Quer aumentar a produtividade de sua oficina mecânica, mas não sabe bem o que é preciso? Evidentemente, que podem haver inúmeras estratégias para isso e tudo vai variar de negócio para negócio.

No entanto, indiscutivelmente, um dos fatores que mais podem gerar resultados positivos para o sua oficina mecânica em relação à produtividade, eficiência e lucro no final do mês é a infraestrutura que você detém.

Pensando nisso, como especialistas no assunto, resolvemos preparar um post exclusivo para mostrar como a falta de equipamentos adequados pode ser crucial para a produtividade da sua oficina mecânica e quais estratégias você pode recorrer para mudar isso.

Disposto a investir nessa ideia e crescer com seu negócio? Então, confira as dicas e tome nota. Vamos lá!

Já pensou no layout e organização de sua oficina mecânica?

O primeiro passo para aumentar a produtividade da oficina mecânica é estudar, a fundo, o layout dos espaços e serviços a serem prestados, nem que isso requeira uma “reinvenção” do estabelecimento.

Avalie quais equipamentos automotivos você pretende investir. Reorganize os locais das ferramentas, otimize o seu estoque, separe os setores, visualize o funcionamento ideal do estabelecimento e realize as mudanças necessárias para melhorar seu atendimento, tempo e qualidade dos serviços.

VEJA TAMBÉM 

60 dicas de como conseguir mais clientes para sua oficina mecânica 

Saiba como agregar valores aos seus serviços em tempos de crise 

Os equipamentos da sua oficina mecânica são realmente eficientes?

Você acha que os equipamentos automotivos de sua oficina mecânica atendem perfeitamente às necessidades do negócio? Afinal, de nada adianta investir em ferramentas desse tipo, que não apresentem durabilidade, que necessitem de manutenções constantes ou que não há eficácia no dia a dia para o estabelecimento.

Equipamentos automotivos são verdadeiros patrimônios e o investimento precisa ser bem feito para que isso se transforme em retornos positivos, ao invés de dores de cabeça.

Portanto, avalie quais equipamentos faltam na sua loja, quais devem ser substituídos, quais as vantagens eles podem trazer ao negócio, quem os fabrica, se o fornecedor é de referência, se oferece assistência técnica e se preza pela qualidade da fabricação.

Que tal dobrar a capacidade de espaço físico em sua oficina mecânica?

Não pense que isso requer investimentos altos ou obras de construção civil! Aumentar o espaço da oficina mecânica, da concessionária, do estacionamento ou de qualquer outro espaço dedicado a receber veículos pode ser mais prático e versátil do que se imagina.

Os duplicadores de vagas, por exemplo, são soluções extremamente flexíveis para este fim e podem ser instalados sem a necessidade de obras. Em questão de poucas horas a sua oficina mecânica pode dobrar a capacidade de espaço, aumentando assim a demanda de serviços, otimizando a fila de espera e organizando melhor as entregas. Já pensou quanto isso poderia render no fim do mês?

[E-book] 60 Dicas para atrair novos clientes para sua oficina mecânica | Baixar Grátis | Engecass

Por que insistir em processos e serviços lentos?

Sua oficina ainda não tem uma rampa de acesso ou um elevador automotivo? Já parou para pensar o quanto esses equipamentos poderiam agilizar os serviços de seus mecânicos, além de proporcionar diagnósticos muito mais confiáveis e transparentes aos clientes?

Em plena era da tecnologia e de um mercado extremamente exigente, não há porque insistir em serviços manuais e lentos em uma oficina mecânica, enquanto a oficina mecânica concorrente oferece diferenciais exclusivos e agrega muito mais valores em suas propostas.

Optar por equipamentos automotivos é sinônimo de investimento, portanto, deve-se levar em consideração todas as vantagens e retornos positivos que essa compra pode proporcionar à produtividade da oficina mecânica.

Você investe em tecnologia para aumentar a produtividade da oficina mecânica?

Aproveitando o gancho do último tópico, falar em aumentar a produtividade da oficina mecânica reflete diretamente no uso de tecnologias hoje. Afinal, não há mais espaços para trabalhos manuais, lentos e obsoletos em uma rotina de oficina mecânica, independentemente do tamanho ou região de atuação.

Serviços de balanceamento, alinhamento, troca de óleo, rodízio de pneus, entre outros rotineiros de qualquer oficina mecânica não requerem mais esforços físicos, ferramentas pesadas e muito menos diagnósticos visuais.

Afinal, alinhadores 3D, balanceadoras computadorizadasdesmontadoras automáticas são alguns exemplos de equipamentos automotivos modernos e totalmente acessíveis no mercado hoje, que dispensam qualquer tipo de trabalho manual e demorado na oficina mecânica.

Em resumo, essas são algumas dicas de como aumentar a produtividade da oficina mecânica e como os equipamentos automotivos são fatores indispensáveis para esse objetivo hoje em dia.

Investir em tecnologia e na infraestrutura de sua oficina mecânica não se resume apenas em modernizar e profissionalizar sua loja. Há muitos outros valores agregados e isso deve ser usado com estratégia para atrair mais clientes, melhorar a qualidades dos serviços e, claro, aumentar os lucros do negócio.

Gostou? Que tal começar a colocá-las em prática e agilizar os serviços da sua oficina? Antes disso, queremos mostrar mais algumas dicas infalíveis e indispensáveis para quem é dono de oficina mecânica. Leia nosso próximo post e descubra como montar um plano de crescimento para seu negócio automotivo!