5 motivos para não comprar elevador de carros usado para oficina

23 set, 2021 | Elevadores Automotivos, Informativos, Oficina Mecânica | 0 Comentários

Como diz o velho ditado: o barato pode sair caro! Em tempos de crise, o que não faltam são donos de oficinas mecânicas pensando em “economizar” com a compra de um elevador de carros usado.

Mas afinal, até onde vale a pena fazer esse tipo de investimento e quais são os riscos em usar equipamentos automotivos de segunda mão?

Sendo assim, para colocar os prós e contras na balança e tirar as suas conclusões sobre as desvantagens de investir em um equipamento usado, preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema.

Afinal, quais os riscos de comprar um elevador de carros usado?

Da segurança no trabalho até a paralisação total dos serviços, investir em um elevador de carros usado pode ser um verdadeiro tiro no pé para a oficina mecânica e, inclusive, gerar mais dor de cabeça e prejuízos do que vantagens e economias.

Para ter uma ideia melhor sobre como essa prática pode influenciar a rotina de seu negócio, nós destacamos algumas das desvantagens que equipamentos automotivos usados costumam apresentar.

1. Traz prejuízos para o seu negócio

Apesar dos elevadores usados terem preços mais atrativos em relação aos equipamentos novos, nem sempre isso significa economia na prática. Você deve considerar certos riscos nesse tipo de negociação e, consequentemente, problemas para as operações da sua oficina mecânica, loja de automóveis e auto center.

Isso pode ocorrer a médio e longo prazo, já que os desgastes acontecem com o tempo. Equipamentos usados não têm garantia de fábrica e podem apresentar defeitos não visíveis ou que foram “disfarçados” durante a negociação.

Aí você deve colocar no papel o que vale a pena: comprar um elevador automotivo para oficina de segunda mão ou adquirir um equipamento novinho em folha que terá garantia, qualidade e mais, a assistência técnica que você precisa? Tudo isso deve ser analisado antes de você adquirir qualquer tipo de equipamento.

2. Causa queda na produtividade

Independentemente de onde você comprou o equipamento, é inegável que um elevador de carros usado para oficina apresenta desempenho e produtividade inferiores a um maquinário novo.

Peça seu orçamento do nosso Elevador Pórtico EP-4000 | Engecass

O funcionamento de um equipamento automotivo usado costuma ser mais lento e, por isso, todo o dinheiro que você economizou na compra deste equipamento pode não compensar no dia a dia, já que vai demorar mais tempo para executar os serviços e, inclusive, precisar investir mais na manutenção e na troca de peças do aparelho.

3. Custa caro manter

Outro motivo para você não comprar um elevador para carros usado se refere à manutenção. O custo para manter um equipamento automotivo de segunda mão é mais caro e com mais necessidade de reparos, o que pode pesar na balança no final do mês.

Você também não pode esquecer que os equipamentos usados são mais desgastados e requerem várias manutenções, muito mais que os novos.

Por isso, elevadores automotivos novos contam com garantias e suporte especializado dos fabricantes.

4. Reduz a credibilidade da sua empresa

Coloque-se no lugar do cliente. Você gostaria de levar o seu automóvel em uma oficina, loja ou auto center com um elevador de segunda mão ou apresentando desgastes na estrutura? O equipamento automotivo usado não dá credibilidade aos serviços realizados.

Motivos para NÃO comprar os elevadores automotivos usados | veja aqui

Lembre-se, portanto, que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e um elevador de carros usado pode ser visto com maus olhos pelos clientes. Isso porque, muitas vezes, pode estar enferrujado e passar uma imagem de que você não se importa com os bens (automóveis) dos clientes.

 

5. Aumenta riscos de acidentes

Outro problema sério do elevador de carros usado é que ele pode provocar acidentes e colocar em risco os carros, os funcionários e os clientes da sua oficina mecânica. Já imaginou o tamanho do prejuízo, ou mesmo a dor de cabeça, só por causa de uma “economia”?

Equipamentos automotivos operam com alta pressão e pesos, que, inevitavelmente, desgastam peças e requerem manutenções preventivas. Mas como ter a certeza de que o antigo dono ou oficina realizava isso de forma adequada?

Por isso, ao investir em um elevador novo para carros, você também pode se orientar pelo manual do fabricante, acompanhar as manutenções periódicas desde o início, contar com suporte especializado e aumentar a vida útil do equipamento.

 

Elevador usado para carros: vale mesmo a economia?

É muito importante ressaltar  que, o que passa pela cabeça dos proprietários de oficinas mecânicas ao comprarem um elevador de carros usado é a economia.

Mas como bem vimos nos tópicos acima, esse tipo de oferta dificilmente agregará economias ao seu negócio de fato.

Além disso, atualmente, é totalmente possível comprar um elevador automotivo direto da fábrica, tendo em vista que há excelentes fabricantes nacionais e com produtos de alta qualidade e durabilidade.

Fora os valores competitivos, essas marcas oferecem flexibilidade no pagamento, garantia de trocas, orientações profissionais quanto às instalações, modo adequado de uso e uma variedade enorme de modelos, tamanhos e características.

 

E quais vantagens práticas de comprar um elevador automotivo novo ao invés de um usado?

Já destacamos uma série de riscos e desvantagens ao optar por um elevador automotivo usado em sua oficina.

Por outro lado, achamos válido listar também alguns benefícios que só um equipamento novo e de boa referência pode agregar ao negócio, tais como:

  • garantia de fábrica;
  • peças novas;
  • manuais de uso e suporte técnico;
  • variedade de modelos, conforme a necessidade de sua oficina;
  • redução de custos com manutenções;
  • maior produtividade nos serviços;
  • mais segurança aos clientes e aos mecânicos;
  • mais modernidade e profissionalismo.

Como você pode ver, há vários motivos para não investir em um elevador de carros usado. Não vale a pena colocar a sua vida ou a dos colaboradores em risco, e ainda ter problemas com os automóveis dos clientes. Sem contar que caso ocorra algum acidente na sua empresa, você correrá o risco de sofrer um processo judicial e prejudicar a imagem do negócio.

Os colaboradores, por exemplo, poderão dizer à Justiça que trabalham com um equipamento que não é próprio e, que até correm risco de vida. Por sua vez, os clientes podem pedir indenizações por causa de prejuízos causados nos automóveis e que foram provocados pelo mau uso do elevador de carros para oficina.

Motivos para comprar elevadores automotivos NOVOS com a Engecass

Portanto, na hora de escolher os equipamentos para o seu empreendimento, pense no custo benefício. Também leve em consideração a segurança dos colaboradores e a confiança que os clientes terão na empresa, sabendo que você usará um equipamento de qualidade para fazer os reparos e as manutenções necessárias.

Outro detalhe que você precisa pensar é que, como o equipamento vem direto do fabricante para a sua empresa automotiva, ele se paga sozinho, pois você ganhará produtividade e poderá oferecer serviços de qualidade aos clientes que procuram pelo seu negócio.

Agora que você já sabe que não vale a pena adquirir um elevador de carros usado, poderá acessar o site da Engecass para conferir os melhores modelos de elevadores automotivos.

Gostou do nosso conteúdo? Quer conhecer um pouco mais sobre o elevador de carros para oficinas? Preencha o nosso formulário e baixe o infográfico sobre o elevador pantográfico. Conheça as vantagens deste maravilhoso equipamento automotivo!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

tipos de elevadores automotivos

Tipos de elevadores automotivos: conheça as aplicações!

Ter um elevador automotivo é imprescindível na execução de diversos serviços. Porém, qual é o melhor dos tipos? A ideia deste blog é te ajudar com isso!

Manutenção de carros elétricos: guia completo para oficinas e autopeças

Manutenção de carros elétricos: guia completo para oficinas e autopeças

A manutenção de carros elétricos é diferente! Mas, esse desafio pode ser uma oportunidade para sua empresa, sabia? Veja como oferecer serviços especializados!

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

7 equipamentos automotivos indispensáveis em uma oficina mecânica

O mercado automotivo está em constante evolução e as oficinas mecânicas precisam acompanhar esse ritmo para se manterem competitivas.  Investir em novas tecnologias e soluções modernas é uma estratégia essencial visando o aumento da eficiência, precisão e...
Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

Mercado de autopeças: entenda o cenário brasileiro

As demandas de consumo do setor automotivo mudaram! E, com isso, o mercado de autopeças também precisou se adaptar com dinamismo e transformações.  A partir das frotas de veículos que crescem ano a ano, vem a busca por soluções inovadoras para atender essas novas...
O que esperar do setor automotivo no Brasil: pesquisas e investimentos

Setor automotivo e sua configuração no Brasil

Hoje, o setor automotivo no Brasil representa uma indústria consolidada. No entanto, ela está em constante evolução. Então, o que esperar do futuro?  A ideia deste blog é responder essa dúvida, trazendo os principais dados, expectativas e oportunidades. Explore este...
Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Ser distribuidor autorizado é bom? Veja as vantagens

Em todos os setores, o distribuidor autorizado tem papel fundamental na divulgação das soluções das fabricantes e na experiência dos consumidores-finais. É um agente estratégico que garante que a negociação, armazenagem e transporte do equipamento ou produto seja...
Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

Elevador automotivo novo ou usado: qual a melhor opção?

O elevador automotivo novo ou usado é aquele equipamento que eleva o nível do veículo em relação ao solo, fundamental nas oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias.  Com ele, é possível realizar vários serviços de maneira rápida, como troca de óleo, revisão...
Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

Manutenção corretiva: o que é e quando realizar?

A manutenção corretiva acontece de forma inesperada, exigindo ações rápidas dos operadores e prestadores de serviços. Geralmente, indica a parada imediata de máquinas, sistemas e veículos.  Continue lendo e entenda quais os principais motivos que levam a esse tipo de...
Oficina mecânica moderna: o que precisa ter?

Oficina mecânica moderna: o que precisa ter?

Você sabe o que precisa para ter uma oficina mecânica moderna? Leia nosso post e fique por dentro desse assunto!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *