Ford Vs Ferrari: conheça um pouco mais do filme que retrata história de Carroll Shelby e Ken Miles

Muitas pessoas, como você que trabalha no setor automotivo, amam velocidade e curtem filmes sobre carros. Com estreia prevista para o dia 15 de novembro de 2019, nos Estados Unidos, o filme Ford Vs Ferrari vai lembrar uma grande história automotiva. O longa vai mostrar uma das maiores rivalidades do esporte a motor, entre a marca americana e a italiana.

Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre esta obra cinematográfica, continue com a gente. Nós da Engecass, preparamos este post para você conferir tudo sobre o assunto. Acompanhe!

O que esperar do filme Ford Vs Ferrari?

Com certeza, quem assistir Ford Vs Ferrari terá a oportunidade de conferir uma das histórias mais legais do automobilismo. O filme deve entrar na lista de quem é apaixonado por automobilismo. O longa é cheio de ação e retrata a saga para construir o Ford GT40, que quebrou paradigmas e derrotou a Ferrari nas 24 horas de Le Mans, em 1966.

O filme começa com a proposta de compra da Ferrari pela Ford. O comendador Enzo Ferrari, no entanto, rasgou o contrato após descobrir que sua única exigência no acordo não seria cumprida: a manutenção do controle da equipe de competição. Assim, a gigante americana foi atrás de vingança.

Quem são os principais personagens do longa? 

O longa Ford Vs Ferrari tem como principais personagens o piloto inglês, Ken Miles e o famoso designer automotivo americano, Carrol Shelby. Eles abraçaram o desafio imposto pela Ford para construir um carro capaz de derrotar a Ferrari em Le Mans. O filme é estrelado por Christian Bale (Ken Miles) e Matt Damon (Carroll Shelby). A direção é de James Mangold, responsável por sucessos como Logan, Johnny e June e Garota Interrompida.

Por que o GT40 marcou a história do automobilismo?

O GT40, do filme Ford Vs Ferrari foi desenvolvido com a participação de Henry Ford II. A richa entre a Ford e a Ferrari começou em 1963, quando Enzo Ferrari demonstrou interesse em vender a marca para a Ford.

A gigante americana gastou milhões de dólares em negociações para viabilizar a compra. No entanto, o comendador Enzo Ferrari rasgou o contrato após descobrir que sua única exigência no acordo não seria cumprida: a manutenção do controle da equipe de competição. Foi então que a gigante americana foi atrás da vingança.

E que vingança! O GT40 recebeu motores V8 da Ford, que preparados por Carrol Shelby voavam nas pistas. Os V8 tinham entre 4,2 e 7,2 litros, os maiores usados pela Ford na época. O 40 do nome representa a altura do carro em polegadas, ou apenas 1,02 metro de altura, regra da categoria na época.

A primeira participação do GT40 em Le Mans trouxe a vitória para a Ford. A conquista foi conseguida pela dupla de pilotos neozelandeses Bruce Mclaren e Chris Amon. Ken Miles, que é retratado no filme por Christian Bale, morreu num trágico acidente no mesmo ano durante os testes do GT40 J-car. O modelo tinha carroceria mais aerodinâmica, que deu origem à quarta geração do modelo de corrida.

O GT40 ganhou Le Mans quatro vezes seguidas, entre 1966 e 1969. Ele fez a marca ser a montadora americana a ganhar mais corridas europeias desde a Duesemberg nos anos 1920. A Ferrari havia ganhado Le Mans seguidamente entre 1960 e 1965.

O que o Ford GT40 inspira?

O Ford GT40 inspira a arte. Depois da sua vitória histórica lembrada no filme Ford Vs Ferrari, a montadora americana retornou com tudo na tradicional corrida das 24 horas de Le Mans. Ela colocou dois de seus quatro Ford GT no pódio, depois de uma batalha com a sua rival, a Ferrari.

Para marcar essa volta triunfal, a empresa americana fez diversos vídeos e ações. Mas o destaque ficou para uma réplica do Ford GT construída com peças de LEGO. Para o trabalho, o artista Pascal, que também é fã de LEGO, usou 40 mil bloquinhos. Foram necessárias três semanas de intenso trabalho para que a versão de corrida do esportivo ficasse pronta.

O artista também contou com a ajuda da tecnologia. Um software fez o mapeamento em 3D do automóvel e elaborou um plano de montagem. Outros detalhes como logotipos e rodas foram feitos à mão livre pelo rapaz. Depois de pronto, o Ford GT de LEGO ficou em exposição no Circuit de La Sarthe, onde acontece o principal evento de automobilismo no mundo. Além desta réplica, Pascal fez a do Ford GT40. Ela foi exposta ao lado do mais novo prodígio da empresa nas pistas.

Viu como os carros são cheios de histórias? Agora que você viu um pouco sobre o filme Ford Vs F01errari, com certeza terá esse longa como um dos seus favoritos, não é mesmo? O que nos resta agora é esperar a sua estreia nas telas do cinema e controlar a ansiedade para aguardar que este incrível filme chegue logo ao Brasil.

E aí, quer conferir mais artigos como este? Acesse o nosso próximo post e conheça o novo SUV Ford Territory!

[E-Book] Padrão de cores dos Elevadores Engecass para concessionárias | Baixar Grátis | Engecass

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.