Ergonomia na oficina mecânica: como garantir a saúde dos funcionários?

25 jul, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Mecânicos automotivos estão expostos a diversos fatores estressantes no trabalho. Ambientes com muito barulho e ferramentas e máquinas inadequadamente projetadas podem influenciar muito sua saúde e ergonomia na oficina mecânica, principalmente quando pensamos na postura de trabalho.

O trabalho realizado em uma oficina mecânica exige muita movimentação dos profissionais, levantando e carregando peso, se esgueirando para baixo dos veículos ou passando horas com as costas curvadas para reparar algo no motor.

Contudo, para garantir o sucesso do negócio, é preciso também assegurar que o desempenho dos mecânicos seja excepcional, e isso não poderá acontecer sem pensar na ergonomia na oficina mecânica.

Continue lendo e descubra algumas dicas sobre como garantir a saúde dos seus funcionários!

Assegure o uso de EPIs na sua oficina

Antes de pensar na ergonomia dos funcionários, em primeiro lugar deve-se ter em mente a segurança deles. O trabalho em oficinas mecânicas apresenta diversos riscos, como cortes e queimaduras, exposição a produtos tóxicos e problemas causados por excesso de esforço, tensões e entorses.

Os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, ajudam a prevenir esse tipo de problema e ainda a evitar que, em caso de algum acidente, o mecânico esteja devidamente protegido, minimizando os as consequências. Por isso, o primeiro passo é garantir que eles usem os EPIs adequados ao trabalho realizado.

Utilize banquetas ergonômicas

É difícil que um mecânico ao reparar um carro se mantenha em uma mesma posição por muito tempo. Contudo, muitas atividades exigem que eles estejam sentados e, quando assim for, é necessário que a posição garanta o máximo de ergonomia na oficina mecânica.

Como, por exemplo, no momento de trabalhar em uma bancada ou de sentar próximo ao veículo. Pode parecer bobeira, mas o uso de banquetas ergonômicas garante uma postura correta na hora de realizar trabalhos sentados.

Invista em equipamentos adequados

Ao reparar um veículo, o mecânico precisa ter acesso a todas as partes do mesmo. E bem sabemos que isso, muitas vezes, pode ser uma tarefa difícil. Para acessar a parte inferior do carro, por exemplo, sempre foi comum o uso de esteiras, que ajudam o mecânico a “deslizar” para baixo do veículo.

Contudo, essa definitivamente não é a melhor opção quando pensamos na ergonomia na oficina mecânica. As esteiras fazem com que o profissional tenha que agachar e se levantar a todo momento para pegar ferramentas e ainda não oferecem uma boa posição para que o mecânico trabalhe.

Por isso, o ideal é investir em equipamentos adequados, como um elevador automotivo, que fará a elevação do veículo até certa altura para facilitar o acesso ao seu inferior e serviços como a troca de óleo.

Disponha de boa iluminação na oficina

O trabalho em uma oficina mecânica é muito visual, e é preciso assegurar que seus profissionais tenham uma boa visualização do carro e suas peças. Além da iluminação fixa na oficina, é preciso dispor também de luzes móveis que ajudem os mecânicos a verificar detalhes dos carros.

Se você quer economizar com a conta de energia, uma boa dica é contar com iluminação natural nas dependências da oficina. Invista em grandes janelas ou telhados claros, que deixem o ambiente mais iluminado.

Forneça ferramentas apropriadas para ergonomia na oficina mecânica

Não só as máquinas e equipamentos devem proporcionar melhores posturas de trabalho, mas as ferramentas também devem ser pensadas nesse sentido. É comum vermos oficinas mecânicas em que os profissionais utilizam ferramentas velhas ou improvisadas para trabalhar, contudo, isso representa um grande risco.

As ferramentas devem passar sempre por manutenção e você deve estar atento para fazer correções ou substituí-las. Como os serviços em uma oficina utilizam, geralmente, a mesma ferramenta, é preciso bastante atenção neste ponto, já que assim os riscos aumentam.

Seguindo essas dicas, você conseguirá não só garantir a ergonomia na oficina mecânica como também assegurar trabalhadores mais saudáveis e produtivos. Pronto para começar?

Aproveite e leia também nosso post sobre como atrair novos clientes para sua oficina e garanta uma loja sempre cheia!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *