Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

25 fev, 2021 | Elevadores Automotivos

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador automotivo usado, a pergunta que fica é: será que vale mesmo essa economia? 

Preparamos um post exclusivo para destacar algumas vantagens e desvantagens de se investir em um elevador automotivo usado, em comparação com um equipamento novo. 

Boa leitura!

 

Afinal, vale a pena investir em um elevador automotivo usado? 

É impossível ter uma resposta única para essa questão, já que há infinitas variáveis envolvidas nessa negociação. Como especialistas no assunto, a principal recomendação é evitar essa escolha se possível, tendo em vista o maior custo-benefício de um equipamento novo. 

O fato é que comprar um elevador automotivo usado é contar com a sorte e assumir os riscos de funcionamento. Logo, se você realmente apostar nesse investimento, avalie alguns pontos essenciais antes de fechar o negócio. Por exemplo: 

  • quanto tempo de uso tem o elevador automotivo usado; 
  • qual o motivo da venda; 
  • quem está vendendo; 
  • em caso de defeito, ainda compensa a economia realizada. 

 

Quais as vantagens e desvantagens de comprar um elevador automotivo usado? 

Quando se fala em investir em equipamentos automotivos usados para oficinas, a primeira “vantagem” é a economia na compra. Sem dúvidas, os preços costumam ser mais atraentes para negociar.

Porém, muita cautela nessa hora! Só é vantajoso investir em um elevador automotivo usado, se comprovado a correta manutenção, que não houve adaptação de peças, para que não haja problema em poucos meses.

Além disso, que garanta a segurança e eficiência dos serviços, sem se tornar um “elefante branco” em na oficina.

Por outro lado, a lista de desvantagens em comprar um elevador automotivo usado é muito maior e mais lógica. Por exemplo: 

  • você corre o risco de gastar com mais manutenções
  • não há garantias de trocas; 
  • há maiores riscos de acidentes ou mau funcionamento do equipamento; 
  • pode influenciar na eficiência dos serviços; 
  • há mais probabilidades de defeitos e paralisação do equipamento; 
  • não conseguir revendê-lo mais. 

 

E qual o custo-benefício de um elevador automotivo novo? 

Para quem não quer dor de cabeça, a dica é optar por um elevador automotivo novo para a oficina. Vamos tentar mostrar como essa escolha é mais econômica e vantajosa para o seu bolso. 

Antes disso, vale destacar que o mercado conta com inúmeros modelos, tipos e tamanhos de elevadores automotivos. Logo, há uma variedade grande de escolhas, facilitando assim a decisão de compra, de acordo com as necessidades do negócio e orçamento disponível.

Essas são algumas das vantagens práticas do produto novo. Confira! 

Em resumo, essas são algumas das vantagens e desvantagens de se investir em um elevador automotivo usado ou em qualquer outro equipamento para a sua oficina. Como bem dissemos, esse tipo de negociação pode acarretar em riscos. Em contrapartida, visto o custo-benefício de um produto novo, certamente comprar diretamente de um fabricante oferece mais garantias, segurança e eficiência para o seu negócio! 

 

Gostou das dicas? Então, aproveite para saber mais sobre o assunto e confira um outro artigo, no qual destacamos 5 bons motivos para não arriscar com um elevador automotivo usado. Boa leitura! 

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...
oficinas mecânicas modernas

16 ferramentas ideais para oficinas mecânicas modernas

Você sabia que existem ferramentas que são ideais para as oficinas mecânicas modernas? Se você ainda não sabe quais, leia o nosso post e conheça cada uma delas!

customização de carros

Customização de carros: Um mercado que cresce no Brasil

Entre as inúmeras oportunidades que o mercado da estética automotiva proporciona aos donos de auto centers e oficinas mecânicas, os serviços de customização de carros têm se destacado como alternativas rentáveis e com excelentes demandas nos últimos anos.  De acordo...
elevador pantográfico móvel

A praticidade do elevador pantográfico móvel na estética automotiva

De acordo com um levantamento recente, a procura por serviços de estética automotiva cresceram quase 90% no período de pandemia, o que aponta - diferente de muitos outros setores - para um aquecimento desse mercado no Brasil.  No entanto, apesar da notícia agradar os...
mecânico automotivo

10 fatores fundamentais em um mecânico automotivo

Quem trabalha como mecânico automotivo sabe bem como o mercado mudou nos últimos anos e como, cada vez mais, os consumidores estão exigentes. Sendo assim, é uma estratégia comercial aprimorar os conhecimentos técnicos para oferecer serviços de alta qualidade.  E isso...
elevador automotivo usado

Elevador automotivo usado: Vantagens e desvantagens

Muitos donos de oficinas mecânicas, no intuito de economizar, acabam optando por investir em equipamentos de segunda mão nos estabelecimentos. No entanto, quando tratamos de maquinários maiores e manuseados com frequência no dia a dia, como o caso de um elevador...

Como aproveitar a tarifa zero de importação de pneus para oferecer troca e balanceamento em seu estabelecimento

Ainda que não oficializado, no início de 2021 o Governo Federal deu indícios de uma possível redução a zero da tarifa de importação de pneus, especialmente por causa das pressões dos caminhoneiros por conta dos aumentos consecutivos dos combustíveis no país.  No...
carros que saíram de linha em 2020

Confira os carros que saíram de linha em 2020

Então 2020 ficou para trás e, junto a este ano um tanto quanto turbulento para o setor automotivo, alguns carros saíram de linha no Brasil após decisões e estratégias comerciais das respectivas montadoras.  Entre as novas tendências de mercado, lançamentos e...