Elevador automotivo: saiba como treinar a equipe e tirar o máximo desempenho.

30 nov, 2022 | Elevadores Automotivos

O elevador automotivo é um equipamento complexo, com muita tecnologia de ponta embarcada. Por isso, é importante que a equipe de operação e manutenção esteja bem capacitada para garantir o melhor desempenho. No entanto, saber como treinar a equipe para operar um elevador automotivo não é tarefa fácil. 

É preciso considerar diversos fatores, como o tipo de equipamento, as características do serviço, o segmento de clientes e o perfil dos funcionários.

Os elevadores automotivos são um investimento importante para qualquer oficina mecânica, autocenter ou concessionária que pretenda melhorar a produtividade.

Neste artigo, vamos abordar algumas dicas para treinar sua equipe de operação e manutenção de elevadores automotivos. Veja:

– O que é o elevador automotivo?

– Por que é importante saber como treinar a equipe?

Buscando o melhor desempenho

Reduzindo riscos desnecessários

– 6 dicas de como treinar a equipe de operadores

  1. Acompanhe a instalação do equipamento
  2. Treine as inspeções regulares
  3. Destaque os benefícios do equipamento
  4. Faça mais do que “apertar botões”
  5. Trabalhe os pontos fracos da equipe
  6. Treine-se para ser colaborativo

– Conclusão

 

O que é o elevador automotivo?

Em resumo, é um equipamento construído para elevação de veículos, de maneira uniforme e sem rotacioná-los, com intuito de verificar, reparar, instalar ou prestar manutenção. 

Ele cria condições para um trabalho mais bem executado, uma vez que dá acesso mais amplo a todos os compartimentos localizados na parte inferior do veículo. Tarefa esta que seria complicada sem este equipamento automotivo.

Os profissionais designados à operação devem ser devidamente capacitados, uma vez que qualquer acidente pode danificar o patrimônio ou causar danos à integridade física dos envolvidos.

Em sua conformação, a altura e as colunas podem variar de acordo com os modelos, tanto do elevador quanto dos veículos a eles destinados. 

Existem opções para todas as necessidades: elevador automotivo portátil, hidráulico, eletromecânico, pórtico, a óleo ou a graxa, pantográfico, além do duplicador de vagas para garagem e da rampa de alinhamento e geometria.

A linha completa com suas características específicas você encontra neste link.

 

Por que é importante saber como treinar a equipe?

Em um mercado cada vez mais competitivo, como o de serviços e reparação automotiva, torna-se indispensável oferecer um nível elevado de qualidade e uma completa estrutura aos clientes.

Até pouco tempo, estes itens eram considerados diferenciais. Ou seja, quem os disponibilizava se destacava dos demais. Hoje em dia, são encarados como uma condição indispensável para qualquer estabelecimento sobreviver no mercado.

Investir em um elevador automotivo para uma oficina mecânica, por exemplo,  certamente significa mais qualidade e praticidade em suas atividades. 

Além disso, gera mais confiança para potenciais clientes e facilita muito a vida dos profissionais.

 

Buscando o melhor desempenho

Entretanto, de pouco adianta ter uma máquina de última geração se os operadores não estiverem treinados para tirar dela o máximo desempenho e entregar qualidade aos clientes. 

Por isso, tão importante quanto ter uma boa estrutura e equipamentos modernos é investir na capacitação dos funcionários.

E vale lembrar que este trabalho não se limita a ‘apertar botões’, como veremos abaixo. 

 

Reduzindo riscos desnecessários

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná identificou que os principais riscos de acidentes são por falta de treinamento adequado dos operadores e por falta de manutenção preventiva dos equipamentos. 

Eles também analisaram o ambiente de trabalho e as condições de segurança, constatando a importância dos treinamentos fazerem parte do calendário permanente das oficinas mecânicas.

Em sua conclusão, eles afirmam que: “Desta forma evidenciou-se a realidade das empresas reparadoras de veículos e as suas necessidades de criar um manual de requisitos de segurança para padronizar a operação de elevadores automotivos”. 

 

6 Dicas de como treinar a equipe de operadores

Primeiramente, antes de utilizar o elevador automotivo, tenha uma boa noção geral de tudo que ele pode fazer, suas limitações e as medidas de segurança necessárias. 

As informações técnicas, que à primeira vista podem parecer complicadas, têm suas finalidades. Ou seja, não estão ali por acaso.

Nesse sentido, é preciso muito cuidado na hora de treinar a equipe. Por isso, separamos 6 dicas para que ela possa tirar o máximo desempenho:

1. Acompanhe a instalação do equipamento

A instalação e a verificação do bom funcionamento dos comandos devem ser realizadas por um profissional capacitado pelo fabricante. Treine os funcionários com o instalador, para que aprendam a maneira correta de operação e os itens principais para a verificação. Atualize-se com as novidades do fabricante. 

2. Treine as inspeções regulares

Estabeleça um procedimento de inspeção de acordo com as recomendações do fabricante. Se for necessário, contrate um engenheiro, ou profissional habilitado, para desenvolver o procedimento próprio de inspeção. Crie um cronograma e comunique o fabricante antes de qualquer modificação no elevador.

3. Destaque os benefícios do equipamento

Conquiste o interesse da equipe ressaltando as qualidades do elevador automotivo. Isso facilita o processo de adaptação e aprendizagem. Explore questões relacionadas à melhora nas condições de trabalho e a oportunidade de crescimento profissional, já que vai utilizar uma ferramenta com atualizações tecnológicas. 

4. Faça mais que “apertar botões”

Cada nova geração de elevadores automotivos sempre traz inovações tecnológicas e novos conceitos. Por isso, como dito anteriormente, não se trata de apenas saber ‘apertar botões’. O treinamento deve ser encarado como algo estratégico para a empresa, que irá reposicioná-la no mercado como uma oficina de ponta. 

5. Trabalhe os pontos fracos da equipe

Conheça o nível de familiaridade de cada funcionário com itens tecnológicos. Profissionais mais habilitados podem supervisionar os novatos ou os funcionários com menor conhecimento técnico. Por isso, treine os mais experientes primeiro, para que eles possam capacitar o restante da equipe no dia a dia do trabalho.

6. Treine-se para ser colaborativo

Tente passar as informações de forma compreensível, principalmente o conteúdo técnico. Seja amigável e observe as reações dos funcionários ao novo equipamento. Assegure-se de que eles estão confortáveis ao utilizá-lo. Assuma uma atitude colaborativa e reforce o sentimento de equipe, na superação dos desafios. 

 

Conclusão

Não há dúvida de que o elevador automotivo hoje em dia é um item indispensável para as empresas que prestam serviço nessa área. 

Porém, tão importante quanto o equipamento em si são as pessoas que vão operá-lo.

O time de funcionários precisa ter o domínio sobre a máquina para transformar as vantagens tecnológicas em qualidade na prestação de serviço ao cliente. 

Aproveite bem as dicas de como treinar a equipe e tire o máximo desempenho do seu elevador automotivo.

Gostou do artigo? Que bom! 

Visite o Blog da Engecass Elevadores Automotivos e continue recebendo conteúdos como este.

Para nós, é um prazer estar em sua companhia.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários