Quem é que não quer ter o carro sempre novo, não é verdade? No entanto, se você é proprietário de um dos milhares de auto centers que existem no Brasil a fora ou de loja de automóveis ou se trabalha em oficina mecânica e atende aqueles clientes exigentes, precisa ficar atento a este post.
Nele, vamos dar algumas dicas para seu cliente colocar em prática e, assim, garantir maior eficiência e segurança do automóvel, além de valorizar ainda mais o veículo na hora da venda. E aí, ficou interessado em nosso artigo? Então, acompanhe com muita atenção a leitura e aprenda a orientar seu cliente!
1. Conduza o automóvel com precaução
Se seu cliente deseja manter o carro sempre novo, você precisa orientá-lo para conduzir o automóvel com precaução. Ao adotar uma condução defensiva, o motorista zela pelo “bem-estar do veículo”. Além disso, evita aborrecimentos ou imprevistos.
2. Abasteça em postos confiáveis
Outra dica é abastecer em postos confiáveis. Alguns postos não têm filtros de bomba, o que faz com que a gasolina seja mais suja. Portanto, o condutor deve encontrar uma estação de serviço de confiança e manter-se fiel a ela, nem que o preço do combustível seja mais elevado. É sempre bom ficar atento na hora de abastecer.
Peça ao seu cliente para nunca abastecer o automóvel se o tanque de combustível de uma estação de serviço acabar de ser testado, pois a turbulência gerada pela entrada do combustível pode levantar sedimentos e estes podem entupir o filtro do combustível e injetores.
3. Mantenha os pneus sempre calibrados
Essa é uma outra dica para quem deseja manter o carro sempre novo. Segundo uma pesquisa da Michelin, 45% dos motoristas rodam com pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada pode reduzir a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumentar o consumo de combustível e favorecer o risco de explosão e acidentes na pista.
4. Verifique sempre o nível do fluído do radiador
O radiador resfria o motor do carro e faz circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluído fica no nível baixo e faz o motor superaquecer, causando danos potenciais no veículo. Para você manter o carro sempre novo, verifique o nível do radiador.
5. Pinte para manter o carro sempre novo
Se seu carro está com um grande desgaste, talvez a melhor opção seja investir em uma nova pintura. Dessa maneira, o automóvel fica com uma melhor aparência e ainda protege a máquina contra o risco de uma corrosão. Portanto, é importante pintar o veículo para mantê-lo sempre bem preservado.
6. Respeite a potência do automóvel
Isso parece ser uma besteira, mas muitos proprietários de automóveis exigem dos veículos as qualidades que eles não tem.
Portanto, você deve orientar ao cliente que o carro foi projetado, fabricado, desenhado e testado para ser usado de uma determinada maneira. Forçar os limites além da conta desgastam as peças mais rapidamente, além de comprometer a segurança do veículo.
7. Use os serviços dos auto centers, das oficinas ou das lojas de automóveis
Com o passar dos anos é comum que o veículo tenha problemas na lataria. Isso acontece devido aos esbarrões, as batidas e os outros tipos pequenos de acidentes. Normalmente o proprietário ignora os amassados e espera que seja feita uma maior intervenção.
O problema é que as vezes pode ocorrer a temida ferrugem. Além do mais, pode acontecer da situação estar tão ruim a ponto de ser necessário uma repintura de todo o automóvel.
8. Tenha atenção na hora de trocar os filtros e os fluídos
Outra dica que também serve para você é ter atenção na hora de trocar os filtros e fluídos. Consulte o manual do proprietário do automóvel para saber a hora certa de trocar os fluídos como o óleo do carter, fluído de freio, de direção hidráulica e dos filtros. Essa é uma etapa muito importante, pois garante o bom funcionamento do carro.
9. Dê uma polida no automóvel, mas com cuidado
Peça ao cliente para não exagerar na hora de polir o automóvel. Oriente-o que o polimento cristalizado e as revitalizações em geral da pintura devem ser feitas com moderação. Lógico que é bom ver o carro brilhando novamente, não é mesmo? No entanto, deixe claro para quem procura por seus serviços que os produtos abrasivos e a forma como é feito o polimento desgastam a pintura ao longo do tempo.
10. Preste atenção aos pneus
Quando não se faz o alinhamento e o balanceamento dos pneus, o automóvel fica desconfortável para dirigir. Diga à seu cliente a importância de alinhar e balancear o automóvel, e contar com uma empresa capacitada para isso.
Portanto, peça para que ele procure uma empresa do ramo automotivo que conta com os equipamentos para os serviços, assim, seu cliente manterá o carro sempre novo.
11. Evite os trancos
No passado, quando um carro não dava a partida, fazia-o pegar no tranco. Hoje, isso deve ser evitado nos carros modernos. O famoso tranco pode desregular a parte eletrônica do automóvel e comprometer o funcionamento do veículo. Se o carro não pegar, é melhor fazer uma “chupeta” ou acionar o seguro.
12. Mantenha o carro limpo
Outra dica para manter o carro sempre novo é trazê-lo sempre limpo. Essa sugestão é importante e deve ser dada pelos proprietários de auto centers. O automóvel deve ser limpo não apenas por fora, mas por dentro. A sujeira em seu interior pode se incrustar, causar mau cheiro e tornar-se um problemão para o proprietário do veículo.
Por isso, peça ao seu cliente para ficar atento quando voltar de algum passeio ou da praia, pois além de causar uma boa imagem, é muito bom andar com o carro limpinho, não é verdade?
Viu como é fácil orientar seu cliente para manter o carro sempre novo? Os auto centers, as oficinas mecânicas e as lojas de automóveis espalhados pelo Brasil podem ajudar os proprietários de automóveis a colocarem cada mais dicas em prática, não é mesmo?
Gostou do nosso conteúdo? Quer ler mais artigos como este e ficar bem informado sobre o mundo automotivo? Acesse o nosso próximo post e confira os carros mais seguros do Brasil!
0 comentários