Se você é proprietário de loja de automóveis ou auto center, ou trabalha como eletricista em uma oficina mecânica, precisa estar atento as novidades do setor automotivo. Uma delas são os carros híbridos e elétricos. Os fabricantes de automóveis cada vez mais investem nesta novidade.
Felizmente, aqui não falamos mais em estudos, mas em realidade. No entanto, para que você conheça alguns carros híbridos e elétricos que já estão disponíveis no Brasil, preparamos este post. Nele, vamos mostrar os principais modelos que, com certeza, farão a cabeça dos seus clientes. E aí, quer conferir tudo com a gente? Então, acompanhe a nossa lista!
1. Nissan Leaf
A Nissan ouviu alguns feedbacks dos seus clientes e passou a ideia para a sua central japonesa para fabricar o Nissan Leaf com a mesma tecnologia que existe fora do Brasil. O automóvel é um modelo elétrico e tem um grande potencial. Ele também é o primeiro da nossa lista de carros híbridos e elétricos.
Em sua nova geração, o Nissan Leaf surge com a bateria de 40 KWh, proporcionando autonomia de 240 km. Há também a opção de 60 kWh, que chega aos 320 km de capacidade. Sua potência fica na casa dos 149 cv, com 32,6 kgfm de torque.
2. Volkswagen Golf GTE/e-Golf
O segundo da nossa lista de carros híbridos e elétricos é o Volkswagen Golf GTE. Ele é um modelo elétrico e é capaz de fazer até 22km/l de gasolina. A Volkswagen trouxe as novas gerações do híbrido Golf GTE e o elétrico e-Golf para o Brasil. Apesar do nome, o VW Golf GTE é uma variação híbrida do modelo convencional, equipado com o motor 1.4 TSI. O carro desenvolve 201 cv de potência, sendo aproximadamente 50 cv apenas de propulsor elétrico.
O e-Golf, por sua vez, é 100% elétrico. O carro desenvolve 136 cv e pode chegar aos 137 km/h. Ele é considerado o modelo mais econômico da linha Golf. De acordo com a Volkswagen, a versão elétrica pode atingir 300 km de autonomia. Já o híbrido GTE é capa de chegar até 22 km/l de gasolina.
3. A6
O A6 fabricado pela Audi também faz parte dos carros híbridos e elétricos que selecionamos. A montadora classifica o modelo como MHEV (Mild Hybrid), também conhecido como híbrido parcial.
Isso porque o motorzinho elétrico de 48V só entra em ação nas retomadas e para alimentar o motor de arranque da função do start-stop. A fabricante diz que o automóvel trafega com o motor desligado entre 55 e 160 km/h por até 40 s.
No entanto, quem manda mesmo na relação são as duas opções de propulsores turbinados FSI: o 2.0 quatro cilindros de 245 cv e o V6 3.0 de 340 cv sempre com câmbio de dupla embreagem e tração integral Quattro.
4. Fusion Titanium Hybrid
Este modelo é um dos primeiros a ter versão híbrida no país em 2010. O sedã da nossa lista de carros híbridos e elétricos se vale do tamanho e oferece uma boa dose de conforto, tanto no espaço na cabine como no rodar.
O motor elétrico pode trabalhar até 100 km/h se o motorista souber conduzir o veículo. Isso também significa economia. Nos testes desenvolvidos pela montadora, o automóvel fez 19,2 km/l em ciclo urbano.
5. Cooper S e Countyman All4
Esse primeiro automóvel da Mini é um híbrido plug-in que chega com a promessa de manter a pegada esportiva como em um kart com eficiência energética. Para isso, ele conta com um motor elétrico de 88 cv que traciona a traseira, enquanto o 1.5 biturbo 136 cv traciona a dianteira.
Para conduzir o veículo, basta apertar um botão na cabine. Além disso, a lista de equipamentos é interessante, o Countryman tem mais espaço que os demais Mini, porém a suspensão das versões puramente a combustão sofrem em pisos irregulares.
6. C 200 EQ Boost
O C 200 EQ Boost carrega o título de primeiro híbrido feito no Brasil. Ele usa um sistema parecido com o da Audi. Ou seja, o Classe C se vale do motor elétrico para ajudar a unidade a combustão em situações de maior esforço. Em resumo, um alternador transforma a energia das frenagens em elétrica e transfere isso ao conjunto nas acelerações ou em velocidades de cruzeiro.
São até 14 cv adicionais aos 183 cv do motor a gasolina turbinado. A economia pode chegar a 10% no consumo. Esse conceito é classificado como híbrido parcial e, para tal, o sedã usa a bateria suplementar de 48 V para o sistema elétrico.
7. NX 300h
O SUV, que separamos como um dos carros híbridos e elétricos sugere robustez. Ele possui um conjunto híbrido com três motores. Aliado ao 2.5 a gasolina de 155 cv há dois propulsores elétricos, um para cada eixo. Porém, a potência combinada fica em 194 cv.
O automóvel NX oferece conforto e possui um acabamento correto. Ele tem um sensor que permite que a tampa do porta-malas se abra automaticamente só com o movimento dos pés, rebatimento elétrico dos encostos traseiros e controle automático da suspensão.
8. Prius
Talvez este carro seja considerado o mais famoso híbrido do mundo. A quarta geração do Prius traz um motor elétrico que garante as manobras e acelerações até 50 Km/h. O motor 1.8 a gasolina entra em ação de modo muito discreto. O desempenho é gradual, com nível de rotações constante, cadenciado pelo câmbio CVT.
Agora que você conhece os carros híbridos e elétricos disponíveis no Brasil, que tal começar a pensar em montar a sua loja de automóveis com alguns deles? E não se esqueça de contar com equipamentos modernos para atender esses modelos de veículos!
Quer ficar por dentro de outros assuntos do ramo automotivo? Leia o nosso próximo post sobre carros autônomos e manuais e veja qual é a melhor opção!
0 comentários