Segurança, estabilidade e modernidade em um único equipamento. Os elevadores pantográficos estão ganhando cada vez mais a preferência entre as oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias de veículos.
Os mecânicos escolhem os elevadores automotivos do modelo pantográfico porque eles aumentam a produtividade, otimizam os espaços e melhoram o fluxo de pessoas na oficina.
Fique atento às novidades tecnológicas para oferecer as melhores soluções para seus clientes. Neste artigo, vamos explicar o que é, quais os tipos e as principais vantagens deste modelo de elevador automotivo:
- O que é o Elevador Pantográfico?
- Quais são os tipos de Elevador Pantográfico?
- Elevador Pantográfico de Sobrepor
- Elevador Pantográfico de Embutir
- Elevador Pantográfico Móvel
- Quais são as vantagens do Elevador Pantográfico?
- Melhor aproveitamento do espaço
- Área livre para portas e rodas
- Amplitude total para o trabalho
- Maior segurança na operação
- Conclusão
O que é o Elevador Pantográfico?
O elevador pantográfico tem a mesma função que todos os demais modelos de elevadores automotivos, que é elevar o veículo a uma altura segura para realização de serviços nas partes inferior e interna do automóvel.
A diferença está em sua estrutura, uma vez que utiliza colunas de elevação parecidas com um pantógrafo. Como definição, o pantógrafo é um “instrumento articulado, utilizado para transferir e copiar mecanicamente qualquer espécie de desenho ou gravura, podendo ser regulado para as mesmas ou para outras dimensões.”
Por conta desta estrutura articulada, o elevador pantográfico é mais robusto que os modelos convencionais, porque eleva os veículos utilizando um desenho em forma de ‘x’ e opera como um ‘efeito sanfona’.
Outro diferencial é sua forma compacta, que proporciona um grande ganho de espaço. Estas duas características garantem maior flexibilidade na operação e aumento significativo na produtividade.
Quais são os tipos de Elevador Pantográfico?
A Engecass Elevadores trabalha com três tipos de elevadores pantográficos, visando oferecer as melhores soluções para atender as necessidades das oficinas mecânicas:
-
Elevador Pantográfico de Sobrepor
É um equipamento hidráulico ideal para as oficinas que precisam aperfeiçoar seus espaços internos. Ele é montado sobre o piso. Como os demais tipos, ele é recomendado para veículos até 3.000 kg de peso.
Os cilindros e conjunto de travas automáticas permitem uma elevação segura. Devido a baixa altura das plataformas, este tipo de elevador automotivo trabalha bem com carros rebaixados.
-
Elevador Pantográfico de Embutir
Este equipamento permite um ganho ainda maior de espaço porque ele é embutido no piso, mantendo a área sem colunas e o piso livre sob o veículo elevado.
Ou seja, é uma solução versátil, que permite a entrada e a saída do veículo com muito mais conforto e segurança.
Quando não está sendo utilizado, deixa o piso da oficina livre para circulação de pessoas e veículos.
-
Elevador Pantográfico Móvel
A utilização deste equipamento é totalmente flexível por ele ser inteiramente portátil, tornando o aproveitamento dos espaços mais eficiente.
Sua maior característica é a praticidade. Como o motor é elétrico, basta ligar na tomada para usar. Terminado o trabalho, ele pode ser guardado em qualquer local.
Ele tem tudo para ser o primeiro elevador da oficina, assim como também um elevador de apoio em um centro automotivo, que já tenha outros elevadores
Quais são as vantagens do Elevador Pantográfico?
1.Melhor aproveitamento do espaço
Como vimos, a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em elevadores pantográficos é o ganho de espaço.
Só para se ter uma ideia, numa vaga de dois elevadores convencionais é possível colocar até três elevadores pantográficos instalados sobre o piso.
Ou seja, é possível ganhar uma vaga para execução de novos serviços, o que impacta positivamente na produtividade da oficina.
2. Área livre para portas e rodas
Outra vantagem que se percebe logo de primeira é o espaço livre para as portas. Com os modelos tradicionais, os mecânicos sempre têm muito cuidado para não ocorrer batidas e arranhões nas portas.
Com o elevador pantográfico isso não acontece porque ele mantém o espaço livre para a abertura das portas, eliminando o risco de danos no automóvel.
Outro fator importante é que as rodas também ficam completamente acessíveis para todo tipo de serviço.
3.Amplitude total para o trabalho
As colunas dos elevadores tradicionais muitas vezes criam um obstáculo para os mecânicos executarem alguns serviços. A ponto de ter que tirar o carro para acessar os locais desejados.
No caso dos pantográficos isso não é necessário porque não há nada que atrapalhe a operação nas laterais, frente e traseira do veículo. Isso é especialmente importante no caso das oficinas que fazem detailing automotivo
4. Maior segurança na operação
Acima de tudo está a segurança dos profissionais que trabalham na oficina. Por isso, este modelo trabalha com travas automáticas, garantindo uma operação tranquila e produtiva.
Além disso, ele possui duplo pistão em cada plataforma. Com isso, o equipamento tem mais resistência, oferecendo maior segurança. Isso porque os pistões auxiliares contribuem para um maior sincronismo entre as duas colunas.
Conclusão
Como você viu, o elevador pantográfico amplia muito as possibilidades das oficinas diversificarem seus serviços.
Os modelos embutidos, nivelados ao piso ou móveis são as melhores opções para o bom aproveitamento dos espaços.
Por isso, ele é mais versátil e flexível, podendo atender as mais diferentes demandas das oficinas mecânicas. Desde reparos e manutenções até pinturas, polimentos e trocas de pneus.
Em suma, com dimensões reduzidas, o investimento é menor e o retorno é maior e mais rápido.
Entre em contato conosco para saber qual é a melhor opção para sua necessidade. Fale agora com nossos especialistas e peça um orçamento exclusivo.
0 comentários