customização de carro - na imagem um carro na cor laranja customizado

Tudo sobre customização de carros

Nos últimos anos, diversas oficinas e profissionais perceberam uma excelente oportunidade de negócio no setor automotivo: a customização de carros! 

Hoje, são inúmeros os serviços e especializações que esse nicho tem. De acordo com os dados, a tendência é de crescimento contínuo do setor.

Porém, se você já cogitou ou pretende embarcar nesse promissor mercado, saiba que é preciso se capacitar adequadamente, investir em infraestrutura e tecnologia e, claro, saber lidar com um público exigente.

Boa leitura!

 

O que define o mercado de customização de carros?

Até pouco tempo, a customização de carros se limitava a serviços de pintura automotiva e alguns acessórios extras instalados no veículo.

Hoje, podemos considerar que essas práticas se profissionalizaram e, o melhor, se diversificaram em subcategorias cada vez mais especializadas.

Logo, mais do que um serviço de personalização de carros, atualmente algumas oficinas conseguem modificar e transformar por completo as condições originais do veículo.

Com isso, é muito importante reforçar que a customização de carros engloba serviços muito amplos e diversificados, que vão desde melhoramentos estéticos, até transformações totais do veículo.

 

E até onde é possível customizar um carro no Brasil?

Um fator muito importante para quem pretende trabalhar ou montar uma oficina de customização de carros é sobre os limites legais desse serviço. 

Toda modificação é possível e não há irregularidades em prestar esse tipo de serviço no Brasil. No entanto, as regras de circulação de alguns veículos modificados em vias públicas podem interferir se o cliente poderá ou não utilizar o carro nesses ambientes.

Para identificar melhor quais são os limites da customização de carros no Brasil para utilização como transporte normal, podemos listar:

  • acessórios e apliques aerodinâmicos – não há interdições;
  • combustível – é permitido a instalação de kit gás, respeitando as exigências do Inmetro;
  • cor – é possível modificar a cor do veículo em até 50% da estrutura. Acima disso, é preciso informar ao Detran e atualizar a documentação;
  • faróis e lanternas – os faróis de xênon são proibidos;
  • freios – não podem ser modificados os sistemas de frenagem originais;
  • motor – os motores podem ser modificados com uma limitação de até 10% a mais da potência;
  • suspensão – para rebaixamento, o veículo precisa manter uma altura mínima de 10cm do chão e as rodas e pneus não podem tocar a estrutura;
  • vidros – os vidros podem receber películas, desde que respeitem os limites de transparência: até 75% nos para brisas.

[eBook] Plano de negócios para estética automotiva | Baixar Grátis | Engecass

Quais tipos de serviços de customização de carro estão em alta?

Assim como tudo no setor automotivo, a customização de carros é um nicho completamente mutável e que segue tendências e hábitos de consumo do mercado.

Logo, antes mesmo de querer buscar especializações, é fundamental que os profissionais da oficina estejam atentos a essas mudanças e direcionamentos de cada público.

Porém, podemos listar uma série de serviços de customização de carros que estão em alta e costumam ter demandas crescentes pelo Brasil. São eles:

  • Pintura automotiva;
  • Detailing;
  • Vitrificação;
  • Polimento técnico;
  • Espelhamento;
  • Envelopamento;
  • Tuning;
  • Limpeza e instalação de acessórios e kits.

 

Como iniciar uma oficina de customização de carros?

Muito mais do que encontrar a especialização ideal, uma oficina de customização de carros requer outros fatores imprescindíveis, tais como capacitação profissional, conhecimento técnico e infraestrutura adequada.

Inclusive, nesse último quesito, ao definir quais equipamentos automotivos você irá investir, diversas outras possibilidades de serviços e especializações poderão ser trabalhadas na oficina.

Sendo assim, o primeiro passo para montar o seu negócio de customização automotiva é planejar, estudar o mercado, considerar todas as possibilidades futuras e investir naquilo que realmente pode agregar valor.

Com isso, podemos destacar algumas dicas e sugestões que sempre devem ser levadas em consideração. Confira!

 

Aposte na capacitação profissional

Como destacamos, o mercado de customização de carros é altamente competitivo e com clientes muito exigentes. Logo, por mais que você já tenha alguma experiência e vivência no setor, é o profissionalismo que vai definir onde o consumidor investirá seu dinheiro.

Sendo assim, invista na capacitação de sua equipe por meio de cursos, eventos e preparatórios. E isso deve ser um processo contínuo e de atualizações constantes, justamente para ter sua oficina à frente do seu tempo.

 

Se especialize 

Como bem vimos, os serviços de customização de carros são amplos e muito diversificados. Logo, por mais que sua oficina tenha capacidade de oferecer um pouco de tudo, busque sempre por uma especialização e entregue o máximo de qualidade e diferenciais nessa atividade.

 

Invista em equipamentos automotivos profissionais

Hoje, há uma infinidade de equipamentos automotivos profissionais, que possibilitam não apenas otimizar o trabalho e a segurança, como também a variedade de serviços prestados pela oficina.

Ou seja, investir em equipamentos automotivos de qualidade é também amplifica suas oportunidades e gerar mais renda e profissionalismo ao seu estabelecimento.

Fora esses pontos, os equipamentos automotivos para customização de carros permitem reduzir custos, erros e falhas durante o serviço, aumentando a credibilidade e experiência do cliente. 

Um dos principais equipamentos automotivos recomendados para serviços em estética automotiva é o elevador pantográfico móvel. Ele tem capacidade de elevação de 3000 kg, com altura de 980mm. Sem contar que, além de não possuir colunas — tendo mais dinâmica para a prestação dos serviços —, possui fácil descolamento, podendo ser realocado sempre que necessário. 

customização de carros - elevador pantográfico móvel

 

Conheça agora mais alguns equipamentos que irão melhorar ainda mais os serviços de customização de carros:

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis para quem pretende montar uma oficina de customização de carros. E como bem destacamos, para se especializar e se destacar nesse exigente mercado, é preciso ir além da variedade de serviços, mas também agregar fatores como conhecimento, infraestrutura e qualidade.

Gostou? Quer saber mais dicas para sua oficina e tudo o que se passa pelo mercado automotivo? Então, acesse nosso blog e confira muitos outros conteúdos publicados!

 

Deixe seu comentário
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.