Quais os tipos de gasolina e os problemas que gasolina adulterada pode causar nos veículos

7 jan, 2020 | Super Dicas

Saber qual é a gasolina certa na hora de abastecer o carro é um dos cuidados que qualquer proprietário de veículo deve ter. A gasolina adulterada pode trazer muitos prejuízos.

Mas então, o que fazer para orientar seus clientes sobre o assunto? Em primeiro lugar, você deve conhecer os tipos de gasolina que existem.

Depois, deve explicar quais os problemas que a gasolina adulterada pode causar e quais os cuidados que seus clientes devem ter na hora do abastecimento. E então, quer ficar por dentro de tudo isso? Continue com a gente em nosso post e melhore os seus conhecimentos!

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida! | Clique aqui para baixar agora | Engecass

Quais os tipos de gasolina que existem?

Gasolina comum

É a gasolina derivada do petróleo. Esse tipo de combustível tem 27% de etanol anidro na composição, 87 IAD (índice antidetonante) e 50 ppm (partes por milhão) de teor de enxofre.

Mas há algo que precisa ser dito. Além desse ser o principal tipo de combustível dos automóveis de passeio do Brasil, a gasolina comum lança gases na atmosfera que prejudicam o meio ambiente. De acordo com o artigo 14 da Resolução ANP nº 40/2013, a gasolina comum também deverá conter detergentes dispersantes.

Gasolina formulada

Esse é um combustível mais barato e feito com derivados de petróleo. Os combustíveis são misturados para atender às especificações da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Seus padrões são parecidos com a gasolina comum.

Também é importante saber que não há como avaliar visivelmente se a gasolina é formulada ou não, mas é preciso orientar seu cliente que o revendedor deve informar aos consumidores sobre a qualidade da gasolina.

Gasolina premium

Tem no mínimo 91 IAD de octanagem. É indicada para veículos potentes e que têm alta taxa de compressão. É para automóveis esportivos e de luxo. Também é para quem deseja melhorar a potência do motor, pois oferece maior desempenho e autonomia.

No entanto, o carro deve estar preparado para recebê-la e precisa ser um veículo de alta performance. Se seu cliente tiver um carro “normal” e abastecer com a gasolina premium, não terá nenhuma vantagem.

Gasolina aditivada

Tem detergentes dispersantes que promovem a limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes do motor do automóvel. Pode ser usada periodicamente ou sempre.

Entre os benefícios desta gasolina, pode-se destacar a limpeza que ela gera no motor e a economia de combustível.

Quais os problemas que a gasolina adulterada pode causar?

Problemas no motor

O combustível quando adulterado pode causar vários danos no motor do automóvel. Dentre eles, entupimento da bomba de gasolina. E é fácil verificar o problema. Basta observar se o motor “morre” na hora de dar a partida.

Desgaste das peças

Mangueiras, catalisadores, tanques, filtros do veículo e bombas de combustível também podem ser prejudicados. Isso leva a vários problemas como a corrosão do sistema de injeção eletrônica, responsável por injetar a quantidade de combustível nos cilindros e fazer o motor funcionar. O sistema também serve para evitar desperdício de combustível.

Problemas na aceleração

Se você pisa no acelerador e percebe que o carro não anda ou está preso na pista, pode ser sinal de problemas com combustível de má procedência. Portanto, o ideal é prestar atenção na hora de acelerar o automóvel.

Guia completo: Como montar uma oficina mecânica moderna | Baixar gratuitamente | Engecass

Quais os sinais que o carro foi abastecido com combustível ruim? 

Luz de alerta acesa

Se a luz de alerta do motor estiver acesa no painel do automóvel pode ser um sinal que o combustível é de má qualidade. A luzinha acesa significa anomalia no sistema de injeção eletrônica, principalmente se ela acende após abastecer o carro. O sistema controla a admissão de combustível e é o responsável pela porcentagem correta de mistura com ar.

Aumento de consumo

O aumento de consumo também é sinal de problemas de combustível. E isso é fácil identificar. Se seu cliente abastece em um posto novo que não costuma ir e nota que o combustível do veículo acaba mais rápido, ele pode estar adulterado.

Pouca performance

Automóvel com combustível ruim tem pouca performance. Se o carro é menos potente, você pode desconfiar que há algum tipo de problema. No entanto, o melhor que se tem a fazer é orientar seu cliente para levar o veículo a uma oficina mecânica, loja de automóveis ou auto center de confiança.

Quais os cuidados na hora de abastecer?

Abasteça em postos de confiança

Oriente seu cliente para que ele abasteça em postos de confiança. Postos desconhecidos também devem ser evitados. Por isso, antes de abastecer, deve-se pedir a opinião de quem usa os serviços do posto.

Acerte no combustível

Cuide para que seu cliente conheça os tipos de combustíveis que existem e qual é o indicado para o automóvel. Para isso, sempre que ele tiver dúvidas, explique as diferenças.

Outra dica é dizer à ele para pedir ajuda ao frentista do posto. Os profissionais que trabalham nessa área também podem orientar.

Desconfie do preço

Postos com preços muito baixos ou com uma diferença média elevada podem vender combustíveis ruins. Portanto, o melhor a se fazer é evitar esses estabelecimentos. Quem vende gasolina com problemas não se importa com o valor e oferece o combustível por qualquer preço.

Agora que você conhece os tipos de gasolina, também já sabe um pouco mais sobre a gasolina adulterada, não é mesmo? Não deixe de orientar seu cliente para tomar cuidado na hora de abastecer o automóvel.

Gostou do nosso conteúdo? Acesse o nosso próximo post e confira algumas dicas sobre consumo de combustível.

Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários