Discos e pastilha de freio: saiba quando trocá-los!

6 fev, 2018 | Elevadores Automotivos, Oficina Mecânica | 0 Comentários

Os discos e a pastilha de freio são itens importantes do veículo, pois eles garantem uma boa experiência do motorista ao dirigir o automóvel. Além disso, o sistema de freio também é essencial para a segurança do motorista e dos outros ocupantes do carro, pois evita acidentes como colisões em estradas ou em cruzamentos.

No entanto, você como proprietário de loja de automóveis, já orientou seu cliente sobre a importância de ficar de olho nos discos e na pastilha de freio? É preciso verificar o estado dos freios com regularidade e deixar claro para o seu cliente que a falta de manutenção do automóvel pode ter sérios riscos para ele e os ocupantes.

Entretanto, você realmente sabe quando é o momento certo de trocar esses dois itens? Essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste artigo. Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, vamos lá!

Como funciona o sistema de freios dos carros?

Antes de respondermos a principal pergunta deste post, é preciso saber como funciona o sistema de freios dos automóveis. Você, com certeza, tem essa noção, não é verdade? Entretanto, nunca é demais relembrarmos um pouco sobre o assunto. Afinal, quanto mais bem informado você for, mais o cliente terá confiança em deixar o automóvel em sua loja ou oficina mecânica.

Por isso, vamos relembrar que o sistema de freios funciona da seguinte maneira: quando você pisa no pedal de frenagem, o sistema é ativado e transforma a pressão exercida sobre o pedal em uma força que é capaz de desacelerar o veículo.

Como você pode imaginar, este sistema possui diversos itens importantes que o fazem trabalhar da maneira correta. Ao pisar no pedal, você ativa o servo freio que amplia a força aplicada no pedal para o restante do sistema.

Em seguida, o cilindro mestre, que tem a função de abastecer o sistema com fluído de freio através de dutos é ativado. Ele transforma a pressão mecânica exercida pelo seu pé no pedal em pressão hidráulica. Por sua vez, as pastilhas são acionadas por essa conversão de pressão mecânica em pressão hidráulica. A peça fica em contato direto com os discos de freio. Ela os ativa e causa o atrito com as rodas fazendo com que o automóvel pare.

Onde estão localizados os discos e a pastilha de freio?

Os discos de freio são componentes circulares que ficam nas rodas do veículo. Eles têm contato direto com as pastilhas. Já a pastilha de freio está localizada nas rodas dianteiras. Elas possuem função essencial na frenagem do veículo. Por isso é tão importante que elas estejam em bom estado de conservação.

Discos-pastilha-de-freio

Como saber a hora certa de trocar os itens?

Os discos de freios ficam prejudicados quando estão quebrados, tortos ou gastos. É fácil saber quando eles estão com esses problemas. Basta você perguntar ao cliente se há trepidações no carro, no momento da frenagem. A resposta para essa questão é importante, já que essas trepidações comprometem a segurança de quem ocupa o veículo.

Também é importante verificar a durabilidade dos discos. Em média, eles duram 25 mil quilômetros. No entanto, mais importante que verificar a quilometragem, é analisar o desgaste através da espessura do item, que nunca deve ser inferior ao recomendado pelo fabricante.

Quanto à pastilha de freio, é importante observar o que diz o manual do proprietário do automóvel. Também é preciso verificar a frenagem do veículo para saber se ela está gasta.

Caso o carro perca a frenagem e fique mais instável, este será um dos primeiros sinais de que está na hora de trocar a pastilha de freio. Essa diferença também pode ser sentida no pedal.

Também é importante orientar o condutor do automóvel que a durabilidade da pastilha de freio também dependerá do uso do motorista, pois caso seu cliente não viaje muito e utilize o carro apenas na cidade, o sistema de freios pode ser usado com mais frequência, o que causará certo desgaste nas peças. Entretanto, a pastilha de freio deve ser substituída a cada 20 mil quilômetros rodados.

Agora que você já sabe qual é o momento certo para trocar os discos e pastilha de freio do automóvel, poderá orientar melhor seu cliente, não é verdade? Para que o serviço de manutenção preventiva seja feito com eficiência, não se esqueça de utilizar o elevador automotivo ECO – 2600 da Engecass, que tem como opcional uma rampa para troca de óleo. Ele o ajudará a verificar com maior rapidez os problemas do sistema de freios!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus clientes bem informados sobre o assunto!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *