Saber qual é a gasolina certa na hora de abastecer o carro é um dos cuidados que qualquer proprietário de veículo deve ter. A gasolina adulterada pode trazer muitos prejuízos.
Mas então, o que fazer para orientar seus clientes sobre o assunto? Em primeiro lugar, você deve conhecer os tipos de gasolina que existem.
Depois, deve explicar quais os problemas que a gasolina adulterada pode causar e quais os cuidados que seus clientes devem ter na hora do abastecimento. E então, quer ficar por dentro de tudo isso? Continue com a gente em nosso post e melhore os seus conhecimentos!
Quais os tipos de gasolina que existem?
Gasolina comum
É a gasolina derivada do petróleo. Esse tipo de combustível tem 27% de etanol anidro na composição, 87 IAD (índice antidetonante) e 50 ppm (partes por milhão) de teor de enxofre.
Mas há algo que precisa ser dito. Além desse ser o principal tipo de combustível dos automóveis de passeio do Brasil, a gasolina comum lança gases na atmosfera que prejudicam o meio ambiente. De acordo com o artigo 14 da Resolução ANP nº 40/2013, a gasolina comum também deverá conter detergentes dispersantes.
Gasolina formulada
Esse é um combustível mais barato e feito com derivados de petróleo. Os combustíveis são misturados para atender às especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Seus padrões são parecidos com a gasolina comum.
Também é importante saber que não há como avaliar visivelmente se a gasolina é formulada ou não, mas é preciso orientar seu cliente que o revendedor deve informar aos consumidores sobre a qualidade da gasolina.
Tem no mínimo 91 IAD de octanagem. É indicada para veículos potentes e que têm alta taxa de compressão. É para automóveis esportivos e de luxo. Também é para quem deseja melhorar a potência do motor, pois oferece maior desempenho e autonomia.
No entanto, o carro deve estar preparado para recebê-la e precisa ser um veículo de alta performance. Se seu cliente tiver um carro “normal” e abastecer com a gasolina premium, não terá nenhuma vantagem.
Gasolina aditivada
Tem detergentes dispersantes que promovem a limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes do motor do automóvel. Pode ser usada periodicamente ou sempre.
Entre os benefícios desta gasolina, pode-se destacar a limpeza que ela gera no motor e a economia de combustível.
Quais os problemas que a gasolina adulterada pode causar?
Problemas no motor
O combustível quando adulterado pode causar vários danos no motor do automóvel. Dentre eles, entupimento da bomba de gasolina. E é fácil verificar o problema. Basta observar se o motor “morre” na hora de dar a partida.
Desgaste das peças
Mangueiras, catalisadores, tanques, filtros do veículo e bombas de combustível também podem ser prejudicados. Isso leva a vários problemas como a corrosão do sistema de injeção eletrônica, responsável por injetar a quantidade de combustível nos cilindros e fazer o motor funcionar. O sistema também serve para evitar desperdício de combustível.
Problemas na aceleração
Se você pisa no acelerador e percebe que o carro não anda ou está preso na pista, pode ser sinal de problemas com combustível de má procedência. Portanto, o ideal é prestar atenção na hora de acelerar o automóvel.
Quais os sinais que o carro foi abastecido com combustível ruim?
Luz de alerta acesa
Se a luz de alerta do motor estiver acesa no painel do automóvel pode ser um sinal que o combustível é de má qualidade. A luzinha acesa significa anomalia no sistema de injeção eletrônica, principalmente se ela acende após abastecer o carro. O sistema controla a admissão de combustível e é o responsável pela porcentagem correta de mistura com ar.
Aumento de consumo
O aumento de consumo também é sinal de problemas de combustível. E isso é fácil identificar. Se seu cliente abastece em um posto novo que não costuma ir e nota que o combustível do veículo acaba mais rápido, ele pode estar adulterado.
Pouca performance
Automóvel com combustível ruim tem pouca performance. Se o carro é menos potente, você pode desconfiar que há algum tipo de problema. No entanto, o melhor que se tem a fazer é orientar seu cliente para levar o veículo a uma oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center de confiança.
Quais os cuidados na hora de abastecer?
Abasteça em postos de confiança
Oriente seu cliente para que ele abasteça em postos de confiança. Postos desconhecidos também devem ser evitados. Por isso, antes de abastecer, deve-se pedir a opinião de quem usa os serviços do posto.
Acerte no combustível
Cuide para que seu cliente conheça os tipos de combustíveis que existem e qual é o indicado para o automóvel. Para isso, sempre que ele tiver dúvidas, explique as diferenças.
Outra dica é dizer à ele para pedir ajuda ao frentista do posto. Os profissionais que trabalham nessa área também podem orientar.
Desconfie do preço
Postos com preços muito baixos ou com uma diferença média elevada podem vender combustíveis ruins. Portanto, o melhor a se fazer é evitar esses estabelecimentos. Quem vende gasolina com problemas não se importa com o valor e oferece o combustível por qualquer preço.
Agora que você conhece os tipos de gasolina, também já sabe um pouco mais sobre a gasolina adulterada, não é mesmo? Não deixe de orientar seu cliente para tomar cuidado na hora de abastecer o automóvel.
Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e confira algumas dicas sobre consumo de combustível.
0 comentários