Traçar estratégias para aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse é o segredo para seu auto center se destacar no mercado automotivo que está cada vez mais competitivo. Mas, na prática, quais seriam essas estratégias? Pensando em auxiliar os proprietários e funcionários de auto centers, preparamos este post com as melhores informações sobre o assunto.
Por isso, separamos 8 estratégias que mais apresentam resultados quando se trata de atrair novos clientes e fazer seu auto center se diferenciar dos concorrentes. Se você ficou curioso sobre o nosso tema, continue com a gente e confira a partir de agora cada uma das nossas dicas!
1. Invista em marketing digital
Uma das melhores estratégias para atrair novos clientes e aumentar as vendas é investir em marketing digital. Por isso, dedique um orçamento da sua empresa para ações de marketing. Há alguns anos, essa estratégia era algo impensável para praticamente todos os auto centers brasileiros.
No entanto, o auto center que não investe em ações de marketing digital como estratégias para atrair novos clientes, terá muitos prejuízos.
Afinal, hoje, as pessoas estão mais conectadas a internet e há milhares de possibilidades para expor suas marcas. Como sugestão, você pode investir em anúncios no Facebook e Google, que são as principais mídias brasileiras. E o custo? Ele é mínimo em relação ao número de pessoas que serão atingidas.
No entanto, pode até pensar que tudo isso é demais para ser verdade. Mas saiba que uma pesquisa realizada pela IAB (Interactive Advertising Bureau) constatou que 70% dos internautas brasileiros usam a internet para se relacionar com as marcas e cerca de 15% a usam para fechar negócios.
E o mais importante disso tudo é que o Marketing Digital não se limita apenas à publicidade e propaganda. As estratégias de Inbound Marketing e E-mail Marketing também provam que são eficientes quando o assunto é atrair novos clientes qualificados a partir de um baixo investimento.
Portanto, a nossa dica é que você estude um pouco mais sobre Inbound Marketing e produza conteúdos em seu site, Facebook ou Instagram que sejam úteis para o público que você deseja atingir.
2. Realize o pós-venda
Contar com uma estratégia de pós-venda não é uma prática comum entre os auto centers e por isso consiste numa excelente oportunidade para você inovar, se destacar dos concorrentes e atrair novos clientes. O pós-venda é uma espécie de “plano de ação”, uma maneira de você se reconectar com o consumidor.
Por mais simples que seja o serviço prestado no seu auto center, é importante entrar em contato com o cliente para saber a opinião sobre o atendimento e a própria assistência prestada.
Mas não pense que é difícil desenvolver uma estratégia de pós-venda. Ela não precisa ser complexa ou envolver muitos funcionários. Na verdade, quanto mais simples e fácil for, melhor para colocar em prática. Quer alguns exemplos de estratégias pós-venda? Veja:
- Entrar em contato com o cliente uma semana após o serviço e saber a opinião sobre o trabalho prestado;
- Entrar em contato periodicamente para oferecer promoções e serviços exclusivos para clientes recorrentes;
- Oferecer informações de qualidade e que realmente melhorem a vida do cliente, aumentando assim a confiança em seus serviços.
Para você colocar em prática essas dicas, comece com um check-list simples dos exemplos acima.
3. Ofereça diferentes serviços
Com mais de 97 mil auto centers – com registro – espalhados pelo Brasil, oferecer apenas os serviços básicos como alinhamento, balanceamento e reparos menores não é mais o suficiente para atrair novos clientes e fazer o seu negócio realmente crescer.
Você deve inovar em equipamentos modernos, digitais e computadorizados que, além de agregarem valor aos seus serviços e atrair um público mais qualificado, também aumentam a produtividade e a segurança dentro do seu empreendimento.
Por isso, vale a pena você conferir os equipamentos automotivos mais modernos do mercado brasileiro. A Engecass, por exemplo, oferece os melhores equipamentos. Você pode acessar o site da empresa e ver quais os equipamentos se encaixam com a sua necessidade e disponibilidade de recursos.
4. Treine a sua equipe de trabalho
Treinamento nunca é demais. Por isso, treine a sua equipe de trabalho para atrair novos clientes. Apesar da correria que é no dia a dia, no auto center, é importante que você saiba que apenas com o treinamento periódico e específico para cada área é possível garantir a qualidade dos serviços, desde o atendimento até o pós-venda.
Uma equipe treinada também é capaz de aumentar a produtividade. Além disso, capacitar os colaboradores, valoriza os funcionários antigos e prepara os novos com mais agilidade e assertividade.
Mas como treinar a equipe? É fácil! Comece com um planejamento de treinamento periódico (pode ser trimestral ou mensal) e entenda que o tempo gasto nessa capacitação será compensado pela produtividade e menor taxa de retrabalho dos seus colaboradores.
5. Melhore seus preços
A chave para o sucesso do seu negócio é precificar os serviços de maneira correta. O brasileiro vive uma vida mais simples e gasta menos por causa da recessão econômica.
Diante dessa necessidade de satisfazer a demanda dos compradores por preços acessíveis, é importante pensar em igualar ou vencer o preço da concorrência nos produtos e serviços mais procurados para destacar seu auto center. Uma dica é você fornecer serviços agregados ou produtos adicionais a preços mais atrativos.
6. Ofereça ao cliente uma experiência única
A norma nos dias de hoje é comparar os serviços online. Os consumidores estão procurando por lugares que ofereçam uma verdadeira experiência de compra. Um alinhamento grátis ou até mesmo bons descontos. Esses são alguns dos incentivos mais populares para atrair novos clientes para o auto center.
Também existem os incentivos únicos, como um espaço de espera diferenciado, onde o cliente possa passar o tempo enquanto aguarda que o serviço seja feito em seu carro. Avalie o que seus clientes mais valorizam para agregar valor aos serviços e assim você destacar seu auto center da concorrência.
7. Reavalie as horas de operação
É importante que os proprietários dos auto centers reavaliem as horas de operação. Eles também devem verificar os horários de espera e o número de funcionários necessários para atingir uma experiência de compra rápida e conveniente para o cliente. Lembre-se que hoje, as pessoas têm pouco tempo para comprar e por isso quanto mais rápido você atendê-las, melhor!
Para que você possa ganhar agilidade na hora de fazer a troca de óleo, o alinhamento ou o balanceamento das rodas do automóvel do seu cliente, conte também com equipamentos automotivos. Um elevador automotivo, por exemplo, ajuda no trabalho dos mecânicos e garante menos tempo de espera para o cliente.
8. Fidelize os clientes
Os clientes querem comprar de empresas que eles confiam e acreditam. E cada vez mais procuram os antecedentes dos proprietários dessas empresas, o histórico da organização e até da equipe de colaboradores.
Os consumidores de hoje querem aprender o que os outros clientes experimentaram. E isso acontece, principalmente, no mercado automotivo, onde muitos clientes têm ciúmes dos seus próprios veículos.
Portanto, as recomendações de amigos e colegas postadas online, na página da sua empresa e também de outros consumidores são muito importantes. Essas opiniões podem ter grande influência em uma decisão de compra e por isso, você deve ficar atento a cada uma delas.
Investir em estratégias para atrair novos clientes é ter a certeza de se destacar no mercado de reparação e manutenção automotiva. Portanto, coloque as nossas dicas em prática e tenha um auto center de sucesso!
Quer continuar bem informado com a gente? Acesse o nosso próximo post e aprenda como a gestão de fornecedores pode aumentar a eficiência do seu auto center!
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