Você já deve ter percebido que os carros modernos estão ficando maiores e mais pesados, não é mesmo? Neste artigo você vai ficar sabendo porque isso acontece. E vai ver também que, por conta disso, o elevador 4 colunas está cada vez mais requisitado nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.
Esta nossa percepção foi comprovada em uma pesquisa da JATO Dynamics, especializada em fornecer dados para a análise das tendências do mercado automobilístico.
De acordo com o levantamento, o peso médio dos carros vendidos na Europa aumentou 21% em duas décadas. Em 2001 era 1.328 kg. Já em 2022 chegou a 1.600 kg.
Será que esta tendência deve continuar? Confina:
- O efeito globalização
- Carros mais largos e longos
- Isso tem limite?
- Por que, então, os carros estão ficando mais pesados?
- Novas normas de segurança
- A febre dos SUVs
- Oficinas buscam mais segurança com elevador 4 colunas
- Os benefícios do elevador 4 colunas
- Conclusão
O efeito globalização
A indústria automobilística hoje está internacionalizada e os mercados estão interligados.
Os fabricantes estão cada vez mais empenhados em unificar suas ofertas direcionadas à Europa, Ásia e América. Com isso, o segmento Premium ganhou importância.
De fato, o maior mercado – que é o americano – já é dominado por carros grandes.
Por outro lado, o mercado da Europa está sendo impactado pela crescente altura média dos europeus: 10 cm a mais desde a segunda metade do século XIX. Portanto, os carros precisam ser maiores.
Carros mais largos e longos
A segurança é outro fator. O arredondamento dos contornos dos carros cria zonas de deformação para proteger os passageiros, amortecendo os impactos em caso de acidentes.
Há também o fato de que os carros estão cada vez mais equipados com sensores e equipamentos eletrônicos, que precisam de espaço extra para serem instalados.
Além disso, há a questão psicológica. Inegavelmente, temos uma maior sensação de segurança quando estamos em carros maiores, não é mesmo?
Isso tem limite?
A resposta é sim. Acredita-se que este limite até já foi atingido. E o motivo é simples: a infraestrutura das cidades.
As larguras de ruas e estradas, além das vagas de estacionamentos, não aumentam.
Pelo contrário, tendem à redução, em função do melhor aproveitamento dos espaços, tão valorizados nos meios urbanos.
No geral, a expectativa é de que os carros percam o protagonismo nos centros das cidades, cedendo lugar para ciclovias e áreas de convívio mais saudáveis, sem a poluição sonora e atmosférica.
Em outras palavras, os carros devem ficar menores, reduzindo resistência aerodinâmica, com pneus mais estreitos, como já acontece com alguns modelos de carros elétricos.
Por que, então, os carros estão ficando mais pesados?
Ao que tudo indica, a eletrificação dos carros é um caminho sem volta para os próximos anos.
Boa parte da eficiência do carro elétrico vem da aerodinâmica. Quanto menor resistência, menor é a necessidade de energia para continuar o movimento.
No entanto, o maior desafio está no peso das baterias.
Só para exemplificar, o peso médio de um carro elétrico ou híbrido plug-in vendido na Alemanha no ano passado foi 32% maior do que de um equivalente com motor a combustão.
Novas normas de segurança
Fabricar um carro atualmente requer a implementação de uma série de regras rígidas envolvendo a segurança.
Estas novas normas demandam a adição de mais equipamentos.
As cabines estão ganhando pilares e reforços gradativamente mais grossos, transformando-se em verdadeiras “gaiolas”, para resguardar motoristas e passageiros.
Pode parecer que não, mas o isolamento térmico e acústico do carro também interfere porque exige quilos adicionais de materiais como placas e forros.
Hoje em dia, os carros mais avançados neste quesito chegam a pesar 2.818 kg em média. Ao passo que os mesmos modelos fabricados em 2002 tinham peso médio de 2.018 kg.
A febre dos SUVs
Não menos importante, o crescimento dos SUVs no mercado também colabora para o aumento médio do peso dos carros.
A sigla SUV vem do inglês Sport Utility Vehicle, ou veículo utilitário esportivo. São carros de porte avantajado e interior espaçoso, com possibilidade de trafegar dentro e fora das cidades.
Nos Estados Unidos, onde o mercado está abandonando o modelo sedã, os SUVs são 22% mais pesados.
Oficinas buscam mais segurança com elevador 4 colunas
Como não poderia deixar de ser, as oficinas mecânicas se esforçam para acompanhar as novas tendências de mercado.
Assim como nós, os mecânicos também observam este fenômeno da “obesidade” dos carros e já identificam a necessidade de reforçar a estrutura da oficina, para fazer um bom atendimento aos clientes.
Nesse sentido, a escolha pelo elevador 4 colunas parece natural.
Os benefícios do elevador 4 colunas
Na Engecass, por exemplo, os modelos de Elevador Automotivo 4 colunas com Plataforma 9000 kg / 4000 kg estão entre os mais indicados para veículos mais pesados.
Além da estrutura reforçada, a distância entre as colunas é maior do que nos elevadores convencionais. Por isso, são apropriados para veículos de chassi longo.
Eles têm um sistema de elevação com quatro fusos em aço trefilado, com roscas e porcas de trabalho e segurança em nylon encamisadas em aço.
O sistema de segurança é composto por quatro porcas de segurança, que impedem a elevação do veículo em caso de desgaste das porcas de trabalho.
O elevador 4 colunas da Engecass é robusto e tem a segurança necessária para suportar os veículos mais pesados, que estão dominando o mercado.
Conclusão
Mais do que uma percepção, as pesquisas mostram que os carros estão realmente ficando mais largos, longos e pesados.
A evolução do cumprimento e da largura tem um limite imposto pela infraestrutura das cidades. Mas, o peso ainda é um desafio, principalmente com a chegada dos carros elétricos.
Isso tem impactado também as oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias de veículos, que precisam se estruturar adequadamente.
Caso você queira saber mais sobre os modelos de elevador 4 colunas da Engecass, entre em contato com nossos especialistas.
Você é sempre bem-vindo!
0 comentários