Dicas para manter a equipe unida na oficina mecânica e alcançar o sucesso

31 maio, 2023 | Dica para oficinas, Oficina Mecânica

O sucesso de uma oficina mecânica depende muito da qualidade do trabalho de todos os profissionais. Muitas vezes, o negócio não prospera porque o time não está alinhado com os objetivos da gestão. Por isso, neste artigo vamos dar dicas de como manter a equipe unida na oficina.

Trabalhar com todos em sintonia aumenta a produtividade e não sobrecarrega ninguém, o que cria um ambiente agradável, impactando positivamente no relacionamento com os clientes. 

Outro ponto importante é envolver a equipe na superação dos desafios para que a oficina consiga atingir suas metas e ganhar mercado. 

Mas, como tirar tudo isso do papel e colocar em prática? Veja nosso passo a passo:

  • Fuja dos estigmas
  • A base é a boa comunicação
  • O que fazer para ter uma equipe unida na oficina?
  1. Faça contratações estratégicas
  2. Invista em treinamento
  3. Dê autonomia à equipe
  4. Crie recompensas
  5. Cuide da segurança
  • Estruture adequadamente sua oficina mecânica
  • Conclusão

 

Fuja dos estigmas

Para início de conversa, a maneira como a equipe é tratada conta muito. 

Até pouco tempo era possível encontrar oficinas em que os mecânicos eram encarados como números. Ou pior, tratados com preconceito.

Este tema foi abordado por um estudo acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria: “Trabalho, estigmas e trapaças: a profissão do mecânico automotivo

Os estigmas “envolvem elementos, tais como: falta capacidade cognitiva; rusticidade; não sabe falar direito; obstinado por mulheres; sujo e mal arrumado; desonesto, entre outros.”

A realidade hoje é outra. Mecânicos automotivos são profissionais cada vez mais qualificados, são pessoas que precisam estar bem com elas mesmas e com o ambiente em que trabalham.

Portanto, é importante que todos os funcionários recebam tratamento respeitoso e individualizado, com direcionamento no trabalho e reconhecimento, sobretudo quando o rendimento é acima da média.

 

A base é a boa comunicação

Tudo começa quando todas as pessoas envolvidas têm uma visão clara dos objetivos da equipe e, para isso, eles precisam ser bem comunicados. 

Comunicar-se bem está ao alcance de todos e não tem custos, bastando alinhar metas individuais e coletivas com boas práticas de convívio. 

Acima de tudo, é fundamental priorizar o diálogo como forma de resolver possíveis desentendimentos e evitar competições desnecessárias. 

Por exemplo, se a oficina precisa conquistar novos clientes, vale a pena comunicar isso com transparência para que todos se envolvam na tarefa. 

Assim, o objetivo deixa de ser somente do gestor e passa a ser de todos da equipe. 

 

O que fazer, na prática, para ter uma equipe unida na oficina?

Você já deve ter percebido que o conhecimento técnico é super importante, mas não o bastante. O mecânico precisa também saber lidar com o elemento humano.

A gestão de pessoas pode ser entendida como um conjunto de boas práticas para conduzir o trabalho de uma equipe, dentro de uma empresa.

Porém, o engajamento da equipe não surge do nada. Cabe ao líder, com base nos valores da empresa, fomentar, participar, colaborar, ensinar e motivar a equipe.  

Portanto, o líder deve assumir a responsabilidade de indicar a direção e levar seus colaboradores pelos caminhos do sucesso. Veja o passo a passo:

 

1. Faça contratações estratégicas

É como a escalação de um time de futebol. O técnico coloca o melhor jogador, na posição mais adequada, para atingir o resultado. Assim sendo, faça contratações estratégicas para ter um time de primeira: selecione profissionais capacitados tecnicamente, que demonstram comprometimento, que saibam lidar com desafios e que gostem de atender bem o cliente.

 

2. Invista em treinamento

Mesmo os profissionais mais experientes buscam atualização, principalmente diante de tantas inovações tecnológicas. Cliente que recebe serviço de qualidade e atendimento espetacular sempre volta. Outro benefício é a retenção de talentos. Bons profissionais, que valorizam as oportunidades oferecidas pela empresa, tendem a continuar na oficina por muitos anos. 

 

3. Dê autonomia à equipe

Se você contratou bem e treinou adequadamente, então, colha os frutos: dê autonomia para que o time possa entregar “o seu melhor” em termos de qualidade e quantidade. Estimule a criatividade e a inovação. Esta é uma forma de demonstrar confiança e parceria, sem perder autoridade. Dessa forma o time sente que tem valor e que é prestigiado pela oficina. 

 

4. Crie recompensas

Mas, lembre-se: dinheiro não é tudo! Claro que qualquer um fica satisfeito com um bônus no salário. Por outro lado, o reconhecimento pode até ter mais valor, principalmente para os mais experientes. Por isso, defina as recompensas junto com a equipe e deixe os critérios bem transparentes. Desta maneira, você mantém a credibilidade e evita possíveis disputas indesejáveis.

 

5. Cuide da segurança

O ambiente de trabalho, além de ser saudável, precisa ser seguro, especialmente nas oficinas mecânicas. Por isso, certifique-se de que todas as normas estão sendo seguidas corretamente. Para não correr riscos, o ideal é acompanhar bem de perto essa questão e garantir, de fato, que seus colaboradores tenham um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.

 

Estruture adequadamente sua oficina mecânica

Também faz parte do objetivo de construir um ambiente de trabalho saudável e seguro, manter a oficina mecânica limpa e organizada, além de oferecer as ferramentas adequadas para todo tipo de serviço.

Isso porque, de nada vai adiantar todo o esforço para unir a equipe para entregar um bom trabalho aos clientes, se a própria oficina não demonstra ter a estrutura necessária para isso. 

Ferramentas em más condições e obsoletas provocam um impacto negativo na produtividade, queda na qualidade dos serviços e perda de clientes.

Como resultado, vem a queda no rendimento e prejuízos financeiros. Tudo o que não desejamos. 

Inegavelmente, esta é uma das maiores fraquezas das oficinas mecânicas e um dos principais motivos de muitas não conseguirem prosperar. 

Por isso, torna-se imprescindível investir em um maquinário condizente com os objetivos da oficina. 

Como, por exemplo, oferecer elevadores automotivos para que os mecânicos possam realizar um trabalho qualificado, que satisfaça os clientes e gere lucro. 

A Engecass Elevadores tem uma linha de produtos para estruturar apropriadamente a sua oficina. 

Além de vários modelos de elevadores automotivos, você tem acesso a rampas, alinhadores, balanceadoras, desmontadoras, duplicadores de vagas e diversos acessórios. 

 

Conclusão

Inegavelmente, a motivação do time está diretamente relacionada à valorização de seu trabalho. 

Para manter a equipe unida na oficina mecânica são necessárias várias ações, que criam um ambiente de trabalho saudável, seguro e bem estruturado. 

Além disso, é necessário promover o equilíbrio entre as necessidades dos colaboradores e os objetivos da oficina mecânica. 

Para saber mais sobre como administrar bem uma oficina mecânica, acompanhe o Blog da Engecass e receba conteúdos exclusivos.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários