Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

20 set, 2023 | Elevadores Automotivos

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um trabalho de maior qualidade e segurança. Mas, você conhece detalhes dessa história? Veja neste artigo as curiosidades sobre elevadores automotivos.

Por isso, vamos falar um pouco de acontecimentos históricos e fatos que desencadearam a evolução tecnológica do setor. 

São eventos que que envolveram o surgimento deste equipamento tão importante para a indústria da reparação automotiva. 

Veja nosso roteiro:

  • O contexto da evolução tecnológica
  • Como eram os reparos antes
  • Principais histórias e curiosidades sobre  elevadores automotivos
    • Registros mais antigos
    • Primeiro elevador pessoal
    • Elevador de passageiros
    • Elevador Hidráulico
    • A criação da ALI
    • Elevadores de 2 postes
  • Conheça a história dos Elevadores Automotivos Engecass
    • Os primeiros passos
    • Uma visão de futuro
  • Conclusão

 

O contexto da evolução tecnológica

Inegavelmente, na indústria automotiva, a mudança é uma constante. À medida que os carros evoluíram, o mundo ao seu redor também mudou.

Portanto, não foi surpresa alguma o conceito de manutenção automotiva também passar por aprimoramentos significativos. 

A primeira patente do elevador para carros é de Peter Lunati em 1925. Foi um marco para o setor, que desde então contou com a inovação científica, para melhorar o design e desenvolver novos recursos.

O elevador hidráulico usa o Princípio de Pascal. No século XVII, o cientista, matemático e filósofo Blaise Pascal explicou pela primeira vez que colocar pressão sobre um fluido não compressível num cilindro exercerá força igual em todos os lados do recipiente. 

Através de uma série de cálculos matemáticos, engenheiros e técnicos podem calcular e manipular esse fenômeno para criar ferramentas poderosas que utilizam relativamente pouca pressão. 

 

Como eram os reparos antes

Antes dos elevadores de carros, os mecânicos faziam o possível para se espremer por baixo dos carros para realizar trabalhos de rotina. 

Com efeito, as péssimas condições de pouco espaço e quase nenhuma visibilidade denunciavam a necessidade urgente de uma nova abordagem para os reparos de automóveis.

Para melhorar o acesso à parte inferior dos carros, as garagens escavaram fossas, colocando rampas curtas no topo. 

Por outro lado, estes poços apresentavam problemas, como a falta de iluminação, acomodações inadequadas, ambiente insalubre, acúmulo de resíduos e muita sujeira. 

 

Veja agora as principais histórias e curiosidades sobre  elevadores automotivos

Certamente, os elevadores podem ser uma das melhores invenções do homem. Quem mora em prédio sabe disso. Já imaginou subir dezenas de andares de escadas com suas compras?

Esta é uma invenção que tem uma longa história e que esconde fatos curiosos, que muita gente nem faz ideia. Ficou curioso em conhecer as curiosidades sobre elevadores automotivos? Então, vamos começar pelo início:

 

Registros mais antigos

Os primeiros relatos são por volta de 2788 a. C., no Egito, construído para erguer as pirâmides. Há ainda registro do século I a. C., criado pelo arquiteto romano Vitruvius. Era uma plataforma suspensa, utilizada para o transporte de pessoas e também de materiais pesados como blocos de pedras. 

 

Primeiro elevador pessoal

Já o primeiro elevador particular de que se tem notícias, pertencia ao Rei da França Luís XV, no ano de 1743, instalado no Palácio de Versalhes. Esse elevador era exclusivo para ligar seu andar ao debaixo, onde havia os aposentos de sua famosa amante, conforme registro histórico.

 

Elevador de passageiros

Anos mais tarde, em 1857, foi inaugurado o primeiro elevador de passageiros em uma loja da movimentada Nova York. Um dos fatos mais curiosos sobre elevadores é que antes da invenção do painel com os botões de controle, eram necessárias duas pessoas para operar a engenhoca.

 

Elevador Hidráulico

O elevador de coluna hidráulica, propriamente dito, foi inventado por Léon François Edoux em 1867. Alguns anos mais tarde, em 1889, inaugurou o elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel, e o interessante é que já era 20 vezes mais rápido comparado aos que ainda trabalhavam com tração.

 

A criação da ALI

Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, preocupados com a qualidade e a segurança dos elevadores, as autoridades criaram a Automotive Lift Institute (ALI),

para garantir que os padrões de design e materiais fossem mantidos na indústria, dando origem a toda a regulação do setor. 

 

Elevadores de 2 colunas

Com maior segurança, as empresas começaram a implementar o projeto de elevadores automotivos de duas colunas, a partir da década de 80. Eles usam dois postes e cilindros hidráulicos para acionar um par de braços de elevação, com toda a estrutura aparafusada ​​diretamente ao solo.

 

Conheça a história dos Elevadores Automotivos Engecass

Também há muitas curiosidades sobre Elevadores Automotivos Engecass, que está há 28 anos atuando no mercado de equipamentos automotivos no Brasil e na América Latina. 

A empresa surgiu com uma proposta inovadora: oferecer um ambiente de gestão orientado pela qualidade e direcionado à satisfação do cliente.

A Engecass começou a sua produção com uma linha de elevadores automotivos, que rapidamente se tornou referência no mercado brasileiro. 

Isso acontece porque ela investiu em tecnologia e inovação e hoje oferece uma linha completa de equipamentos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.

 

Os primeiros passos da Engecass

A Engecass foi fundada em 1995 por Paulo Roberto da Cass, seu atual presidente.

Inicialmente, a Engecass atuava na fabricação de caldeiras e estufas para secagem de madeira. 

Depois, a empresa decidiu expandir sua atuação para o mercado de elevadores automotivos, devido à demanda do mercado e ao foco da empresa na satisfação do cliente.

 

Uma visão de futuro

Os equipamentos Engecass são reconhecidos pelas principais montadoras de veículos automotores do país. Isso é prova da prioridade dada à qualidade e à segurança dos produtos. 

A empresa busca manter esta posição de destaque em um mercado cada dia mais competitivo. Por isso, promove o desenvolvimento tecnológico contínuo e realiza ações permanentes de melhorias em seus equipamentos.

A Engecass trabalha para se consolidar como líder no mercado e provedor de tecnologia. Dessa maneira, projeta um crescimento cada vez mais significativo. 

 

Conclusão

Este artigo teve como objetivo contar um pouco da história e das curiosidades sobre elevadores automotivos, que despertam o interesse de muitas pessoas, não somente das que trabalham na área. 

E, como vimos, é uma história de sucesso. Mas isso não acontece do nada. 

Há sempre uma sequência de eventos que vão dando origem a novos e sucessivos avanços tecnológicos, criando novas demandas de mercado. 

Foi o caso da Engecass, uma empresa brasileira que aproveitou uma oportunidade única e hoje tem uma atuação internacional. 

Gostou do nosso artigo? Então, inscreva-se no Blog da Engecass e receba mais informações exclusivas e relevantes para o mercado de oficinas mecânicas, auto center e concessionárias. 

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários