Quais os tipos de gasolina e os problemas que gasolina adulterada pode causar nos veículos

7 jan, 2020 | Super Dicas

Saber qual é a gasolina certa na hora de abastecer o carro é um dos cuidados que qualquer proprietário de veículo deve ter. A gasolina adulterada pode trazer muitos prejuízos.

Mas então, o que fazer para orientar seus clientes sobre o assunto? Em primeiro lugar, você deve conhecer os tipos de gasolina que existem.

Depois, deve explicar quais os problemas que a gasolina adulterada pode causar e quais os cuidados que seus clientes devem ter na hora do abastecimento. E então, quer ficar por dentro de tudo isso? Continue com a gente em nosso post e melhore os seus conhecimentos!

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida! | Clique aqui para baixar agora | Engecass

Quais os tipos de gasolina que existem?

Gasolina comum

É a gasolina derivada do petróleo. Esse tipo de combustível tem 27% de etanol anidro na composição, 87 IAD (índice antidetonante) e 50 ppm (partes por milhão) de teor de enxofre.

Mas há algo que precisa ser dito. Além desse ser o principal tipo de combustível dos automóveis de passeio do Brasil, a gasolina comum lança gases na atmosfera que prejudicam o meio ambiente. De acordo com o artigo 14 da Resolução ANP nº 40/2013, a gasolina comum também deverá conter detergentes dispersantes.

Gasolina formulada

Esse é um combustível mais barato e feito com derivados de petróleo. Os combustíveis são misturados para atender às especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Seus padrões são parecidos com a gasolina comum.

Também é importante saber que não há como avaliar visivelmente se a gasolina é formulada ou não, mas é preciso orientar seu cliente que o revendedor deve informar aos consumidores sobre a qualidade da gasolina.

Gasolina premium

Tem no mínimo 91 IAD de octanagem. É indicada para veículos potentes e que têm alta taxa de compressão. É para automóveis esportivos e de luxo. Também é para quem deseja melhorar a potência do motor, pois oferece maior desempenho e autonomia.

No entanto, o carro deve estar preparado para recebê-la e precisa ser um veículo de alta performance. Se seu cliente tiver um carro “normal” e abastecer com a gasolina premium, não terá nenhuma vantagem.

Gasolina aditivada

Tem detergentes dispersantes que promovem a limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes do motor do automóvel. Pode ser usada periodicamente ou sempre.

Entre os benefícios desta gasolina, pode-se destacar a limpeza que ela gera no motor e a economia de combustível.

Quais os problemas que a gasolina adulterada pode causar?

Problemas no motor

O combustível quando adulterado pode causar vários danos no motor do automóvel. Dentre eles, entupimento da bomba de gasolina. E é fácil verificar o problema. Basta observar se o motor “morre” na hora de dar a partida.

Desgaste das peças

Mangueiras, catalisadores, tanques, filtros do veículo e bombas de combustível também podem ser prejudicados. Isso leva a vários problemas como a corrosão do sistema de injeção eletrônica, responsável por injetar a quantidade de combustível nos cilindros e fazer o motor funcionar. O sistema também serve para evitar desperdício de combustível.

Problemas na aceleração

Se você pisa no acelerador e percebe que o carro não anda ou está preso na pista, pode ser sinal de problemas com combustível de má procedência. Portanto, o ideal é prestar atenção na hora de acelerar o automóvel.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Quais os sinais que o carro foi abastecido com combustível ruim? 

Luz de alerta acesa

Se a luz de alerta do motor estiver acesa no painel do automóvel pode ser um sinal que o combustível é de má qualidade. A luzinha acesa significa anomalia no sistema de injeção eletrônica, principalmente se ela acende após abastecer o carro. O sistema controla a admissão de combustível e é o responsável pela porcentagem correta de mistura com ar.

Aumento de consumo

O aumento de consumo também é sinal de problemas de combustível. E isso é fácil identificar. Se seu cliente abastece em um posto novo que não costuma ir e nota que o combustível do veículo acaba mais rápido, ele pode estar adulterado.

Pouca performance

Automóvel com combustível ruim tem pouca performance. Se o carro é menos potente, você pode desconfiar que há algum tipo de problema. No entanto, o melhor que se tem a fazer é orientar seu cliente para levar o veículo a uma oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center de confiança.

Quais os cuidados na hora de abastecer?

Abasteça em postos de confiança

Oriente seu cliente para que ele abasteça em postos de confiança. Postos desconhecidos também devem ser evitados. Por isso, antes de abastecer, deve-se pedir a opinião de quem usa os serviços do posto.

Acerte no combustível

Cuide para que seu cliente conheça os tipos de combustíveis que existem e qual é o indicado para o automóvel. Para isso, sempre que ele tiver dúvidas, explique as diferenças.

Outra dica é dizer à ele para pedir ajuda ao frentista do posto. Os profissionais que trabalham nessa área também podem orientar.

Desconfie do preço

Postos com preços muito baixos ou com uma diferença média elevada podem vender combustíveis ruins. Portanto, o melhor a se fazer é evitar esses estabelecimentos. Quem vende gasolina com problemas não se importa com o valor e oferece o combustível por qualquer preço.

Agora que você conhece os tipos de gasolina, também já sabe um pouco mais sobre a gasolina adulterada, não é mesmo? Não deixe de orientar seu cliente para tomar cuidado na hora de abastecer o automóvel.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e confira algumas dicas sobre consumo de combustível.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários