Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.
De fato, devido à correria do dia a dia, muitas vezes os motoristas não têm tempo para cuidar de seus carros como gostariam.
Quando assustam, está tudo por fazer: lavagem, troca de óleo e filtros, consertos pequenos, entre outros serviços.
Por isso, o delivery no setor de reparação automotiva também está crescendo muito. Veja o assuntos que vamos abordar:
- Mercado de Delivery no Brasil
- Adaptação e Inovação
- Conheça os benefícios do delivery de estética automotiva
- Praticidade, comodidade e economia de tempo
- Como montar o delivery de estética automotiva
- Defina área de atuação e logística
- Escolha os serviços adequados
- Treine o pessoal e aperfeiçoe serviços
- Capriche na estratégia de marketing
- Conclusão
Mercado de Delivery no Brasil
Não é segredo para ninguém que o mercado de delivery teve um crescimento expressivo nos últimos anos em todo o mundo, impulsionado pela pandemia.
No Brasil, em 2019, apenas 30,4% dos internautas brasileiros utilizavam serviços de entrega. Ao passo que, entre 2020 e 2021, esse número aumentou para 54,8%.
Estes números são atribuídos a um levantamento da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito.
Adaptação e Inovação
Inegavelmente, a pandemia não só mudou o estilo de vida das pessoas, como também criou novas necessidades e demandas para o mercado.
Restaurantes e a indústria de alimentos fizeram o mais intenso movimento de adaptação e buscaram maneiras inovadoras de atender a essa demanda crescente por delivery.
Inclusive, alguns optaram por operar 100% online, sem a necessidade de espaços físicos para consumo, adotando o conceito de “dark kitchen” ou cozinha-fantasma.
O mesmo aconteceu no setor de reparação automotiva, com mecânicos optando por trabalhar somente com prestação de serviço em domicílio ou onde o cliente escolher ou precisar.
Conheça os benefícios do delivery de estética automotiva
Só para exemplificar, imagine a situação: o cliente acorda cedo para ir ao trabalho e o carro não pega de jeito nenhum.
A solução é levá-lo à oficina. Mas, como fazer isso se ele não está ligando? A primeira coisa que vem à cabeça é chamar o guincho. Porém, isso demoraria muito, a ponto de até perder o dia de trabalho.
Neste momento, o serviço do mecânico delivery resolve o problema, bastando ligar e solicitar a visita de um profissional no seu domicílio.
Da mesma forma, um problema com o funcionamento do carro poderia acontecer a caminho do trabalho.
Se o problema for a bateria, por exemplo, em pouco tempo o veículo volta ao normal e, com isso, o cliente retoma a sua rotina de trabalho.
Praticidade, comodidade e economia de tempo
Segundo o Sebrae, um novo perfil de consumidor está ganhando espaço, mais caseiro e digital, que deseja resolver seus problemas de forma fácil e rápida.
Nesse sentido, a comodidade se tornou um ponto central, fazendo com que a busca pelo delivery aumente ainda mais, em todos os setores.
Para as oficinas que oferecem delivery de estética automotiva, o benefício é o aumento da prestação de novos serviços e o consequente aumento do faturamento.
Na busca por mais comodidade ainda, as empresas oferecem facilidades nos meios de pagamento, com formas autônomas como transferências via PIX, NFC ou QR Code.
Como montar o delivery de estética automotiva
Antes de pensar em montar seu delivery de estética automotiva, tenha em mente que este é um cliente mais exigente e que, geralmente, está disposto a pagar mais por toda essa conveniência.
Por isso, aproveitar esta oportunidade exige bastante planejamento e preparo, tudo para garantir que você consiga realmente resolver os problemas que surgirem, mesmo fora da oficina.
Defina área de atuação e logística
A logística é vital para a operação, pois envolve a coordenação de todas as atividades relacionadas ao transporte de produtos, peças e ferramentas, além do armazenamento. Ela inclui a definição da para de atuação e o objetivo principal é garantir que os serviços sejam prestados no tempo certo e de forma eficiente.
Escolha os serviços adequados
É importante saber quais serviços podem ser realizados à distância e os que precisam só podem ser prestados na oficina mesmo. Alguns exemplos: lavagem, higienização interna e de bancos, remoção de chuva ácida, enceramento, descontaminação de pintura, lavagem de roda, de motor e revitalização de plásticos.
Treine o pessoal e aperfeiçoe serviços
O ideal é que seu time execute o maior número de atendimentos possível, com rapidez e qualidade. Por isso, prepare seu pessoal e aperfeiçoe as técnicas. O objetivo é não tomar muito tempo do cliente e ser capaz de trabalhar bem, se adaptando às mais diversas condições de trabalho fora da oficina.
Capriche na estratégia de marketing
Faça bastante divulgação para que os clientes saibam do serviço. As mídias sociais são boas ferramentas para isso, pois têm um bom alcance e ainda trabalham no engajamento do seu público. Use o Google Meu Negócio e o WhatsApp Business para enviar informações sobre o delivery, como horários de entrega e taxas.
Conclusão
Em resumo, uma boa maneira de ampliar seus negócios é conseguir mais clientes, indo até eles.
O delivery ganhou impulso com a pandemia por uma necessidade imposta pelo distanciamento social. Mas, atualmente, esta prestação de serviço em domicílio segue uma outra lógica: a comodidade.
No caso do delivery de estética automotiva, então, nem se fala. Uma vez que determinados serviços precisam ser feitos com rapidez e, na maioria das vezes, os clientes não têm tempo para levar o carro à oficina.
É vantajoso para o cliente e uma excelente oportunidade para as oficinas, auto centers e concessionárias que prestam o serviço de estética automotiva.
Para saber mais, você pode acessar o Blog da Engecass, que tem uma seção exclusiva de estética automotiva, inteiramente ao seu dispor.
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