Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.
De acordo com os organizadores do evento Auto Esporte Expo Show, realizado em São Paulo, este setor chega a movimentar cerca de R$ 8 bilhões por ano em todo o país nas mais variadas modalidades de serviços.
E para saber quais são as vantagens práticas de investir nesse mercado, os cuidados a serem levados em consideração ao oferecer tais serviços e qual infraestrutura básica para embarcar nesse negócio, nós separamos dicas e informações úteis sobre customização de carros no Brasil ao longo deste post.
Afinal, quem sustenta o mercado de Tuning de carros no Brasil?
Quando se fala em customização de carros no Brasil, associamos o tema a veículos completamente modificados ao melhor estilo “Velozes e Furiosos”.
No entanto, especialistas no assunto ressaltam que o mercado de customização de veículos é extremamente amplo e versátil, podendo englobar serviços rotineiros e que muitos brasileiros já realizam nos carros, como vidros polarizados, pinturas, rodas, som, acessórios etc.
Já em relação ao chamado “Tuning”, uma das especialidades da customização de carros, aí sim pode-se considerar mudanças mais significativas dos modelos, como rebaixamentos, troca de chassis, motores e alteração na estrutura original do veículo.
De serviços mais básicos à customizações mais elaboradas, este mercado abrange públicos diversos e dispostos a pagar caro por um novo visual, seja em carros populares, seja em modelos de luxo.
Até onde se pode customizar um carro no Brasil?
Além do preço alto dos serviços, a customização de carros no Brasil requer certos cuidados, como as limitações impostas pelo Detran. Afinal, nem tudo é permitido modificar, podendo impossibilitar o motorista de rodar legalmente pelas vias públicas.
Ainda assim, muitos proprietários optam por tais customizações e assumem os riscos, como forma de manter os veículos ainda mais exclusivos e diferentes.
No próprio site do Detran, há conteúdos detalhados sobre o que pode ou não pode ser feito na customização de carros no Brasil. Porém, para facilitar, nós resumimos os mais significativos a seguir:
- Aerofólios e apliques aerodinâmicos são permitidos em qualquer modelo;
- A cor original do veículo deve ser mantida em 70% da estrutura. Abaixo disso, é necessário atualizar a documentação;
- Faróis de xenon são proibidos;
- O motor do carro pode alterar a potência em até 10% legalmente;
- Rebaixamentos com altura de até 10 cm do chão são permitidos e os pneus ou rodas não devem tocar a estrutura;
- Aplicação de películas em vidros não podem passar de 75% de escuridão.
E qual a infraestrutura para customizar carros em sua oficina?
Como bem vimos aqui, o mercado de customização de carros no Brasil pode ser um negócio altamente rentável, mas ao mesmo tempo, requer cuidados especiais e muita capacitação profissional.
Afinal, estamos lidando com um público extremamente exigente. Logo, o primeiro fator essencial para embarcar no mercado de customização de carros com sucesso é investir na especialização dos serviços e na mão de obra qualificada.
Depois, a implementação de uma infraestrutura em equipamentos automotivos de linha é o diferencial para garantir credibilidade, segurança e resultados aos clientes.
Na prática, o equipamento indispensável para qualquer serviço de estética automotiva é o elevador pantográfico, ideal para pinturas automotivas, polimentos, envelopamentos, entre outros.
Com estrutura compacta e de sobrepor, tal equipamento garante otimização do espaço físico e agrega mais segurança, profissionalismo e produtividade.
Por fim, acessórios como desmontadora de roda, balanceadoras modernas, ferramentas adequadas etc., são outros exemplos imprescindíveis para um auto center profissional.
Essas são as dicas e informações úteis sobre o mercado de customização de carros no Brasil. Conforme destacado ao longo do texto, trata-se de um mercado amplo, versátil e extremamente rentável para muitos negócios. No entanto, paralelo a isso, requer muita dedicação, especialização e infraestrutura adequada para seus serviços.
E aí? Já decidiu quais diferenciais oferecer em sua oficina? Se ainda precisa de mais dicas, deixa com a gente! Acesse o nosso Blog e confira centenas de outros conteúdos sobre o universo automotivo e se inspire. Até a próxima!
0 comentários