Confira 4 dicas de manutenção de bateria automotiva

22 ago, 2022 | Carros, Concessionária, mecânica, oficina

Realizar uma boa manutenção da bateria automotiva pode contribuir para o aumento da vida útil do equipamento e, consequentemente, garantir o bom e pleno funcionamento do veículo de seu cliente.

Além disso, esse tipo de serviço é muito simples e rápido de se fazer, mas que, na prática, pode agregar muitas vantagens e diferenciais para a sua oficina mecânica ou autoelétrica.

Quer entender melhor e conferir algumas dicas sobre manutenção de bateria automotiva? Então, fique com a gente até o final e tome nota!

Boa leitura!

[rock-convert-pdf id=”5272″]

Afinal, por que é importante fazer a manutenção de bateria automotiva?

A bateria automotiva é peça fundamental para o funcionamento do veículo, inclusive sendo imprescindível para o sistema de ignição e partida do motor. Ou seja, sem ela, o carro não anda!

Mas muito, além disso, realizar a manutenção da bateria do veículo é um fator simples e prático, mas que pode trazer muitos benefícios.

Por exemplo, dependendo do tempo e condições de uso do equipamento, podem aparecer diferentes sintomas, como oxidação das partes metálicas, surgimento de zinabre, ressecamento dos cabos, descarga elétrica e mal contato.

Logo, oferecer uma manutenção frequente da bateria automotiva em sua oficina pode ajudar a evitar tais problemas e, dessa forma, aumentar a vida útil dessa peça fundamental.

[eBook] Plano de negócios para estética automotiva | Baixar Grátis | Engecass

E por que isso traz vantagens para a sua oficina mecânica?

Todo serviço que você puder prestar aos clientes servirá sempre como um diferencial para o seu negócio. E nesse caso, como bem destacamos, a manutenção de bateria automotiva é algo muito simples e rápido de ser realizado, podendo inclusive ser prestado como cortesia ou complemento de algum outro trabalho.

Com isso, você aumenta a credibilidade de seu negócio, atrai mais clientes e gera confiança no mercado.

 

Quais tipos de manutenção podem ser feitos na bateria automotiva?

Toda bateria automotiva tem uma vida útil programada, mas que o prazo pode variar de acordo com diferentes fatores, tais como a qualidade da peça e, claro, os cuidados essenciais durante a condução e manutenção preventiva.

Nesse último caso, cabe ao dono do veículo e aos mecânicos de confiança realizarem avaliações constantes sobre a peça e aplicarem certos procedimentos, quando necessário.

Para entender melhor quais são os tipos de manutenções possíveis em uma bateria automotiva, confira a seguir:

 

1. Limpeza

O primeiro passo para o bom funcionamento de uma bateria automotiva é mantê-la protegida e sem a presença de elementos que possam interferir o seu funcionamento.

Em especial, a presença de zinabre (aquele líquido de oxidação que costuma surgir nas partes metálicas) pode trazer problemas e até mesmo reduzir o desempenho de carga da peça.

Para isso, existem produtos específicos para a remoção dessa ferrugem e que evitam o acúmulo do material sobre as extremidades da bateria.

 

2. Prevenção

Um outro ponto importante e que deve sempre ser reforçado com o proprietário do veículo é de evitar o consumo da energia de forma desnecessária, especialmente quando o carro estiver desligado.

Por exemplo, o uso do rádio, faróis, carregadores e outros componentes sem o motor em funcionamento podem consumir energia a ponto de descarregar por completo a bateria. Apesar de ser possível a recarga com equipamentos ou mesmo com a tradicional “chupeta”, isso acaba reduzindo a vida útil da peça.

 

3. Verificação do nível de eletrólito

Nesse caso, cabe mais ao mecânico realizar este tipo de avaliação, até pela necessidade de equipamentos específicos e de conhecimento mais técnico.

Sendo assim, recomenda-se avaliar o nível de carga a partir dos seguintes aspectos:

  • Verifique com frequência o nível de eletrólito (solução da bateria) e, se necessário, complete sem extravasar a quantidade;
  • verifique se o nível da solução está acima das placas existentes na bateria automotiva;
  • confira se há algum tipo de furo externo causado pela má fixação ou ausência de suporte da bateria.

 

4. Recarga da bateria

Outro tipo de manutenção de bateria automotiva que cabe somente a profissionais capacitados é a medição da carga da peça e também de processo de recarga.

Para isso, é necessário possuir equipamentos como um densímetro ou um voltímetro. Sabendo disso, confira as dicas essenciais a seguir:

  • Remova as rolhas para a saída do gás durante o processo de carga;
  • Evite locais fechados ou sem ventilação;
  • O mais recomendado é realizar uma carga lenta, o que garante melhor eficiência e evita possíveis danos à peça.

Em resumo, essas são algumas dicas fundamentais sobre a manutenção de bateria automotiva e a sua importância prática para o aumento da vida útil do equipamento e também para o bom funcionamento do veículo.

 

Gostou do post? Quer saber mais dicas de manutenção e novidades para a sua oficina mecânica? Então, acesse o nosso blog e veja muitos outros artigos e temas já publicados.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários