alinhador de rodas comum e alinhador digital 3d

Qual a diferença entre alinhador de rodas comum e alinhador digital 3d?

Em tempos de tecnologia, o seu auto center ou oficina mecânica pode contar com equipamentos e ferramentas avançadas para otimizar e melhorar a qualidade de diferentes serviços no dia a dia. Exemplo disso é o alinhador digital 3D para alinhamento de rodas!

E se você já ouviu falar nesse tipo solução, mas ainda não sabe bem o que diferencia um alinhador 3D de um alinhador comum, nós preparamos este post com algumas dicas e informações úteis sobre o assunto.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos! Boa leitura!

 

Quais os tipos de alinhamento que existem?

Há diferentes tipos possíveis de alinhamentos para carros no mercado. Porém, os mais conhecidos são o alinhamento manual (ou óptico), alinhamento eletrônico computadorizado (ou a lazer) e o procedimento mais simples e rápido que é feito com o alinhador 3d.

Esse último é um dos mais procurados atualmente nas oficinas mecânicas e nos auto centers, já que seu funcionamento agrega muito mais vantagens e rapidez ao serviço do que outros modelos, conforme veremos com mais detalhes nos próximos tópicos.

 

Qual a diferença entre o alinhamento comum e o alinhador digital 3d?

Para entender melhor na prática o que diferencia um alinhador digital 3D de outros modelos comuns, nós explicamos as principais funcionalidades de cada um desses equipamentos. Confira!

 

1. Alinhador manual

O alinhador manual é considerado o mais antiquado. Ele é feito por canhões de luz que são presos a roda do automóvel. Esses projetam um feixe luminoso no painel a frente do veículo e mostra o quanto as rodas estão desalinhadas.

 

2. Alinhador a laser

Alinhador a laser -

No alinhamento a laser, os canhões de luz são trocados por projetores a laser, o que torna o processo mais rápido e preciso. O equipamento que faz esse tipo de alinhamento possui um painel escalonado com uma chapa de aço, 2 ou 4 garras rápidas construídas em alumínio, duas escadas para centragem de volante, uma trava de volante, uma trava de freio, dois pratos dianteiros, que são exclusivamente fornecidos para uso em vala e duas bandejas traseiras.

O equipamento também possui um jogo de cavalete para fixação do painel, que é exclusivo para o uso em rampa de alinhamento.

 

3. Alinhador digital 3d

Alinhador digital 3D

O alinhador digital 3d é bem diferente dos outros dois processos. Esse tipo de alinhador tem um sensor que lê a posição de um refletor instalado em cada roda e mostra na tela do computador um desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica.

Como já dissemos, essa tecnologia aumenta a precisão e ainda reduz a perda de calibração dos equipamentos, já que os refletores nas rodas não precisam de calibração e os sensores estão fixos. No alinhamento digital 3d, o técnico só precisa comparar o resultado obtido pelo programa, que traz instaladas as medidas de vários modelos de carro e mostra a correção que deverá ser feita.

 

Qual é o equipamento utilizado como alinhador 3d?

O alinhador digital 3d é um equipamento de alta tecnologia que é utilizado para alinhamento de rodas de automóveis e camionetes. Ele realiza medições de camber, KPI, convergência, centralização de volante e set-back. O alinhador 3d possibilita uma leitura precisa através de imagens de alta definição.

O equipamento pode ser utilizado em valas ou rampa de alinhamento. Ele também dispensa os cabos de comunicação, carregadores de baterias, wireless ou bluetooth. Uma das vantagens do equipamento é que possui um software com dados de veículos nacionais e importados. Também é importante frisar que ele possui maior rapidez na realização do alinhamento, tem 4 placas com garras, computador e impressora de última geração, pratos dianteiros, trava de volante e trava de freios inclusas.

A Engecass, referência no desenvolvimento e produção de equipamentos automotivos de alta qualidade no Brasil, oferece um alinhador digital 3D moderno, eficiente e com excelente custo-benefício no mercado, já que o produto é de fábrica.

O AL-3D da empresa tem câmeras de última geração e com uma resolução de ótima resolução, o que garante medições mais precisas e seguras. Ele permite que o alinhamento seja feito com maior mais rapidez que um alinhador de rodas comum, transmitindo as medições de camber, KPI, convergência/divergência, centralização de volante e set-back em tempo real diretamente para o computador.

Alinhador 3D de direção | Conheça e peça seu orçamento | Engecass Equipamentos Automotivos

E quais as vantagens de um alinhador digital 3D para a sua oficina?

Assim como qualquer outro equipamento automotivo moderno, o alinhador de rodas 3D também permite agregar muito mais qualidade, segurança e produtividade de sua oficina mecânica.

Logo, investir em um equipamento desse tipo é também otimizar e gerar mais valor aos seus serviços.

Mas para enumerar melhor quais são essas diferenciais agregados por um alinhador digital 3D, nós destacamos os seguintes pontos:

  • medições completas e mais assertivas;
  • imagens de alta definição;
  • leitura e alinhamentos mais rápidos;
  • facilidade de operação;
  • dispensa a necessidade de cabos de comunicação;

Viu como há diferenças entre o alinhador comum e o alinhador digital 3d? Agora que você já sabe, poderá escolher o melhor equipamento para ajudar na execução dos serviços do seu auto center, não é verdade?

 

Nosso conteúdo foi útil? Você tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a Engecass Elevadores Automotivos os equipamentos indispensáveis para o alinhamento e balanceamento dos veículos!

Deixe seu comentário
5/5 - (1 vote)
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.