Quem trabalha no ramo automotivo sabe como a concorrência é acirrada. Em cada esquina é possível encontrar uma oficina mecânica. No entanto, você sabe o que fazer para manter sua oficina sempre cheia? Há algumas dicas simples que podem fazer uma grande diferença no seu negócio.
Neste post, vamos mostrar para você o que fazer para manter sua oficina sempre cheia. Aqui você vai aprender que não basta apenas investir no bom atendimento ou em um bom local para sua oficina, mas é necessário contar com equipamentos de qualidade que poderão auxiliar o seu trabalho e ainda, conquistar novos clientes.
Pois então, quer aprender algumas dicas para você ter a sua oficina sempre cheia? Acompanhe com muita atenção o nosso post!
1. Priorize um atendimento de qualidade
Você já deve saber que todos os dias os PROCONs (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do País recebem centenas de reclamações relacionadas a oficinas mecânicas e que incluem desde o atraso na prestação de serviço até orçamentos e cobranças consideradas desonestas.
Portanto, se destacar como uma oficina mecânica que oferece um atendimento de qualidade não é uma tarefa complicada. No entanto, é preciso que você realmente trate o seu cliente do jeito que ele merece, com atenção e dedicação para também manter sua oficina sempre cheia. Mas como fazer isso? Bom, primeiro, comunique-se bem com o seu cliente, entenda os problemas, busque a melhor solução para ele e não para você.
Em seguida, seja atencioso e ofereça seus contatos como telefone e e-mail. Vale também deixar disponível seu WhatsApp. Seja claro nos orçamentos e entenda que, quanto mais transparente for os seus serviços, maiores são as chances dos clientes voltarem até sua oficina.
2. Ofereça um serviço personalizado
Fazer a troca de óleo, alinhar a direção do automóvel e realizar pequenos ajustes são serviços de qualquer oficina mecânica. Mas será que eles são o suficiente para que sua oficina seja reconhecida como um empreendimento diferente no mercado? Na verdade, só isso não basta. Com a facilidade de acesso as informações e ampla disponibilidade de tecnologias, as oficinas mecânicas que querem atrair mais clientes precisam encontrar uma forma de chamar a atenção.
Portanto, não existe fórmula mágica e qualquer ação que vai depender dos recursos financeiros (e objetivos) de cada oficina. No entanto, investir em equipamentos computadorizados ou tecnologias 3D podem ser um bom começo para seu empreendimento se destacar no mercado. Para manter a oficina sempre cheia, você deve oferecer o melhor em equipamentos para seus clientes!
3. Cumpra os prazos com seu cliente
Cumprir os prazos com seu cliente pode ser um grande diferencial no mercado e também pode manter sua oficina sempre cheia. Se você conversar com alguns clientes ou observar as reclamações que existem na Internet, irá perceber que uma das principais reclamações relacionadas as oficinas mecânicas é sobre a falta de comprometimento com os prazos acordados.
Nós sabemos que imprevistos acontecem. No entanto, nem sempre você pode ter o controle sobre eles, mas ter uma agenda bem administrada (preferencialmente por um profissional especializado) e com foco no cumprimento de prazos é importante. Isso faz a diferença não só na hora de deixar o seu cliente satisfeito, mas também na hora de fidelizá-lo como cliente recorrente.
4. Mantenha sua oficina limpa e organizada
Manter a oficina limpa e organizada são maneiras de conquistar clientes. As mulheres, por exemplo, gostam de locais onde elas possam se sentir bem e apreciam oficinas de “boa aparência’. Aquele ambiente sujo e com graxa não passa uma boa impressão para os clientes e, portanto, você deve tomar providências para que seu local de trabalho seja cada vez mais limpo.
Organizar a sua oficina mecânica não requer altos investimentos. No entanto, é necessário apenas aplicar algumas metodologias simples de organização com 5S ou Zen To Done (ZTD). Manter a oficina limpa pode ser uma tarefa mais complicada, uma vez que essa depende muito da mudança de hábitos dos funcionários. Mas nada que equipamentos modernos e treinamentos regulares não resolvam, não é mesmo?
5. Tenha um bom plano de marketing
Se a sua oficina mecânica já pratica todas as dicas citadas até agora e você ainda quer manter a oficina sempre cheia, você deve fazer um bom plano de marketing para o seu negócio. Mas o que isso significa? Você deve ter meios eficientes para transmitir as vantagens de sua oficina mecânica frente aos concorrentes.
Estes meios podem ser as mídias sociais, os anúncios online e as dezenas de outras ações que irão depender do seu orçamento e também do seu objetivo.
Caso você não possa contratar uma agência especializada, mas mesmo assim queira aplicar o marketing em sua oficina mecânica, um bom começo é estudar sobre Marketing Digital e Inbound Marketing para manter a sua oficina sempre cheia.
6. Trabalhe o pós-venda
O pós-venda é tão importante quanto atrair novos clientes para sua oficina mecânica. Ele ajuda a fidelizar aqueles clientes que já existem. Isso porque, além de ser mais fácil convencer um cliente satisfeito a procurar novamente por seus serviços, focar no pós-venda permite que você garanta um lucro recorrente – que, diga-se de passagem, é muito bem vindo em tempos de crise.
Há várias técnicas de pós-vendas sendo utilizadas por vendedores dos mais variados nichos de mercado. Alguns exemplos que podem ser muito bem adaptados às oficinas mecânicas são:
- Os descontos especiais para clientes recorrentes;
- O contato com o cliente para ver se o serviço foi bem executado;
- As pesquisas de satisfação após o serviço prestado.
Esses são apenas alguns exemplos. No entanto, quando se trata de pós-venda, sua criatividade é o limite. Você também deve analisar se os equipamentos da sua oficina mecânica estão compatíveis com seus objetivos. Lembre-se também que manter a oficina mecânica sempre independente da situação econômica é, sem dúvidas, o objetivo de muita gente.
7. Invista em equipamentos
Outra dica para manter a oficina mecânica sempre cheia é você investir em equipamentos automotivos. A Engecass conta com os melhores equipamentos. A empresa oferece desde elevadores hidráulicos, pantográficos e de coluna, a balanceadora de rodas computadorizada, alinhadores de automóveis, desmontadora de pneus e até duplicadores de vagas que servem para você administrar melhor o espaço do seu negócio.
8. Contrate bons profissionais
Outra dica para você manter a oficina sempre cheia é contratar bons profissionais. Analise o currículo das pessoas que chegarem até você, veja a experiência em relação ao ramo automotivo e se elas têm cursos que podem ser aplicados em determinadas áreas.
Na hora que montar o seu time de trabalho, coloque os colaboradores em seus locais certos. Não desperdice talento e invista nos profissionais que desejam sempre aprender coisas novas e se capacitar.
9. Ofereça wi-fi para os clientes
Hoje todos querem se conectar à Internet, não é verdade? Ninguém consegue ficar muito tempo sem checar o Facebook ou dar aquela espiadinha no Instagram. Portanto, é importante que você ofereça um espaço para os clientes com wi-fi e conforto no momento em que eles estão nas suas dependências e, naturalmente, eles perceberão que tecnologicamente a empresa está bem aparelhada.
10. Facilite o pagamento dos serviços
Outra dica para você manter a oficina sempre cheia é facilitar o pagamento dos serviços. Lembre-se que seu cliente é a joia da sua casa. Ele tem que ser bem tratado e você precisa resolver o problema do automóvel dele, mostrar transparência e real necessidade de executar o serviço.
Para convencer o cliente em fazer o serviço com você, facilite o pagamento e deixe-o satisfeito. Aqui vale a pena ter aquela maquininha de cartão de crédito, para dividir o valor do trabalho várias vezes ou criar uma espécie de carnê para sua oficina, onde as pessoas poderão pagar pelo serviço mais caro, de forma mais parcelada.
Agora que você aprendeu essas 10 dicas para manter a oficina sempre cheia, que tal colocá-las em prática? Siga nossas sugestões e tenha muito sucesso em seu negócio!
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