Elevador automotivo: dicas para conservar o equipamento

21 jan, 2021 | Elevadores Automotivos

Contar com um elevador automotivo de qualidade em sua oficina mecânica é sem dúvida um diferencial estratégico para o negócio, em especial, no que se refere à produtividade e segurança dos serviços. 

No entanto, assim como com qualquer outro equipamento, os elevadores requerem cuidados especiais e manutenções preventivas para manter a eficiência em dia. 

Por esse motivo, preparamos um post exclusivo sobre como conservar os elevadores automotivos, visando garantir a eficácia das funcionalidades e evitar custos necessários com possíveis consertos.  

Podemos começar? 

Afinal, qual a importância de uma manutenção preventiva no elevador automotivo? 

Os elevadores automotivos são compostos por peças e sistemas específicos na estruturação, como sapatas, parafusos, polias, motores etc. 

Logo, com o tempo de uso, estes componentes se desgastam e, consequentemente, precisam ser substituídos ou consertados. 

Por esse motivo, antes de tudo, a escolha de um bom equipamento de referência é o primeiro passo para garantir uma vida útil mais prolongada e com manutenções mais espaçadas.  

Depois, cuidados diários e manutenções preventivas são essenciais ao longo dos anos, garantindo assim que o equipamento se mantenha sempre em constante uso e com a segurança adequada. 

Quando fazer a manutenção do elevador automotivo? 

O prazo de manutenção do elevador automotivo pode variar conforme a frequência de uso, a conservação e, claro, a qualidade do equipamento. Por isso, reforça-se sempre optar por marcas de referência. 

No entanto, de uma maneira geral, além dos acompanhamentos e cuidados diários com o elevador automotivo, recomenda-se realizar uma manutenção preventiva mais completa ao longo de seu uso.

O mais recomendado pelos fabricantes são:

A cada três meses

A manutenção preventiva do elevador automotivo é indicada, pelo menos, a cada 3 meses, período esse que se indica lubrificar as roldanas e as laterais internas da coluna com graxa. Para isso, basta retirar a proteção do fuso e aplicar o produto nas peças.

A cada 1 ano

No período de um ano de uso do elevador automotivo, recomenda-se fazer a drenagem do óleo das colunas, desmontá-las e verificar o estado dos rolamentos, fusos, porcas e roldanas. Também é preciso trocar as peças que apresentam desgaste.

Verifique se há formação de escamas nos fusos e faça uma limpeza geral com gasolina ou querosene antes de montar novamente. Por fim, reabasteça os reservatórios de cada coluna com mesmo óleo, se não apresentar partículas sólidas

A cada 2 anos

Realizar a troca geral de óleo e filtro do equipamento, conforme especificações do manual do equipamento.

Vale reforçar que todas essas dicas são apenas recomendações gerais, mas que o mais indicado é sempre seguir as orientações do modelo do equipamento.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

E quais dicas são essenciais para conservar o elevador automotivo de uma oficina? 

Conservar o elevador automotivo por mais tempo requer equilíbrio entre materiais de alta qualidade e cuidados especiais frequentes. 

Por isso, a seguir separamos algumas dicas fundamentais para manter essa manutenção em dia e evitar possíveis problemas ou até mesmo a paralisação do equipamento. Confira e tome nota! 

1. Mantenha a organização e limpeza do ambiente 

Para conservar os equipamentos automotivos por mais tempo, a oficina mecânica precisa prezar pela organização e limpeza dos ambientes e, em especial, das áreas que os elevadores funcionam. 

Ou seja, isso significa não deixar ferramentas espalhadas, retirar o excesso de óleo no fim do serviço, utilizar os acessórios e peças adequadas para o bom uso do equipamento e realizar uma limpeza simples e frequente na estrutura. 

2. Equipe capacitada para a utilização correta do elevador 

Os elevadores automotivos são fáceis de usar e contam com sistemas de acionamento modernos e seguros. No entanto, é fundamental que os mecânicos conheçam bem o funcionamento e as funcionalidades do equipamento, justamente para evitar sobrepeso, manuseamento inadequado e forçar a estrutura, trazendo riscos para as pessoas e para os veículos. 

3. Prefira sempre o suporte técnico do fabricante 

Contar com bons fabricantes de elevadores automotivos é importante não apenas para garantir a qualidade do equipamento, mas também por usufruir de suporte técnico especializado ao longo dos anos. 

Isso ajuda a conservar o equipamento, já que as avaliações e manutenções serão feitas por equipes capacitadas e com disponibilidade de peças originais, o que é o mais recomendado. 

Sendo assim, evite consertos “por fora” ou com profissionais que não detêm do mesmo conhecimento técnico que o fabricante. 

4. Siga as recomendações do manual do equipamento 

Ao investir em um elevador automotivo para a sua oficina, o fabricante certamente lhe disponibilizará o manual do equipamento, contendo ali informações úteis desde a montagem, até as manutenções preventivas. 

No manual, você terá instruções de como cuidar melhor das sapatas, como realizar a lubrificação das peças, quais produtos pode utilizar, qual a capacidade do equipamento, entre outros. 

Enfim, essas são algumas das dicas essenciais de como conservar melhor o elevador automotivo em sua oficina mecânica. Afinal, como bem dissemos, assim como qualquer outro equipamento, os elevadores contêm peças e partes que tendem a desgastar ao longo do uso e, portanto, requerem manutenções periódicas no intuito de manter a eficiência por mais tempo, sem riscos à segurança e à produtividade dos serviços. 

Gostou? Para incrementar ainda mais e melhorar a conservação de seus equipamentos automotivos, confira também nosso próximo post e descubra outras dicas de como realizar uma manutenção preventiva eficaz em sua oficina. Boa leitura! 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários