual o melhor para oficinas mecânicas?

Todas as informações foram baseadas na vasta experiência da Engecass que, há mais de 22 anos, fabrica e distribui equipamentos automotivos no Brasil. Em caso de dúvidas, deixe seu comentário no fim da página e responderemos o mais rápido possível!

Agora, vamos às comparações.

Custo

Os elevadores hidráulicos geralmente são mais baratos que os eletromecânicos. Isso porque em sistemas hidráulicos a quantidade de componentes mecânicos e elétricos é bastante reduzida.

Além disso, elevadores hidráulicos consomem muito menos energia elétrica do que os eletromecânicos, não necessita de graxa para funcionar e dispensa completamente o uso do motor elétrico para descer os veículos da plataforma.

Potência

Pelo fato do elevador hidráulico usar menos energia elétrica que o eletromecânico, isso significa que sua potência é inferior, correto?

Não necessariamente. Como já explicamos recentemente por aqui no Blog da Engecass, os elevadores hidráulicos funcionam a partir do Princípio de Pascal, que basicamente indica que todo líquido submetido à uma pressão irá se expandir com a mesma força, para todas as direções.

Na prática, isso significa que os elevadores hidráulicos conseguem usar essa expansão do líquido para multiplicar a força do motor elétrico de forma muito mais eficiente do que os elevadores eletromecânicos.

Flexibilidade

Por não possuírem tantos componentes mecânicos e elétricos como os elevadores eletromecânicos, os elevadores hidráulicos são muito mais flexíveis em termos de instalação e manutenção dentro da oficina mecânica.

Mas flexibilidade não é sinônimo de fragilidade. Os elevadores hidráulicos são mais robustos e compactos – ambas características fundamentais para durabilidade e eficiência energética do equipamento.

Produtividade

Elevadores hidráulicos não precisam de graxa para funcionar, o que significa que menos sujeira é gerada na oficina e também que os funcionários não precisam parar frequentemente para passar graxa em suas peças.

Obviamente a produtividade dos funcionários não depende exclusivamente dos equipamentos automotivos mas, quando se trata de elevadores automotivos, os hidráulicos sem dúvida está um passo a frente em produtividade.

Manutenção

Em termos de manutenção, ambos os elevadores necessitam dos mesmos cuidados para preservação da vida útil e bom funcionamento.

Contudo, os elevadores hidráulicos não possuem tantas peças quanto os eletromecânicos e por isso podem ser submetidos às manutenções mais simples e rápidas, muitas vezes pelos próprios funcionários da oficina mecânica.

Durabilidade

Seja a sua escolha os elevadores hidráulicos ou eletromecânicos, é importante ter em mente que a durabilidade de qualquer equipamento automotivo está diretamente relacionada com a Assistência Técnica e Garantia da empresa fornecedora.

Isso porque somente um suporte especializado pode assegurar que elevador funcionará adequadamente ao longo do tempo e, em caso de falhas técnicas, o mesmo será consertado com peças originais e seguindo as recomendações do fabricante.

Elevadores Hidráulicos da Engecass

Se interessou pelos elevadores hidráulicos ou quer conhecer mais sobre suas especificações técnicas antes de tomar qualquer decisão?

Clique aqui e veja quais são os elevadores hidráulicos oferecidos pela Engecass e tire suas dúvidas com os nossos consultores agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *