De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um trabalho de maior qualidade e segurança. Mas, você conhece detalhes dessa história? Veja neste artigo as curiosidades sobre elevadores automotivos.
Por isso, vamos falar um pouco de acontecimentos históricos e fatos que desencadearam a evolução tecnológica do setor.
São eventos que que envolveram o surgimento deste equipamento tão importante para a indústria da reparação automotiva.
Veja nosso roteiro:
- O contexto da evolução tecnológica
- Como eram os reparos antes
- Principais histórias e curiosidades sobre elevadores automotivos
- Registros mais antigos
- Primeiro elevador pessoal
- Elevador de passageiros
- Elevador Hidráulico
- A criação da ALI
- Elevadores de 2 postes
- Conheça a história dos Elevadores Automotivos Engecass
- Os primeiros passos
- Uma visão de futuro
- Conclusão
O contexto da evolução tecnológica
Inegavelmente, na indústria automotiva, a mudança é uma constante. À medida que os carros evoluíram, o mundo ao seu redor também mudou.
Portanto, não foi surpresa alguma o conceito de manutenção automotiva também passar por aprimoramentos significativos.
A primeira patente do elevador para carros é de Peter Lunati em 1925. Foi um marco para o setor, que desde então contou com a inovação científica, para melhorar o design e desenvolver novos recursos.
O elevador hidráulico usa o Princípio de Pascal. No século XVII, o cientista, matemático e filósofo Blaise Pascal explicou pela primeira vez que colocar pressão sobre um fluido não compressível num cilindro exercerá força igual em todos os lados do recipiente.
Através de uma série de cálculos matemáticos, engenheiros e técnicos podem calcular e manipular esse fenômeno para criar ferramentas poderosas que utilizam relativamente pouca pressão.
Como eram os reparos antes
Antes dos elevadores de carros, os mecânicos faziam o possível para se espremer por baixo dos carros para realizar trabalhos de rotina.
Com efeito, as péssimas condições de pouco espaço e quase nenhuma visibilidade denunciavam a necessidade urgente de uma nova abordagem para os reparos de automóveis.
Para melhorar o acesso à parte inferior dos carros, as garagens escavaram fossas, colocando rampas curtas no topo.
Por outro lado, estes poços apresentavam problemas, como a falta de iluminação, acomodações inadequadas, ambiente insalubre, acúmulo de resíduos e muita sujeira.
Veja agora as principais histórias e curiosidades sobre elevadores automotivos
Certamente, os elevadores podem ser uma das melhores invenções do homem. Quem mora em prédio sabe disso. Já imaginou subir dezenas de andares de escadas com suas compras?
Esta é uma invenção que tem uma longa história e que esconde fatos curiosos, que muita gente nem faz ideia. Ficou curioso em conhecer as curiosidades sobre elevadores automotivos? Então, vamos começar pelo início:
Registros mais antigos
Os primeiros relatos são por volta de 2788 a. C., no Egito, construído para erguer as pirâmides. Há ainda registro do século I a. C., criado pelo arquiteto romano Vitruvius. Era uma plataforma suspensa, utilizada para o transporte de pessoas e também de materiais pesados como blocos de pedras.
Primeiro elevador pessoal
Já o primeiro elevador particular de que se tem notícias, pertencia ao Rei da França Luís XV, no ano de 1743, instalado no Palácio de Versalhes. Esse elevador era exclusivo para ligar seu andar ao debaixo, onde havia os aposentos de sua famosa amante, conforme registro histórico.
Elevador de passageiros
Anos mais tarde, em 1857, foi inaugurado o primeiro elevador de passageiros em uma loja da movimentada Nova York. Um dos fatos mais curiosos sobre elevadores é que antes da invenção do painel com os botões de controle, eram necessárias duas pessoas para operar a engenhoca.
Elevador Hidráulico
O elevador de coluna hidráulica, propriamente dito, foi inventado por Léon François Edoux em 1867. Alguns anos mais tarde, em 1889, inaugurou o elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel, e o interessante é que já era 20 vezes mais rápido comparado aos que ainda trabalhavam com tração.
A criação da ALI
Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, preocupados com a qualidade e a segurança dos elevadores, as autoridades criaram a Automotive Lift Institute (ALI),
para garantir que os padrões de design e materiais fossem mantidos na indústria, dando origem a toda a regulação do setor.
Elevadores de 2 colunas
Com maior segurança, as empresas começaram a implementar o projeto de elevadores automotivos de duas colunas, a partir da década de 80. Eles usam dois postes e cilindros hidráulicos para acionar um par de braços de elevação, com toda a estrutura aparafusada diretamente ao solo.
Conheça a história dos Elevadores Automotivos Engecass
Também há muitas curiosidades sobre Elevadores Automotivos Engecass, que está há 28 anos atuando no mercado de equipamentos automotivos no Brasil e na América Latina.
A empresa surgiu com uma proposta inovadora: oferecer um ambiente de gestão orientado pela qualidade e direcionado à satisfação do cliente.
A Engecass começou a sua produção com uma linha de elevadores automotivos, que rapidamente se tornou referência no mercado brasileiro.
Isso acontece porque ela investiu em tecnologia e inovação e hoje oferece uma linha completa de equipamentos para oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.
Os primeiros passos da Engecass
A Engecass foi fundada em 1995 por Paulo Roberto da Cass, seu atual presidente.
Inicialmente, a Engecass atuava na fabricação de caldeiras e estufas para secagem de madeira.
Depois, a empresa decidiu expandir sua atuação para o mercado de elevadores automotivos, devido à demanda do mercado e ao foco da empresa na satisfação do cliente.
Uma visão de futuro
Os equipamentos Engecass são reconhecidos pelas principais montadoras de veículos automotores do país. Isso é prova da prioridade dada à qualidade e à segurança dos produtos.
A empresa busca manter esta posição de destaque em um mercado cada dia mais competitivo. Por isso, promove o desenvolvimento tecnológico contínuo e realiza ações permanentes de melhorias em seus equipamentos.
A Engecass trabalha para se consolidar como líder no mercado e provedor de tecnologia. Dessa maneira, projeta um crescimento cada vez mais significativo.
Conclusão
Este artigo teve como objetivo contar um pouco da história e das curiosidades sobre elevadores automotivos, que despertam o interesse de muitas pessoas, não somente das que trabalham na área.
E, como vimos, é uma história de sucesso. Mas isso não acontece do nada.
Há sempre uma sequência de eventos que vão dando origem a novos e sucessivos avanços tecnológicos, criando novas demandas de mercado.
Foi o caso da Engecass, uma empresa brasileira que aproveitou uma oportunidade única e hoje tem uma atuação internacional.
Gostou do nosso artigo? Então, inscreva-se no Blog da Engecass e receba mais informações exclusivas e relevantes para o mercado de oficinas mecânicas, auto center e concessionárias.
0 comentários