Dicas para oficinas: reduzindo custos sem impactar na qualidade dos serviços

23 out, 2018 | Dicas para gestão, Equipamentos para oficina, Super Dicas | 0 Comentários

Umas das principais dicas para oficinas mecânicas é reduzir os custos. Mas como fazer isso sem impactar na qualidade dos serviços oferecidos por sua oficina? Neste post, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar a reduzir os custos, mantendo a qualidade dos serviços que você oferece.

Afinal, todos nós sabemos que os consumidores atuais procuram por empreendimentos que praticam preços justos e asseguram a qualidade no serviço prestado.

Pois então, quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe com muita atenção o nosso artigo, aprenda nossas dicas e coloque-as em prática. Tenha um empreendimento de muito sucesso!

1. Dicas para oficinas: faça uma análise da sua

Umas das dicas para oficinas é fazer a análise do empreendimento. Antes de tomar qualquer atitude para reduzir seus custos, saiba onde sua oficina realmente gasta mais do que o necessário. Para isso, você deve analisar todos os seus gastos em um período de tempo. Pegue como exemplo os últimos 12 meses e reconheça os pontos onde o custo foi exagerado.

E-book 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Engecass

Ao fazer essa análise, você conseguirá identificar se o custo foi maior por causa do uso de algum equipamento ou produto ou pelo tempo excessivo gasto em uma tarefa. Tudo isso faz com que o custo da oficina cresça ao longo do tempo.

Entretanto, para fazer essa análise, conte com um sistema de Oficina Integrada, que o ajudará na hora de fazer o diagnóstico dos seus gastos. O ideal é que se tenha um relatório de fluxo de caixa, onde você verá o exato ponto em que seus custos passaram a aumentar, e então você poderá fazer uma análise minuciosa a partir deste documento.

2. Evite desperdícios

Depois de fazer a análise dos custos, você deve encontrar a causa dos desperdícios. Elas podem estar nos produtos utilizados durante os serviços de reparo e manutenção. Para solucionar o problema, você pode tomar algumas atitudes. Uma delas é acompanhar de perto como seus mecânicos realizam algumas tarefas.

Verifique o exato ponto onde acontecem os desperdícios. No entanto, entenda que isto não deve ser feito para ameaçar seus funcionários, mas como uma ação que deve ter caráter educativo, ou seja, ensinar ao mecânico a melhor maneira de utilizar os produtos.

3. Mantenha uma boa gestão do estoque

Na lista de dicas para oficinas está a boa gestão do estoque. Manter seu estoque organizado é uma excelente maneira de reduzir os custos. Se você sabe quantos produtos estão estocados, pode fazer um controle mais específico e pontual do que é utilizado.

Assim, quando o mecânico apontar na ordem de serviço que utilizou tal item, o mesmo já será descontado do estoque e você poderá fazer o acompanhamento em tempo real.

4. Invista em seus colaboradores

O investimento em seus colaboradores deve estar na lista de dicas para oficinas. É que quanto mais você investe em capacitação profissional e em equipe qualificada, mais você evita prejuízos com mau uso do equipamento da sua oficina mecânica.

Lembre-se que uma mão de obra treinada realiza os serviços de forma mais consciente, sem gerar gastos desnecessários. Além disso, os colaboradores serão mais eficientes nos reparos e nas manutenções dos automóveis.

5. Mantenha sua oficina organizada

Treinar e capacitar seus colaboradores também deve fazer parte das suas dicas para oficinas. O treinamento e a capacitação são maneiras de elevar o nível de habilidade do seu time de profissionais. No entanto, organizar e aproveitar o espaço de trabalho também motivam o profissional que trabalha na oficina mecânica.

Portanto, treine os mecânicos para que eles sejam organizados. As peças que somem geram gastos desnecessários ou atrasam a entrega dos serviços.

Além disso, os clientes que entram numa oficina organizada saem de lá com uma boa impressão da empresa. Para deixar sua oficina organizada, invista em carrinhos e caixas de ferramentas designadas para cada peça. Não se esqueça de incentivar os funcionários a limparem o espaço de trabalho depois que terminarem o serviço.

6. Tenha equipamentos de qualidade

Uma boa oficina mecânica precisa ter equipamentos de qualidade para reduzir seus custos. Por isso, veja as necessidades da sua oficina, os serviços que ela oferece, os equipamentos que possui. Caso você tenha necessidade de adquirir elevadores automotivos, balanceadoras ou alinhadores, procure por empresas que têm experiência no mercado automotivo e adquire os equipamentos desses fabricantes. Escolha os equipamentos que oferecem garantia.

Conheça o melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação!

Não se esqueça que os equipamentos mais modernos não são um gasto supérfluo. Pelo contrário, é um investimento que trará um grande retorno para sua oficina mecânico e isso acontecerá em pouco tempo.

Agora que você aprendeu essas 6 dicas para oficinas mecânicas para reduzir custos sem impactar na qualidade dos serviços, que tal colocá-las em prática agora mesmo? Siga as nossas sugestões e faça a economia necessária para alavancar seu negócio!

Gostou das nossas dicas? Leia o nosso próximo post e conheça 5 tendências de oficinas mecânicas para os próximos cinco anos!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *