O mercado de reparação automotiva está cada vez mais competitivo. Para destacar a oficina mecânica e ganhar competitividade é preciso investir em diferenciais que atraiam e fidelizem os clientes.
E os desafios para manter a clientela são grandes. Mesmo com os esforços dos donos e gestores de oficinas, o mercado ainda pede um “algo a mais” para marcar presença.
É isso que torna sua oficina uma opção melhor do que as demais, quando ela oferece uma determinada vantagem que as concorrentes não têm ou não apresentam da mesma maneira que você.
E a maior dificuldade é exatamente esta: encontrar este diferencial.
Neste artigo, você vai conferir 7 dicas para destacar sua oficina mecânica e ganhar competitividade, além de orientações para te ajudar na hora da escolha.
A partir de agora, você poderá repensar a gestão da sua oficina e torná-la mais atrativa para os clientes.
Veja os temas que vamos abordar:
- Como está o mercado de oficinas mecânicas
- Qual a importância de destacar sua oficina mecânica
- Definindo a Estratégia de Diferenciação
- Escolhendo os Diferenciais Competitivos
- 7 dicas para destacar a oficina mecânica no mercado
- Estude os perfis de comportamento
- Mantenha o ambiente agradável
- Adote programas de fidelização
- Mantenha seu site atualizado
- Tenha presença nas Redes Sociais
- Amplie a prestação de serviços
- Utilize cada vez mais tecnologia
- 5 grandes campos da competitividade entre oficinas
- Conclusão
Como está o mercado de oficinas mecânicas
Oficinas mecânicas são, cada vez mais, uma opção de negócio em ascensão no Brasil.
Segundo o Relatório da Frota Circulante 2022, divulgado pelas entidades Sindipeças e Abipeças, o mercado de veículos novos deve crescer pouco nos próximos anos.
Isso aumenta a frota de carros usados, que não serão substituídos por novos modelos, e que precisarão de reparos e reposição de peças. Em outras palavras, isso significa mais mercado para as oficinas mecânicas.
De acordo com o Sindirepa/SP, a manutenção de veículos movimenta cerca de R$ 128 bilhões todos os anos. A maioria das mais de 100 mil oficinas mecânicas do Brasil é de pequeno porte e gera mais de 750 mil empregos diretos e indiretos.
Em suma, o mercado de reparação automotiva é grande e tende a crescer ainda mais.
Qual a importância de destacar a oficina mecânica
Primeiramente, uma oficina mecânica que se destaca pela qualidade de seus serviços e produtos tem mais chances de conquistar e manter clientes.
Quando ela ganha relevância, fica mais fácil para os clientes lembrarem dela e indicá-la para outras pessoas.
Além disso, uma oficina mecânica que é bem vista pelo mercado tende a ter mais facilidade em parcerias com outras empresas do setor, o que também a torna mais competitiva.
E mais, a oficina mecânica que investe em marketing e na comunicação de seus diferenciais também costuma ter melhores resultados financeiros.
Definindo a Estratégia de Diferenciação
As oficinas mecânicas podem se diferenciar de duas maneiras diferentes:
Existem os diferenciais intangíveis, relativos à prestação do serviço, que vão desde o atendimento ao cliente que chega em busca de informação para resolver seu problema até o encerramento do trabalho com a entrega do carro consertado.
Já os diferenciais tangíveis dizem respeito ao emprego de recursos materiais e os processos de trabalho, envolvendo todos os aspectos técnicos necessários para transformar um carro defeituoso em um veículo em boas condições de uso.
Para que tenha sucesso, a estratégia de diferenciação deve envolver tanto os aspectos tangíveis quanto os intangíveis, visando oferecer uma experiência única ao cliente.
Escolhendo os Diferenciais Competitivos
Do ponto de vista dos diferenciais intangíveis, a oficina mecânica pode se destacar enfocando:
- Sistemas de atendimento: contato com cliente, automação…
- Instalações: ambiente, tamanho, layout…
- Capacidade instalada: demanda de pico, gestão de filas…
- Localização: dados demográficos de clientes, proximidade, deslocamento…
- Capacidade técnica: treinamento, seleção, motivação…
- Qualidade: processos, métodos, garantia de serviços, avaliações…
- Relacionamento: pesquisa de satisfação, coleta de dados…
Considerando os diferenciais tangíveis, as oficinas mecânicas podem destacar em:
- Processos de consertos
- Equipamentos
- Organização do trabalho
- Especialidades técnicas
- Multifuncionalidade dos colaboradores
- Gestão de estoque de peças
- Bons indicadores de desempenho
Veja 7 dicas para destacar sua oficina mecânica no mercado
1. Estude os perfis de comportamento
Cada cliente tem seu padrão comportamental. Alguns podem valorizar o atendimento ágil, outros uma abordagem mais pessoal. Saber lidar com estas diferenças é fundamental para o sucesso da estratégia de diferenciação.
2. Mantenha o ambiente agradável
Falta de limpeza e desorganização são repelentes de clientes. Mais do que passar uma má impressão, compromete a qualidade geral do serviço. O cliente deve se sentir confortavelmente bem recebido e seguro no ambiente da oficina.
3. Adote programas de fidelização
A venda não termina na entrega do serviço. Pelo contrário, este deve ser o começo de um longo relacionamento. Tenha programas de fidelização para estimular o retorno do cliente e aumentar as chances de que ele recomende seus serviços.
4. Mantenha seu site atualizado
Tão importante quanto ter um site é mantê-lo dinâmico e atualizado. Muitos clientes procuram informações na internet e, por isso, você precisa ser encontrado com facilidade. Ofereça conteúdos relevantes e tire dúvidas para chamar a atenção.
5. Tenha presença nas redes sociais
Esta é uma maneira muito adequada para se destacar entre os concorrentes e atrair novos clientes. As redes sociais podem divulgar ações promocionais, além de ajudar na construção de autoridade ao levar tráfego para seu site.
6. Amplie a prestação de serviços
Diversificar e ampliar a quantidade e a qualidade dos serviços prestados agrega valor e aumenta a rentabilidade da empresa. Serviços especializados na área de pintura, por exemplo, deixam a oficina mais atrativa para o público.
7. Utilize cada vez mais tecnologia
Uma oficina que não investe em equipamentos de última geração tecnológica perde espaço. Elevadores automotivos, como da Engecass, são uma ótima opção para atualizar sua oficina com os mais modernos recursos tecnológicos.
5 grandes campos da competitividade entre oficinas mecânicas
Complementando a estratégia de diferenciação, a oficina mecânica pode definir quais ações deverão ser desenvolvidas.
Segundo o estudo “Desenvolvendo Um Método de Formulação de Estratégia para Oficinas Mecânicas de Concessionárias de Automóveis”, a competição pode se dar em 5 grandes campos, que são: competição em produto/serviço, em assistência técnica, por preço, por prazo ou em imagem.
No caso de competir em serviço/produto, pode-se explorar a qualidade, a variedade ou novos itens.
Se a escolha for assistência técnica, pode-se lançar mão do assessoramento ao cliente, atendimento delivery e assistência após a venda.
Já na competição por preço, é possível utilizar prêmios, promoções e vantagens para o cliente, sem alterar a qualidade e a produtividade.
Para a competição por prazo, as armas podem ser o prazo de orçamento e negociação, o prazo de entrega e o prazo de pagamento.
Por fim, quando a competição se dá por imagem, pode-se trabalhar a percepção do cliente sobre o serviço/produto, a marca e a empresa de maneira geral.
Conclusão
A importância da oficina mecânica se destacar no mercado é enorme, já que a concorrência está cada vez mais acirrada.
Por isso, é fundamental definir uma estratégia de diferenciação e escolher os diferenciais competitivos adequados.
A Engecass Elevadores tem orgulho de estar ao seu lado e ajudar na hora de planejar seu futuro.
Aproveite bem essas dicas e coloque em prática o que for melhor para o seu negócio!
E não se esqueça de se cadastrar para receber mais artigos como este.
Até breve!
0 comentários