10 dicas para uma oficina mecânica eficiente

14 set, 2018 | Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

Você que trabalha com oficina mecânica já sabe como é importante ter um negócio eficiente, não é mesmo? A concorrência é grande e os clientes estão cada vez mais exigentes. Portanto, para atender a demanda com qualidade, é necessário capacitar sua equipe, investir em equipamentos automotivos e ficar atento à gestão do seu negócio.

Entretanto, para ajudá-lo a ter uma oficina mecânica eficiente, preparamos este post. Nele, vamos apresentar 10 dicas incríveis para você aplicar em seu empreendimento. Ficou interessado em conhecê-las? Então, acompanhe a leitura!

1. Escolha bons fornecedores

Atualmente não faltam fornecedores para oficina mecânica. No entanto, não é sempre que a quantidade significa qualidade. O ideal é estabelecer um relacionamento de proximidade e confiança com eles, mantendo um bom contato em longo prazo. Além disso, é bom verificar a possibilidade de descontos e observar se o fornecedor escolhido consegue cumprir os prazos estabelecidos.

2. Aposte nas capacitações

Para que seus profissionais possam atender as demandas dos clientes, você deve capacitá-los. Isso também é importante para que eles possam utilizar as ferramentas de maneira mais apropriada. Veja se eles conhecem bem os produtos que são ofertados pela oficina e aposte em treinamentos.

3. Foque na gestão financeira

Para você poder focar na gestão financeira, divida o patrimônio empresarial e pessoal. Isso pode ser feito por meio da definição de um pró-labore para os sócios que exercem funções administrativas. Mas essa é só uma das etapas.

60 dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Engecass

O controle dos fluxos de caixa deve ser a atividade mais importante, pois com ele, você realiza um monitoramento mais dinâmico e, para isso, terá que contar também com a automação de um software.

4. Invista em equipamentos modernos e infraestrutura

Você já deve ter percebido que não há mais espaço no mercado para oficinas mecânicas amadoras, que operam na base do “achismo” e com pouco profissionalismo. A concorrência está cada vez mais acirrada e os consumidores mais exigentes. Esses mesmos clientes priorizam os serviços de qualidade e que ajudam a economizar tempo.

Por isso, investir em equipamentos modernos como alinhadores de direção 3D e balanceadoras computadorizadas é garantir uma infraestrutura preparada para atender este público.

5. Priorize a boa comunicação com seus clientes

Apesar da comunicação ser uma área ignorada pelas oficinas mecânicas mais “amadoras”, ela é essencial, pois evita erros operacionais, reclamações e consequentemente retrabalho dos funcionários. Quando o cliente chega à oficina mecânica, o ideal é que você tenha colaboradores que possam atendê-lo bem e que saibam identificar os problemas.

6. Agregue valor aos serviços

Alinhar as rodas do automóvel e trocar o óleo são serviços essenciais para qualquer oficina mecânica. Mas oferecer apenas serviços básicos como estes, já não é mais o suficiente para se destacar no mercado.

É preciso inovar através de serviços de alto valor agregado, como balanceamento computadorizado e alinhamento 3D. Tais serviços diferenciam sua oficina mecânica e ainda atrai clientes mais qualificados, preocupados mais com a qualidade do que com o preço.

7. Estabeleça metas e incentivos

Programas de incentivos e metas são duas práticas comuns em ramos como escritórios administrativos, fábricas e agências de publicidade. No entanto, não são práticas muito exploradas em oficinas mecânicas.

De forma geral, as metas ajudam a parte administrativa a ter um controle maior sobre o rendimento dos funcionários. Já os incentivos servem como uma motivação a mais para os funcionários e criam uma competição saudável onde saem ganhando de alguma forma.

8. Aplique o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto é utilizado por empresas inovadoras que buscam, em poucas palavras, focar nas tarefas que mais trazem resultados para o negócio. Na prática, ele é aplicado identificando quais são as pequenas tarefas (20%) que mais produzem resultado (80%) para, em seguida, investir esforços e recursos naquilo que realmente importa.

9. Crie uma estratégia para pós-venda

A estratégia para o pós-venda é uma prática utilizada por empresas prestadoras de serviços, como agências de marketing e prestadores de seguros. Não há fórmula mágica que garante uma pós-venda que sempre funcione, até porque tudo depende da disposição de recursos (humanos e financeiros) de cada oficina mecânica.

Entretanto, uma boa ideia é recolher o contato dos clientes como e-mail ou telefone, e oferecer descontos especiais no futuro. Além de lembrar do serviço de qualidade da sua oficina, o cliente ainda ficará feliz em poder contar com um desconto.

10. Mantenha o ambiente sempre organizado

A oficina mecânica é caracterizada pela grande quantidade de equipamentos disponíveis para que os profissionais executem seus trabalhos. Mantê-la organizada é passar uma boa imagem ao cliente e, ao mesmo, tempo facilitar o trabalho da sua equipe.

Agora você já sabe como tornar sua oficina mecânica mais eficiente, não é verdade? Coloque essas 10 dicas em prática e tenha sucesso em seu empreendimento!

Quer saber como deixar sua oficina bem equipada? Acesse o próximo post e conheça 6 equipamentos indispensáveis para oficinas mecânicas modernas!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Experiência do Cliente na Oficina: o que é e como implementar

Todos sabemos que manter a satisfação do cliente em níveis elevados não é tarefa fácil nos dias atuais, muito em função da grande concorrência e das mudanças de comportamento do consumidor. Mas, isso tem solução. Você já ouviu falar da Experiência do Cliente na...

Delivery de Estética Automotiva: como aproveitar esta oportunidade?

Basta andar pelas ruas para perceber o crescimento das entregas em domicílio. Esta tendência ganhou força nos últimos anos e está impactando os mais diversos setores da economia. Por isso, no artigo de hoje vamos abordar o delivery de estética automotiva.  De fato,...

Curiosidades sobre elevadores automotivos: conheça a história e sua evolução tecnológica

De fato, os mecânicos de automóveis geralmente são retratados em filmes e programas de TV deitados de costas, saindo de baixo de um veículo. Faz tempo que esta imagem deixou de retratar a realidade. Atualmente há uma enorme variedade de equipamentos que permitem um...

Estabilidade do veículo: veja como os elevadores automotivos podem ajudar?

Ao conduzir um automóvel, é essencial que ele reaja prontamente aos comandos do motorista. Isso não só garante a segurança dos ocupantes, mas também torna a experiência de condução mais agradável. Existem vários fatores que contribuem para a estabilidade do veículo....

Redes Sociais para Oficina Mecânica: Estratégias que Aumentam a Presença Digital

Inegavelmente, a internet é hoje um indispensável canal de comunicação para praticamente todos os segmentos. Sua importância também é inquestionável no setor de reparação automotiva. Porém, uma dúvida sempre passa pela cabeça dos mecânicos: como escolher a melhor...

Seus clientes reclamam do preço dos serviços automotivos? Veja o que fazer!

Quem realiza o sonho de ter uma oficina mecânica sabe como é bom ver o cliente sair satisfeito com seu carro. Por outro lado, quando ele reclama do preço dos seus serviços automotivos, fica aquela sensação de que algo deu errado, não é mesmo? Mas, esta história pode...

Como implementar o uso de EPI na oficina mecânica?

Os cuidados com a segurança são um ponto central para a indústria automobilística como um todo e não poderia ser diferente no setor de reparação automotiva. Entre eles está o uso de EPI na oficina mecânica.  A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e...

Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral. Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são...

Revisão de carros usados: o que não pode ficar de fora?

A frota de carros no Brasil está envelhecendo a cada ano que passa. Este processo, que começou em 2014, revela que há mais carros rodando por mais tempo e, portanto, ficam mais propensos a precisar de manutenção. Por isso, neste artigo você vai saber o que não pode...

Qual a melhor forma de fazer a precificação do serviço mecânico?

Não é sem motivo que boa parte dos mecânicos sente dificuldade na hora de fazer a precificação do serviço mecânico.  Primeiramente, pelo fato de que tais serviços podem ser complexos e bem variados. Os custos de operação de uma oficina mecânica também podem ser muito...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *