Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.
Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as tradicionais valetas mecânicas, este elevador costuma apresentar um custo-benefício superior em comparação a outros modelos de equipamentos automotivos.
E para entender melhor o que é, como funciona, os diferenciais e quando investir em um elevador automotivo pantográfico para a sua oficina, nós preparamos um post repleto de dicas e informações úteis com tudo sobre o assunto. Confira.
Afinal, o que é um elevador automotivo pantográfico?
Há diferentes modelos de elevadores automotivos no mercado e estes equipamentos agregam valores e benefícios práticos à uma oficina mecânica ou autocenter.
No entanto, vista a variedade de opções existentes, é preciso avaliar e definir alguns critérios de escolha, conforme as necessidades e especificidades do estabelecimento. E, dentro dessa enorme gama de opções, há o elevador automotivo pantográfico, considerado um dos modelos mais eficientes, compactos e inteligentes para oficinas modernas.
Na prática, o que difere um elevador automotivo pantográfico de outros modelos convencionais é a estrutura retrátil. Enquanto a maior parte dos equipamentos sustenta e eleva as plataformas por meio de colunas e portais, o pantográfico as movimenta por um sistema articulado, que permite abrir e fechar os braços em um efeito “sanfona”.
E quais as vantagens de um elevador automotivo pantográfico?
Como bem destacamos, ter um elevador automotivo profissional agrega inúmeras vantagens aos serviços, como segurança e produtividade, principalmente em comparação às estruturas fixas e obsoletas, como as tradicionais valetas.
Porém, como há diversos modelos de equipamentos disponíveis, deve-se levar em consideração alguns fatores antes de investir em qualquer elevador. E, mais especificamente sobre os pantográficos, nós destacamos a seguir alguns dos principais diferenciais.
- Otimização de espaço – por conseguir “recolher” a estrutura por completo até o chão, o elevador automotivo pantográfico não ocupa muito espaço quando fechado, otimizando o ambiente de forma muito mais prática e inteligente;
- Segurança – a estrutura de um elevador automotivo pantográfico é extremamente robusta e estável, o que garante total segurança nos serviços, tanto para a equipe, como para os carros dos clientes;
- Praticidade – infinitamente mais prático e versátil do que as antigas valetas mecânicas, o elevador pantográfico permite que os profissionais trabalhem em diferentes alturas, com mais espaço, visibilidade e flexibilidade durante os serviços;
- Versatilidade – o elevador automotivo pantográfico atende a diferentes tipos de serviços, desde de estéticos, até manutenções gerais nos carros.
Quais os melhores elevadores pantográficos e para que são indicados?
Para entender como os equipamentos automotivos são variados, dentro da própria categoria de elevadores pantográficos é possível encontrar diferentes tipos e estruturas no mercado, cada qual com características específicas.
A seguir, destacamos alguns destes exemplos.
Elevador pantográfico de sobrepor
Como o próprio nome sugere, o elevador automotivo pantográfico de sobrepor é instalado acima do chão, o que garante total segurança no posicionamento do veículo, trazendo mais praticidade e economia ao espaço.
Assim como outros modelos, este elevador pantográfico automotivo atende tanto às necessidades de serviços de estética, como de manutenção.
Elevador pantográfico de embutir
Diferentemente do modelo anterior, o elevador pantográfico de embutir é instalado no mesmo nível do piso, ou seja, completamente embutido.
Com a vantagem de otimizar ainda mais o espaço físico da oficina, este equipamento agrega segurança e praticidade total aos serviços, eliminando qualquer possibilidade de acidentes, dando mais flexibilidade de trabalho aos profissionais.
Elevador pantográfico móvel
Um outro tipo de elevador automotivo pantográfico disponível no mercado é o móvel. Com uma estrutura mais compacta e leve, este equipamento pode ser facilmente movimentado dentro da oficina mecânica ou autocenter, permitindo assim que as equipes possam realizar os serviços em diferentes espaços.
Além da segurança e robustez, o elevador pantográfico móvel permite também aumentar a produtividade do estabelecimento, já que possibilita realizar os serviços onde o veículo estiver.
Outras informações e dicas importantes sobre os elevadores automotivos pantográficos
Para finalizar, destacamos também algumas dúvidas mais comuns sobre o elevador automotivo pantográfico. Confira e tome nota!
- Quão seguro é um elevador pantográfico? – a estrutura pantográfica é utilizada em diversos equipamentos industriais há anos e a segurança e estabilidade dos braços é comprovadamente superior a muitos outros tipos de sistemas;
- Qual a capacidade de um elevador automotivo pantográfico? – depende do modelo, mas em geral, a capacidade varia de 3 a 3,5 mil Kg, o que supera o peso dos principais modelos das montadoras no país;
- Qual o tempo de elevação de um elevador pantográfico? – em média, 50 segundos.
- Qual a altura de elevação de um elevador pantográfico? – em geral, os melhores elevadores pantográficos podem se elevar até 1.850mm.
Essas são as dicas e informações úteis sobre o elevador automotivo pantográfico e como tal equipamento se diferencia dos demais modelos convencionais. Agora, sabendo de todas as vantagens e benefícios práticos, por que não investir em um para asua oficina mecânica ou autocenter?
Para saber quanto custa um elevador automotivo pantográfico de fábrica e qual o melhor modelo para as suas necessidades, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação dos equipamentos Engecass.
Teste
Olá, tudo bem?
Obrigado pelo interesse nos produtos da Engecass. Por favor, preencha o formulário no link que um de nossos consultores entrará em contato o quanto antes.
https://materiais.engecass.com.br/fale_com
Att,
Equipe Engecass.