Os carros flex são os automóveis que podem ser abastecidos com gasolina e etanol. A combinação desses dois combustíveis movimenta a economia. No entanto, a preocupação dos motoristas é qual combustível é melhor para o seu automóvel e qual não vai afetar a sua dirigibilidade.
Pois então, para que você saiba orientar se o melhor tipo de combustível é gasolina e etanol, preparamos este post. Nele você vai aprender qual o combustível escolher para o primeiro abastecimento do carro zero, qual é o melhor tipo de combustível, quais as diferenças entre cada um deles e quais os cuidados que os proprietários de carros flex devem tomar na hora de abastecer o automóvel.
E aí, ficou interessado em nosso post? Pois então, acompanhe a leitura!
Qual combustível escolher para fazer o primeiro abastecimento?
Apesar do proprietário do carro flex sair da concessionária sem nenhuma recomendação específica em relação a gasolina e etanol, é comum ouvir que um ou outro deve ser o escolhido no primeiro abastecimento.
O proprietário do automóvel também escuta que isso deve ser feito até pelas primeiras centenas de quilômetros, mas não existe uma regra sobre isso.
No entanto, mesmo que seja dito que apenas um combustível foi usado desde o período em que o automóvel saiu da fábrica, seu cliente não precisa se preocupar. Nesse caso, pode até existir um fundamento em optar por gasolina e etanol para o primeiro abastecimento, no entanto, basta respeitar algumas condições na hora de trocar o combustível, como rodar com o carro por pelo menos 5 quilômetros ou 10 minutos.
Esse tempo é importante para que a central eletrônica do veículo faça a leitura da mistura dos combustíveis no tanque. É que com o resultado dos cálculos feitos por ela, o sistema de injeção definirá as configurações, o que afetará o desempenho do motor de acordo com a proporção de álcool e gasolina.
No caso do proprietário do automóvel não saber se foi usado gasolina ou etanol da última vez que abasteceu o carro, você deve orientá-lo para não desligar o motor antes de cumprir o tempo e a quilometragem para o aprendizado do próprio carro.
Entre gasolina e etanol, qual é o melhor?
O etanol é um combustível que tem a queima mais limpa. Ele tem menos carbonização. No entanto, ele lubrifica menos que a gasolina, o que pode causar uma força maior na bomba de combustível, antecipando as trocas da peça.
Também é preciso levar em consideração se o etanol é usado em pequenos trajetos na cidade, pois o motor nunca chega à temperatura ideal. Por isso, há perigo de que o etanol se misture com óleo lubrificante.
Nestes casos, se seu cliente usar muito mais o etanol do que a gasolina, é indicado que ele realize a troca de óleo com mais frequência, como é apontado no próprio manual do carro.
O etanol é o combustível para quem gosta do carro com potência. No entanto, se o seu cliente realiza poucos trajetos com o motor frio, é melhor começar a colocar a gasolina, pois ela é mais benéfica para o automóvel e para o motor.
Quais as diferenças entre cada um?
Gasolina
A gasolina é o combustível tradicional para os carros de passeio devido a sua octanagem. Ela é popular e formada por diversos hidrocarbonetos que fazem com que o combustível evapore em diferentes temperaturas.
Etanol
Já o etanol é um combustível mais simples. Ele é constituído por apenas um hidrocarboneto e evapora de uma vez. Também vale lembrar que o etanol tem mais octanagem do que a gasolina, o que faz com que ocorra um índice de compressão maior aliado a maior potência.
Quais os cuidados na hora do abastecimento?
Para quem roda pouco, faz trajetos curtos e usa etanol, a recomendação é trocar o óleo com mais frequência. O abastecimento também deve ser feito em postos de confiança, evitando que os combustíveis sejam adulterados e causem prejuízos ao motor do carro flex.
Em relação a gasolina, o cuidado é com os postos de combustíveis que vendem gasolina adulterada. Oriente seu cliente a abastecer apenas em postos de confiança.
Agora que você já sabe as vantagens entre a gasolina e etanol, não terá problemas para orientar seu cliente. Lembre-se de reforçar os cuidados com postos de bandeira desconhecida e alertá-los sobre a gasolina adulterada.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e aprenda dicas simples sobre consumo de combustível!
0 comentários