Gasolina e Etanol: entenda qual combustível é melhor para carros flex

29 jan, 2019 | Informativos | 0 Comentários

Os carros flex são os automóveis que podem ser abastecidos com gasolina e etanol. A combinação desses dois combustíveis movimenta a economia. No entanto, a preocupação dos motoristas é qual combustível é melhor para o seu automóvel e qual não vai afetar a sua dirigibilidade.

Pois então, para que você saiba orientar se o melhor tipo de combustível é gasolina e etanol, preparamos este post. Nele você vai aprender qual o combustível escolher para o primeiro abastecimento do carro zero, qual é o melhor tipo de combustível, quais as diferenças entre cada um deles e quais os cuidados que os proprietários de carros flex devem tomar na hora de abastecer o automóvel.

E aí, ficou interessado em nosso post? Pois então, acompanhe a leitura!

Qual combustível escolher para fazer o primeiro abastecimento?

Apesar do proprietário do carro flex sair da concessionária sem nenhuma recomendação específica em relação a gasolina e etanol, é  comum ouvir que um ou outro deve ser o escolhido no primeiro abastecimento.

O proprietário do automóvel também escuta que isso deve ser feito até pelas primeiras centenas de quilômetros, mas não existe uma regra sobre isso.

Gasolina e Etanol

No entanto, mesmo que seja dito que apenas um combustível foi usado desde o período em que o automóvel saiu da fábrica, seu cliente não precisa se preocupar. Nesse caso, pode até existir um fundamento em optar por gasolina e etanol para o primeiro abastecimento, no entanto, basta respeitar algumas condições na hora de trocar o combustível, como rodar com o carro por pelo menos 5 quilômetros ou 10 minutos.

Esse tempo é importante para que a central eletrônica do veículo faça a leitura da mistura dos combustíveis no tanque. É que com o resultado dos cálculos feitos por ela, o sistema de injeção definirá as configurações, o que afetará o desempenho do motor de acordo com a proporção de álcool e gasolina.

No caso do proprietário do automóvel não saber se foi usado gasolina ou etanol da última vez que abasteceu o carro, você deve orientá-lo para não desligar o motor antes de cumprir o tempo e a quilometragem para o aprendizado do próprio carro.

Entre gasolina e etanol, qual é o melhor?

O etanol é um combustível que tem a queima mais limpa. Ele tem menos carbonização. No entanto, ele lubrifica menos que a gasolina, o que pode causar uma força maior na bomba de combustível, antecipando as trocas da peça.

Também é preciso levar em consideração se o etanol é usado em pequenos trajetos na cidade, pois o motor nunca chega à temperatura ideal. Por isso, há perigo de que o etanol se misture com óleo lubrificante.

Nestes casos, se seu cliente usar muito mais o etanol do que a gasolina, é indicado que ele realize a troca de óleo com mais frequência, como é apontado no próprio manual do carro.

O etanol é o combustível para quem gosta do carro com potência. No entanto, se o seu cliente realiza poucos trajetos com o motor frio, é melhor começar a colocar a gasolina, pois ela é mais benéfica para o automóvel e para o motor.

Quais as diferenças entre cada um?

Gasolina

A gasolina é o combustível tradicional para os carros de passeio devido a sua octanagem. Ela é popular e formada por diversos hidrocarbonetos que fazem com que o combustível evapore em diferentes temperaturas.

Etanol

Já o etanol é um combustível mais simples. Ele é constituído por apenas um hidrocarboneto e evapora de uma vez. Também vale lembrar que o etanol tem mais octanagem do que a gasolina, o que faz com que ocorra um índice de compressão maior aliado a maior potência.

Gasolina e Etanol

Quais os cuidados na hora do abastecimento?

Para quem roda pouco, faz trajetos curtos e usa etanol, a recomendação é trocar o óleo com mais frequência. O abastecimento também deve ser feito em postos de confiança, evitando que os combustíveis sejam adulterados e causem prejuízos ao motor do carro flex.

Em relação a gasolina, o cuidado é com os postos de combustíveis que vendem gasolina adulterada. Oriente seu cliente a abastecer apenas em postos de confiança.

Agora que você já sabe as vantagens entre a gasolina e etanol, não terá problemas para orientar seu cliente. Lembre-se de reforçar os cuidados com postos de bandeira desconhecida e alertá-los sobre a gasolina adulterada.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e aprenda dicas simples sobre consumo de combustível!

 

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *