É fato que o elevador automotivo usado tem um custo menor que o novo. No entanto, você que é proprietário de auto center ou mecânico de oficina automotiva deve ficar sempre atento em relação ao equipamento. Afinal, você não quer que o barato saia caro para sua empresa, não é mesmo?

No artigo de hoje você vai saber quando trocar o equipamento para não ter problemas com a credibilidade, com a qualidade do serviço prestado e não perder clientes na sua oficina mecânica e seu auto center.

Se você se interessou pelo post, continue lendo nosso artigo e preste atenção em nossas dicas!

Afinal, comprar um elevador automotivo usado é mesmo vantajoso para a oficina?

Antes de tudo, é fundamental ter muita cautela com essa estratégia! Evidentemente, que um elevador automotivo usado terá um valor abaixo no mercado, mas, em contrapartida, pode significar mais dor de cabeça do que solução para o seu negócio.

Afinal, elevadores automotivos são equipamentos de alta frequência de uso e, além de tudo, envolvem a segurança e qualidade de pessoas e serviços prestados dentro da oficina mecânica.

Sendo assim, como dica essencial para quem preza pelo profissionalismo e se preocupa em promover a melhor experiência possível para seus clientes, invista sempre em um equipamento novo e, de preferência, de algum fabricante de renome e especialista no assunto.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Quais os riscos de comprar ou manter um elevador automotivo usado?

As vantagens de investir em um elevador automotivo novo é que sua oficina mecânica tende a eliminar todos os riscos que um equipamento mais antigo oferece, além de ter influência direta na redução de custos e na produtividade das equipes.

Para ter uma ideia melhor de como um elevador automotivo usado pode trazer mais custos e dor de cabeça para sua oficina, destacamos alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar ou mesmo de manter esse tipo de equipamento em funcionamento:

  • aumento de riscos de acidentes;

  • baixa produtividade;

  • alto custo de manutenção;

  • perda de garantias do fornecedor;

  • sistemas obsoletos e menos modernos;

  • dificuldade de encontrar peças e motores antigos no mercado.

Qual é a melhor hora de trocar o elevador automotivo usado?

Com o passar do tempo, o elevador automotivo usado começa a falhar em relação ao seu funcionamento e a sua segurança. Por isso, é importante ficar atento aos sinais do equipamento.

Afinal, um elevador automotivo em mal estado de conservação pode trazer riscos e insegurança, tanto para os seus profissionais, como para o automóvel do cliente e, sendo assim, os prejuízos e acidentes podem custar muito mais caro para o seu negócio.

Com isso, separamos uma pequena lista de cuidados e atenções que devem ser levadas em consideração na hora de trocar seu elevador automotivo usado. Confira!

1. Peças e componentes com desgaste excessivo

Se as peças do elevador automotivo usado estiverem muito desgastadas é sinal que você deve trocar o equipamento. Isso é uma questão de segurança, já que estes itens com desgaste excessivo podem causar inúmeros problemas direta e indiretamente nas reparações realizadas na sua oficina, ou até mesmo danificar o automóvel do seu cliente de alguma forma.

Portanto, além de uma manutenção preventiva dos braços e motores, confira sempre o estado dos parafusos, borrachas, pés, suportes e demais peças de seu elevador automotivo e não espere muito para trocá-los, caso haja desgastes, rachaduras ou ressecamentos.

2. Queda na produtividade

O que adianta ter um elevador automotivo usado se ele prejudica a produtividade da sua empresa? Esses equipamentos costumam ter um funcionamento mais lento e com o tempo isso pode se agravar.

O resultado dessa baixa produtividade pode ser refletido em mais custos com manutenções e trocas de peças para seu elevador automotivo, além de influenciar diretamente na agilidade de seus serviços e, claro, na qualidade final do trabalho.

3. Mais gastos com a manutenção

Outro problema que identifica a hora de trocar seu elevador automotivo usado é o gasto excessivo com a manutenção do equipamento. A conta é bem simples: basta você fazer um cálculo para saber quanto gastaria com a manutenção se tivesse um elevador novo e quanto se gasta com um equipamento usado.

Isso vale também para o tempo e as paralisações que sua oficina sofre com essas manutenções. O quanto de serviços é perdido ou atrasado por conta de um elevador automotivo parado?

4. Falta de segurança

Uma das prioridades da sua oficina mecânica deve ser zelar pela segurança dos funcionários, dos clientes e dos veículos. Por isso, preste atenção nas condições do seu elevador automotivo usado e de suas peças, especialmente para verificar se não há roscas, parafusos ou borrachas em mal estado de conservação ou mesmo se a base ou a estrutura do equipamento não apresenta ferrugens ou avarias.

A segurança de seus serviços deve ser ponto chave para garantir a confiabilidade e o compromisso de sua empresa no mercado.

[casal graxinha] O melhores Elevadores Automotivos a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação! | Peça seu orçamento | Engecass

5. Queda na qualidade dos serviços

Outro problema que você deve observar na hora de trocar seu elevador automotivo usado é a queda na qualidade dos serviços prestados por sua oficina mecânica ou seu auto center.

Por exemplo, atrasos na entrega do serviço por conta da baixa produtividade do equipamento, avarias no veículo do cliente, serviços mal feitos por falta de ferramentas adequadas, entre outros podem estar ligados a essa falta de infraestrutura em sua oficina ou pela insistência no uso de um elevador automotivo usado, que já não cumpre mais todas as suas funções.

Quando o barato sai caro?

Perder a credibilidade lhe traz prejuízos. Ninguém quer contar com uma oficina mecânica ou um auto center que não oferece um trabalho rápido e seguro. Nessas horas é importante você se colocar no lugar do cliente e pensar: se fosse eu, deixaria meu veículo em um local com um equipamento com problemas?

A partir dessa pergunta, você mesmo verá que o barato sai caro. É melhor contar com um equipamento novo, que não vai lhe trazer “dor de cabeça” do que com um usado que poderá cair sua produtividade e ao mesmo tempo deixar o cliente na mão. Por isso, não deixe que o barato saia caro para seus negócios e identifique a hora de trocar seu elevador usado.

Dicas na hora de trocar o elevador automotivo usado

Como já dissemos aqui no post, o elevador automotivo usado dá alguns sinais de que precisa ser trocado com o tempo. No entanto, para assegurar uma troca eficiente e acertar na escolha do equipamento novo, é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes.

Afinal, é fundamental tratar a compra de um elevador automotivo novo como um investimento do negócio e, portanto, essa escolha precisa garantir resultados mais prolongados e eficientes para a sua oficina mecânica.

Para entender melhor essa estratégica, separamos alguns fatores indispensáveis para você investir certo em seu novo elevador automotivo. Confira!

  • Busque por fornecedores e fabricantes especializados na produção e venda de elevadores automotivos;

  • Escolha modelos conforme a necessidade de seus serviços, como a capacidade de peso do equipamento, tamanho, tipo e funções;

  • Avalie a estrutura e o material utilizado pelo fabricante, assim como os detalhes de solda, robustez, motores, bases e braços;

  • Verifique se o fabricante do elevador automotivo tem certificações e selos de qualidade, previstos pelos órgãos fiscalizadores;

  • Aposte em equipamentos mais modernos, com sistemas inteligentes de acionamento e design mais avançados;

  • Leve em consideração também as garantias e o suporte técnico oferecido pelo fabricante, em casos de manutenções.

Agora que você já sabe quando trocar seu elevador automotivo usado ficará atento ao funcionamento do seu equipamento, não é mesmo? Não perca clientes em sua oficina mecânica ou auto center por causa de um equipamento de “segunda mão”. Ao invés disso, invista em equipamentos novos e de qualidade, garantindo assim melhor desempenho de suas equipes e mais satisfação aos seus clientes.

Gostou do nosso post? Quer conferir os melhores elevadores automotivos e muitos equipamentos modernos para a sua oficina mecânica? Então, baixe agora o nosso catálogo e conheça nossos produtos.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass