Entenda a importância em efetuar a emissão de nota fiscal em sua oficina mecânica

20 set, 2019 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

A principal função da emissão de nota fiscal é confirmar o registro da transferência comercial de bens e serviços. Ela também é muito importante para o seu cliente e para a maneira que ele enxerga a sua oficina mecânica ou auto center.

Além disso, não emitir nota fiscal configura crime de sonegação de impostos e isso pode gerar multas e muita dor de cabeça para você que é empreendedor.

No entanto, para que você entenda de uma vez por todas tudo sobre a emissão de nota fiscal, preparamos este post. Nele, vamos tirar algumas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é uma nota fiscal?

A emissão de nota fiscal comprova que a sua empresa realizou uma venda de uma peça ou prestou um serviço. A nota fiscal é um comprovante que serve tanto para o cliente quanto para sua oficina mecânica ou auto center.

O cliente usará a nota para registrar a compra ou o serviço, como alinhamento ou balanceamento que foram realizados no automóvel.

O que é uma emissão de nota fiscal?

Já a sua empresa usará a nota fiscal como um registro da receita obtida. Isso é essencial para apurar os impostos decorrentes desta venda. No entanto, segundo a legislação brasileira, a emissão de nota fiscal é obrigatória.

Além disso, ela deve decorrer sempre no momento da efetivação da operação, seja na hora de vender um produto ou prestar um serviço.

Qual é a importância da nota fiscal?

Todas as vezes que você vender um produto ou serviço, você deverá gerar a nota fiscal para que esta transação seja documentada e para que os impostos sejam calculados e recolhidos. A Nota Fiscal também serve como garantia para o cliente.

Com ela, ele tem o direito de trocar uma peça automotiva ou reclamar caso a prestação de serviços não seja satisfatória. Já a não emissão da nota fiscal é contra a lei e prejudicial aos clientes, pois eles não têm segurança quanto ao prestador de serviços.

Quem deve se preocupar com a emissão da nota fiscal?

Não importa o tamanho da sua empresa, ela é obrigada a emitir a nota fiscal de todos os produtos e serviços prestados. A única exceção é quando o Microempreendedor Individual (MEI) é um prestador de serviços e o cliente é uma pessoa física.

Neste caso, a emissão de nota fiscal não é obrigatória. No entanto, pode acontecer do cliente exigir a nota fiscal. Caso ocorra isso, o microempreendedor individual deverá emitir a nota.

Quais as diferenças entre as notas fiscais?

Nota fiscal de Serviço

Registra a prestação dos serviços. É muito utilizada em oficina mecânica ou auto center. Sobre ela há o Imposto Sobre Serviço (ISS), que é destinado ao município. A emissão desta nota fiscal está vinculada à prefeitura de cada cidade.

Nota fiscal de Produto

Serve para documentar a venda de produtos e outras operações como:

  • Devolução;
  • Garantia;
  • Transferência;
  • Etc.

Cupom Fiscal

Registra a venda de produtos. Ele é mais simplificado que a emissão de nota fiscal e pode ser emitido sem os dados do cliente. Também está sujeito ao ICMS.

Quais são os tipos de nota fiscal? 

Quais são os tipos de nota fiscal? 

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Tem as mesmas facilidades e características de uma nota fiscal comum. Tem formato digital e é transmitida pela internet. É importante lembrar que em quase todo o território nacional não existe mais a nota fiscal manual. Portanto, as empresas passaram a emitir a nota fiscal eletrônica.

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

A maioria dos municípios brasileiros já aderiu a obrigação da emissão de nota fiscal de serviço no formato eletrônico. Basta acessar o portal da prefeitura da sua cidade, utilizar um login e uma senha e assim utilizar os serviços oferecidos.

Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Nos últimos anos, o Cupom Fiscal passou por várias mudanças. É a migração para a versão eletrônica chamada tecnicamente de NFC-e. Essa nota fiscal está disponível em vários estados brasileiros, inclusive no Rio Grande do Sul e Paraná. O formato da NFC-e é digital e transmitido pela Internet, com a diferença que não é exigido os dados do cliente para a emissão de nota fiscal.

Quais as vantagens da emissão de nota fiscal eletrônica?

  • Facilita o trâmite entre empresas;
  • Aumenta a transparência e a confiabilidade dos processos fiscais;
  • Melhora o controle fiscal;
  • Minimiza os erros de emissão;
  • Proporciona rapidez e praticidade.

Como você viu neste artigo é importante a emissão de nota fiscal, não é verdade? Além dela ser uma garantia para o seu cliente, também demonstra o quanto ele pode confiar na sua empresa.

Quer ler mais dicas como esta? Acesse o nosso próximo post e confira 10 dicas para melhorar a gestão da sua oficina mecânica!

Como precificar o valor da hora de mão de obra? | Baixar Ebook | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *