Qual a diferença entre alinhador de rodas comum e alinhador digital 3d?

12 dez, 2017 | Elevadores Automotivos

Um dos procedimentos mais procurados pelos clientes no auto center é o alinhamento das rodas do automóvel. Mas você sabia que existem algumas diferenças entre o alinhador de rodas comum e o alinhador digital 3d? No artigo de hoje você vai aprender quais os sistemas de alinhamento que existem e quais as diferenças entre eles.

Se você ficou interessado no assunto, leia nosso post até o fim e fique bem informado! Lembre-se que com as informações certas você poderá indicar o melhor procedimento aos seus clientes e fazer com que eles sintam cada vez mais confiança em sua empresa e em seus serviços. Então, vamos lá!

Quais os tipos de alinhamento que existem?

Há vários tipos de alinhamento indicados para os automóveis. Porém, os mais conhecidos são o alinhamento manual (ou óptico), alinhamento eletrônico computadorizado (ou a lazer) e o procedimento mais simples e rápido que é feito com o alinhador 3d. Esse último é um dos mais procurados nas oficinas mecânicas e nos auto centers e também o mais indicado pelos mecânicos.

Qual a diferença entre o alinhamento comum e o alinhador digital 3d?

 

1. Alinhador manual

O alinhador manual é considerado o mais antiquado. Ele é feito por canhões de luz que são presos a roda do automóvel. Esses projetam um feixe luminoso no painel a frente do veículo e mostra o quanto as rodas estão desalinhadas.

2. Alinhador a laser

No alinhamento a laser, os canhões de luz são trocados por projetores a laser, o que torna o processo mais rápido e preciso. O equipamento que faz esse tipo de alinhamento possui um painel escalonado com uma chapa de aço, 2 ou 4 garras rápidas construídas em alumínio, duas escadas para centragem de volante, uma trava de volante, uma trava de freio, dois pratos dianteiros, que são exclusivamente fornecidos para uso em vala e duas bandejas traseiras.

O equipamento também possui um jogo de cavalete para fixação do painel, que é exclusivo para o uso em rampa de alinhamento.

3. Alinhador digital 3d

O alinhador digital 3d é bem diferente dos outros dois processos. Esse tipo de alinhador tem um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.

Como já dissemos, essa tecnologia aumenta a precisão e ainda reduz a perda de calibração dos equipamentos, já que os refletores nas rodas não precisam de calibração e os sensores estão fixos. No alinhamento digital 3d, o técnico só precisa comparar o resultado obtido pelo programa, que traz instaladas as medidas de vários modelos de carro e mostra a correção que deverá ser feita.

Qual é o equipamento utilizado como alinhador 3d?

O alinhador digital 3d é um equipamento de alta tecnologia que é utilizado para alinhamento de rodas de automóveis e camionetes. Ele realiza medições de camber, KPI, convergência, centralização de volante e set-back. O alinhador 3d possibilita uma leitura precisa através de imagens de alta definição.

O equipamento pode ser utilizado em valas ou rampa de alinhamento. Ele também dispensa os cabos de comunicação, carregadores de baterias, wireless ou bluetooth. Uma das vantagens do equipamento é que possui um software com dados de veículos nacionais e importados. Também é importante frisar que ele possui maior rapidez na realização do alinhamento, tem 4 placas com garras, computador e impressora de última geração, pratos dianteiros, trava de volante e trava de freios inclusas.

Viu como há diferenças entre o alinhador comum e o alinhador digital 3d? Agora que você já sabe, poderá escolher o melhor equipamento para ajudar na execução dos serviços do seu auto center, não é verdade?

Nosso conteúdo foi útil? Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Engecass Elevadores Automotivos os equipamentos indispensáveis para o alinhamento e balanceamento dos veículos!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...
oficinas mecânicas modernas

16 ferramentas ideais para oficinas mecânicas modernas

Você sabia que existem ferramentas que são ideais para as oficinas mecânicas modernas? Se você ainda não sabe quais, leia o nosso post e conheça cada uma delas!

customização de carros

Customização de carros: Um mercado que cresce no Brasil

Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.  De acordo...
elevador pantográfico móvel

A praticidade do elevador pantográfico móvel na estética automotiva

De acordo com um levantamento recente, a procura por serviços de estética automotiva cresceram quase 90% no período de pandemia, o que aponta - diferente de muitos outros setores - para um aquecimento desse mercado no Brasil.  No entanto, apesar da notícia agradar os...
mecânico automotivo

10 fatores fundamentais em um mecânico automotivo

Quem trabalha como mecânico automotivo sabe bem como o mercado mudou nos últimos anos e como, cada vez mais, os consumidores estão exigentes. Sendo assim, é uma estratégia comercial aprimorar os conhecimentos técnicos para oferecer serviços de alta qualidade.  E isso...