Muitos auto centers focam seus serviços em oferecer itens como alinhamento, balanceamento e troca de óleo. Enquanto todos esses são realmente serviços básicos que toda oficina deve fazer, existem outros tipos de manutenções que podem trazer ótimos retornos.
É o caso da geometria de suspensão. Como esse é um serviço menos procurado, poucas oficinas fazem sua oferta. Contudo, é aí que mora a oportunidade para quem quer aprender e oferecer aos seus clientes um grande diferencial.
Quer entender a geometria de suspensão e aprender como fazer o serviço? Acompanhe conosco!
O que é geometria de suspensão?
A suspensão dianteira de um automóvel é construída como um sistema ajustável que tem o objetivo de absorver os impactos que o veículo sofre no dia a dia da melhor forma e fazer com que eles não sejam sentidos pelos usuários.
Porém, com o tempo e com o uso contínuo do veículo, passando por buracos, ondulações e irregularidades na pista, os pontos de fixação da suspensão deslocam-se. Esses pontos, por não serem rígidos, perdem a exata localização da sua fixação original, fazendo com que a suspensão não absorva mais os impactos completamente e gere desconforto para motoristas e passageiros.
Como a fixação desses pontos é feita por meio de parafusos ajustáveis, a geometria de suspensão nada mais é do que realizar o ajuste desses pontos com o objetivo de deixar as quatro rodas alinhadas, fazendo o formato de um retângulo.
Quando a geometria de suspensão é indicada?
Não confunda geometria de suspensão com alinhamento. Enquanto esse último busca manter o paralelismo do eixo com relação ao solo, a geometria busca promover ajustes em todos os componentes da suspensão de um veículo, melhorando o conforto, a dirigibilidade, segurança e prolongando a vida útil dos pneus.
Esse serviço é indicado quando:
- o veículo sofre acidente ou colisão forte com algum obstáculo ou buraco;
- a troca dos pneus é realizada ou se os mesmos estiverem apresentando forte desgaste;
- o veículo estiver instável ou com o volante “puxando” para algum lado;
- a cada 7 mil km rodados ou de acordo com a indicação do fabricante;
- forem trocadas peças da suspensão ou da direção.
Como fazer a geometria de suspensão?
A geometria de suspensão é feita por meio de medições precisas, em milímetros e graus, da distância entre os eixos do veículo, para que todas as rodas fiquem alinhadas, formando um retângulo, conforme mencionamos.
Existem dois ângulos principais que devem ser conferidos e ajustados na execução do serviço: o câmber e o cáster.
O câmber é o ângulo de inclinação da coluna de suspensão para fora ou para dentro do automóvel. Ele contribui com a aderência e estabilidade do carro em determinadas situações. Geralmente este ângulo é fixo e quando está fora de medida pode significar que alguma peça, como braço oscilante, barra de direção ou o próprio amortecedor, deve ser substituída.
Já o cáster é o ângulo correspondente à posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo. Ele ajuda na estabilidade do carro, na aderência e na velocidade final do mesmo. Na maioria dos modelos, esse ângulo é fixo. Em casos de colisão, algumas peças podem se deformar e alterar, com isso, a coluna de suspensão, tirando o ângulo de seu valor nominal.
Além da troca de peças, esses ângulos são corrigidos com uma rampa para alinhamento, fazendo a regulagem dos ângulos por meio das barras de direção.
Vale ressaltar que a geometria de suspensão precisa ser realizada periodicamente junto às revisões do veículo, algo que poucos motoristas sabem. Por isso, informe seu cliente sobre as necessidades de realizar o serviço e passe a oferecê-lo no auto center como um diferencial para atrair novos consumidores!
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