Comparação entre elevador hidráulico e elevador eletromecânico

1 mar, 2017 | Elevadores Automotivos | 0 Comentários

Todo proprietário ou gestor de uma oficina mecânica já passou – ou vai inevitavelmente passar – pela situação de comprar um novo elevador automotivo. Neste momento, certamente uma das dúvidas mais comuns é entre os elevadores hidráulicos e eletromecânicos.

Afinal, qual o melhor elevador automotivo para a sua oficina mecânica?

Neste texto vamos fazer uma comparação entre os elevadores hidráulicos e eletromecânicos, levando em consideração os principais critérios que precisam ser considerados antes de qualquer compra: custo, flexibilidade, produtividade, manutenção e durabilidade.

Elevador Hidráulico e Elevador Eletromecânico: Qual o melhor para oficinas mecânicas?

Todas as informações foram baseadas na vasta experiência da Engecass que, há mais de 22 anos, fabrica e distribui equipamentos automotivos no Brasil. Em caso de dúvidas, deixe seu comentário no fim da página e responderemos o mais rápido possível!

Agora, vamos às comparações.

Custo

Os elevadores hidráulicos geralmente são mais baratos que os eletromecânicos. Isso porque em sistemas hidráulicos a quantidade de componentes mecânicos e elétricos é bastante reduzida.

Além disso, elevadores hidráulicos consomem muito menos energia elétrica do que os eletromecânicos, não necessita de graxa para funcionar e dispensa completamente o uso do motor elétrico para descer os veículos da plataforma.

Potência

Pelo fato do elevador hidráulico usar menos energia elétrica que o eletromecânico, isso significa que sua potência é inferior, correto?

Não necessariamente. Como já explicamos recentemente por aqui no Blog da Engecass, os elevadores hidráulicos funcionam a partir do Princípio de Pascal, que basicamente indica que todo líquido submetido à uma pressão irá se expandir com a mesma força, para todas as direções.

Na prática, isso significa que os elevadores hidráulicos conseguem usar essa expansão do líquido para multiplicar a força do motor elétrico de forma muito mais eficiente do que os elevadores eletromecânicos.

Flexibilidade

Por não possuírem tantos componentes mecânicos e elétricos como os elevadores eletromecânicos, os elevadores hidráulicos são muito mais flexíveis em termos de instalação e manutenção dentro da oficina mecânica.

Mas flexibilidade não é sinônimo de fragilidade. Os elevadores hidráulicos são mais robustos e compactos – ambas características fundamentais para durabilidade e eficiência energética do equipamento.

Produtividade

Elevadores hidráulicos não precisam de graxa para funcionar, o que significa que menos sujeira é gerada na oficina e também que os funcionários não precisam parar frequentemente para passar graxa em suas peças.

Obviamente a produtividade dos funcionários não depende exclusivamente dos equipamentos automotivos mas, quando se trata de elevadores automotivos, os hidráulicos sem dúvida está um passo a frente em produtividade.

Manutenção

Em termos de manutenção, ambos os elevadores necessitam dos mesmos cuidados para preservação da vida útil e bom funcionamento.

Contudo, os elevadores hidráulicos não possuem tantas peças quanto os eletromecânicos e por isso podem ser submetidos às manutenções mais simples e rápidas, muitas vezes pelos próprios funcionários da oficina mecânica.

Durabilidade

Seja a sua escolha os elevadores hidráulicos ou eletromecânicos, é importante ter em mente que a durabilidade de qualquer equipamento automotivo está diretamente relacionada com a Assistência Técnica e Garantia da empresa fornecedora.

Isso porque somente um suporte especializado pode assegurar que elevador funcionará adequadamente ao longo do tempo e, em caso de falhas técnicas, o mesmo será consertado com peças originais e seguindo as recomendações do fabricante.

Elevadores Hidráulicos da Engecass

Se interessou pelos elevadores hidráulicos ou quer conhecer mais sobre suas especificações técnicas antes de tomar qualquer decisão?

Clique aqui e veja quais são os elevadores hidráulicos oferecidos pela Engecass e tire suas dúvidas com os nossos consultores agora mesmo.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *