elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas. 

Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as tradicionais valetas mecânicas, este elevador costuma apresentar um custo-benefício superior em comparação a outros modelos de equipamentos automotivos. 

E para entender melhor o que é, como funciona, os diferenciais e quando investir em um elevador automotivo pantográfico para a sua oficina, nós preparamos um post repleto de dicas e informações úteis com tudo sobre o assunto. Confira.

 

Afinal, o que é um elevador automotivo pantográfico? 

diferentes modelos de elevadores automotivos no mercado e estes equipamentos agregam valores e benefícios práticos à uma oficina mecânica ou autocenter. 

No entanto, vista a variedade de opções existentes, é preciso avaliar e definir alguns critérios de escolha, conforme as necessidades e especificidades do estabelecimento. E, dentro dessa enorme gama de opções, há o elevador automotivo pantográfico, considerado um dos modelos mais eficientes, compactos e inteligentes para oficinas modernas. 

Na prática, o que difere um elevador automotivo pantográfico de outros modelos convencionais é a estrutura retrátil. Enquanto a maior parte dos equipamentos sustenta e eleva as plataformas por meio de colunas e portais, o pantográfico as movimenta por um sistema articulado, que permite abrir e fechar os braços em um efeito “sanfona”. 

Elevador Pantográfico: Quer saber as vantagens? Baixe agora este Infográfico e veja as principais! | Engecass

E quais as vantagens de um elevador automotivo pantográfico? 

Como bem destacamos, ter um elevador automotivo profissional agrega inúmeras vantagens aos serviços, como segurança e produtividade, principalmente em comparação às estruturas fixas e obsoletas, como as tradicionais valetas. 

Porém, como há diversos modelos de equipamentos disponíveis, deve-se levar em consideração alguns fatores antes de investir em qualquer elevador. E, mais especificamente sobre os pantográficos, nós destacamos a seguir alguns dos principais diferenciais.

  • Otimização de espaço – por conseguir “recolher” a estrutura por completo até o chão, o elevador automotivo pantográfico não ocupa muito espaço quando fechado, otimizando o ambiente de forma muito mais prática e inteligente; 
  • Segurança – a estrutura de um elevador automotivo pantográfico é extremamente robusta e estável, o que garante total segurança nos serviços, tanto para a equipe, como para os carros dos clientes; 
  • Praticidade – infinitamente mais prático e versátil do que as antigas valetas mecânicas, o elevador pantográfico permite que os profissionais trabalhem em diferentes alturas, com mais espaço, visibilidade e flexibilidade durante os serviços; 
  • Versatilidade – o elevador automotivo pantográfico atende a diferentes tipos de serviços, desde de estéticos, até manutenções gerais nos carros

 

Quais os melhores elevadores pantográficos e para que são indicados? 

Para entender como os equipamentos automotivos são variados, dentro da própria categoria de elevadores pantográficos é possível encontrar diferentes tipos e estruturas no mercado, cada qual com características específicas. 

A seguir, destacamos alguns destes exemplos.

 

Elevador pantográfico de sobrepor 

Como o próprio nome sugere, o elevador automotivo pantográfico de sobrepor é instalado acima do chão, o que garante total segurança no posicionamento do veículo, trazendo mais praticidade e economia ao espaço. 

Assim como outros modelos, este elevador pantográfico automotivo atende tanto às necessidades de serviços de estética, como de manutenção. 

Elevador Hidráulico Pantográfico 3500kg - Montagem acima do piso | Engecass

Elevador pantográfico de embutir 

Diferentemente do modelo anterior, o elevador pantográfico de embutir é instalado no mesmo nível do piso, ou seja, completamente embutido. 

Com a vantagem de otimizar ainda mais o espaço físico da oficina, este equipamento agrega segurança e praticidade total aos serviços, eliminando qualquer possibilidade de acidentes, dando mais flexibilidade de trabalho aos profissionais. 

Elevador pantográfico de embutir | Engecass

Elevador pantográfico móvel 

Um outro tipo de elevador automotivo pantográfico disponível no mercado é o móvel. Com uma estrutura mais compacta e leve, este equipamento pode ser facilmente movimentado dentro da oficina mecânica ou autocenter, permitindo assim que as equipes possam realizar os serviços em diferentes espaços. 

Além da segurança e robustez, o elevador pantográfico móvel permite também aumentar a produtividade do estabelecimento, já que possibilita realizar os serviços onde o veículo estiver. 

Elevador pantográfico móvel | Engecass

Outras informações e dicas importantes sobre os elevadores automotivos pantográficos 

Para finalizar, destacamos também algumas dúvidas mais comuns sobre o elevador automotivo pantográfico. Confira e tome nota! 

  • Quão seguro é um elevador pantográfico? – a estrutura pantográfica é utilizada em diversos equipamentos industriais há anos e a segurança e estabilidade dos braços é comprovadamente superior a muitos outros tipos de sistemas; 
  • Qual a capacidade de um elevador automotivo pantográfico? – depende do modelo, mas em geral, a capacidade varia de 3 a 3,5 mil Kg, o que supera o peso dos principais modelos das montadoras no país; 
  • Qual o tempo de elevação de um elevador pantográfico? – em média, 50 segundos. 
  • Qual a altura de elevação de um elevador pantográfico? – em geral, os melhores elevadores pantográficos podem se elevar até 1.850mm. 

Essas são as dicas e informações úteis sobre o elevador automotivo pantográfico e como tal equipamento se diferencia dos demais modelos convencionais. Agora, sabendo de todas as vantagens e benefícios práticos, por que não investir em um para asua oficina mecânica ou autocenter? 

 

Para saber quanto custa um elevador automotivo pantográfico de fábrica e qual o melhor modelo para as suas necessidades, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação dos equipamentos Engecass. 

Solicite já um orçamento de nossos produtos! | Clique aqui | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.