O elevador hidráulico é um dos equipamentos automotivos indispensáveis para as oficinas mecânicas, auto centers e lojas de automóveis. No entanto, é comum que profissionais e proprietários da área tenham algumas dúvidas sobre como o equipamento funciona, quais os tipos disponíveis no mercado e também sobre alguns aspectos técnicos relacionados às peças de reposição e manutenção preventiva.
Por isso, pensando em esclarecer todas as suas dúvidas, preparamos este post com várias informações sobre o assunto. Nele, você vai saber o que é um elevador hidráulico, como ele funciona, quais são as suas principais vantagens, quais os tipos de elevadores hidráulicos disponíveis no mercado, como escolher o melhor equipamento para a sua empresa e como lidar com as peças de reposição e manutenção preventiva.
E aí, ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!
O que é um elevador hidráulico?
O elevador hidráulico é um equipamento que serve para elevar veículos de forma ágil e segura dentro das oficinas mecânicas e auto centers. De acordo com cada modelo essa elevação pode variar, o que permite que os colaboradores acessem de forma muito mais fácil a parte inferior do automóvel e assim realize os consertos necessários.
Como um elevador hidráulico funciona?
O engenheiro Richard Dudgeon foi quem inventou o elevador hidráulico ainda no século XIX. Ele usou o Princípio de Pascal que, basicamente, indica que todo fluído submetido à uma pressão específica se expande em todas as direções até que atinja o recipiente no qual o mesmo está armazenado.
Usando esse mesmo princípio, o elevador hidráulico é acionado por uma unidade hidráulica movida por um motor elétrico. Esta unidade gera a força e a expansão dos fluidos que realizam a movimentação dos cilindros hidráulicos, elevando a carga do elevador.
A criação dos elevadores hidráulicos foi importante para o ramo automotivo, pois além de agilizar os serviços nas oficinas mecânicas, nos auto centers e nas lojas de automóveis, os elevadores oferecem mais segurança aos profissionais que fazem a manutenção preventiva e os reparos automotivos.
Quais as vantagens de ter um elevador hidráulico?
Conta com mais potência
O elevador hidráulico tem mais potência que o elevador eletromecânico. O motivo para isso é que a potência gerada pela unidade hidráulica, movimenta os cilindros do equipamento. Essa potência pode ser multiplicada de maneira mais rápida e econômica do que no método tradicional, que depende de uma boa fonte de energia elétrica para elevar os automóveis.
Possui baixo custo de manutenção
Os elevadores hidráulicos possuem uma durabilidade maior que os elevadores eletromecânicos, pois o elevador hidráulico não depende de óleo ou graxa para funcionar de maneira adequada. Além disso, o equipamento é auto-lubrificante, o que evita sujeira dentro do ambiente de trabalho e diminui drasticamente a frequência de pausas durante a operação.
Oferece maior segurança
Outra vantagem do elevador hidráulico é que ele oferece maior segurança ao operador. Quando a carga máxima do equipamento é atingida ou superada durante uma operação de elevação do veículo, os acionamentos param de funcionar até que o elevador seja baixado.
Tem ótimo custo benefício
E não podemos deixar de falar que o elevador hidráulico tem ótimo custo benefício. O equipamento é vantajoso em termos de investimento. Com este elevador, seu mecânico não precisa fazer a manutenção preventiva com frequência (aquela manutenção que o operador precisa pausar o equipamento para passar graxa). Ao evitar essa manutenção, você mantém a limpeza do seu espaço de trabalho e prolonga a vida útil do equipamento.
Quais os tipos de elevadores hidráulicos?
Se você levar em consideração a qualidade, a segurança e a durabilidade do elevador hidráulico, verá que hoje em dia existem dois tipos principais de elevadores hidráulicos disponíveis. Veja:
Elevador Hidráulico EH-4000
O EH-4000 é fabricado a partir das principais normas internacionais de segurança e também é reconhecido pela maioria das montadoras de veículos do mundo. Este elevador possui dois cilindros (um em cada coluna) e um conjunto de correntes de elos fortemente dimensionadas que garantem a elevação do automóvel com toda a segurança possível.
Além disso, o equipamento não necessita de motor para descer o veículo, o que ajuda na hora de economizar energia elétrica em regiões que têm instabilidade energética.
Elevador Hidráulico EP-4000
Este elevador é parecido com o anterior em termos de segurança e de estrutura. Contudo, o elevador EP-4000 possui uma altura de elevação um pouco superior e ainda possibilita que a operação seja mais ágil na elevação e descida dos automóveis.
Além desses dois tipos, os elevadores hidráulicos podem variar de acordo com o número de colunas (duas ou quatro) e funcionalidade, como os elevadores hidráulicos específicos para estacionamento, alinhamento e/ou motocicletas.
Por isso, recomenda-se que antes de escolher o elevador para oficina, auto center ou loja de automóveis, é importante entrar em contato com uma empresa especializada na fabricação e distribuição deste tipo de equipamento. Desta forma, você terá todo o suporte necessário para fazer sua melhor escolha.
Como escolher o melhor elevador hidráulico?
Por mais que existem muitas marcas e modelos no mercado. Na hora de escolher um elevador, existem alguns parâmetros básicos que, quando avaliados pelo comprador, podem fazer a diferença ao comprar o equipamento certo para a sua oficina mecânica. São eles:
Matéria-prima
A composição do elevador hidráulico influencia diretamente na sua durabilidade. Por isso, dê preferência aos equipamentos fabricados com matéria prima de procedência, de fornecedores qualificados.
Altura de elevação
A altura de elevação do elevador pode variar entre 1,8 a 2,2 metros. Portanto, é importante tomar cuidado para não comprar um elevador automotivo baixo demais (que pode causar problemas de coluna em seus funcionários) ou mais alto que o pé-direito de sua oficina.
Peso
Assim como a altura de elevação, o peso máximo dos elevadores hidráulicos varia de acordo com o modelo e fabricante. Por isso, antes de comprar o equipamento, avalie se o peso máximo será o suficiente para suportar o peso dos veículos recebidos em sua oficina, loja ou auto center.
Garantia
Saiba que nenhum equipamento automotivo está livre de falhas técnicas ou acidentes. Por esse motivo, ter uma garantia de qualidade (que inclua uma assistência técnica) pode fazer a diferença não apenas na qualidade do serviço oferecido pela oficina mecânica, mas também no custo-benefício do próprio equipamento.
Como lidar com as peças de reposição e a manutenção preventiva?
As peças de reposição e a manutenção preventiva são dois aspectos importantes na escolha de um elevador hidráulico. Elas não podem ser negligenciadas por compradores inexperientes. Isso porque, para assegurar o bom funcionamento e segurança do equipamento, as peças de reposição devem ser originais e de preferência fornecidas pelo próprio fabricante do elevador hidráulico.
Portanto, na hora de adquirir o seu elevador, veja se o fabricante fornece as peças de reposição e opte pela empresa que poderá atendê-lo neste sentido. Quanto a manutenção preventiva, ela também deve ser realizada por profissionais especializados, pois somente eles têm condições de verificar como está a vida útil do seu equipamento.
Como você pode ver neste post, o elevador hidráulico é um equipamento muito importante e que não pode faltar na oficina mecânica, no auto center ou na loja de automóveis. Se você deseja conferir os melhores equipamentos do mercado, conheça a Engecass, além de referências de qualidade, a empresa oferece assistência técnica diferenciada e garantia de um ano!
Está pronto para comprar o melhor elevador automotivo do mercado? Preencha o nosso formulário que uma equipe de vendas entrará em contato!
0 comentários