Geometria de suspensão: por que seu auto center precisa oferecer esse serviço

9 maio, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Muitos auto centers focam seus serviços em oferecer itens como alinhamento, balanceamento e troca de óleo. Enquanto todos esses são realmente serviços básicos que toda oficina deve fazer, existem outros tipos de manutenções que podem trazer ótimos retornos.

É o caso da geometria de suspensão. Como esse é um serviço menos procurado, poucas oficinas fazem sua oferta. Contudo, é aí que mora a oportunidade para quem quer aprender e oferecer aos seus clientes um grande diferencial.

Quer entender a geometria de suspensão e aprender como fazer o serviço? Acompanhe conosco!

O que é geometria de suspensão?

A suspensão dianteira de um automóvel é construída como um sistema ajustável que tem o objetivo de absorver os impactos que o veículo sofre no dia a dia da melhor forma e fazer com que eles não sejam sentidos pelos usuários.

Porém, com o tempo e com o uso contínuo do veículo, passando por buracos, ondulações e irregularidades na pista, os pontos de fixação da suspensão deslocam-se. Esses pontos, por não serem rígidos, perdem a exata localização da sua fixação original, fazendo com que a suspensão não absorva mais os impactos completamente e gere desconforto para motoristas e passageiros.

Como a fixação desses pontos é feita por meio de parafusos ajustáveis, a geometria de suspensão nada mais é do que realizar o ajuste desses pontos com o objetivo de deixar as quatro rodas alinhadas, fazendo o formato de um retângulo.

Quando a geometria de suspensão é indicada?

Não confunda geometria de suspensão com alinhamento. Enquanto esse último busca manter o paralelismo do eixo com relação ao solo, a geometria busca promover ajustes em todos os componentes da suspensão de um veículo, melhorando o conforto, a dirigibilidade, segurança e prolongando a vida útil dos pneus.

Esse serviço é indicado quando:

  • o veículo sofre acidente ou colisão forte com algum obstáculo ou buraco;
  • a troca dos pneus é realizada ou se os mesmos estiverem apresentando forte desgaste;
  • o veículo estiver instável ou com o volante “puxando” para algum lado;
  • a cada 7 mil km rodados ou de acordo com a indicação do fabricante;
  • forem trocadas peças da suspensão ou da direção.

Como fazer a geometria de suspensão?

A geometria de suspensão é feita por meio de medições precisas, em milímetros e graus, da distância entre os eixos do veículo, para que todas as rodas fiquem alinhadas, formando um retângulo, conforme mencionamos.

Existem dois ângulos principais que devem ser conferidos e ajustados na execução do serviço: o câmber e o cáster.

O câmber é o ângulo de inclinação da coluna de suspensão para fora ou para dentro do automóvel. Ele contribui com a aderência e estabilidade do carro em determinadas situações. Geralmente este ângulo é fixo e quando está fora de medida pode significar que alguma peça, como braço oscilante, barra de direção ou o próprio amortecedor, deve ser substituída.

Já o cáster é o ângulo correspondente à posição da coluna de suspensão para frente ou para trás do veículo. Ele ajuda na estabilidade do carro, na aderência e na velocidade final do mesmo. Na maioria dos modelos, esse ângulo é fixo. Em casos de colisão, algumas peças podem  se deformar e alterar, com isso, a coluna de suspensão, tirando o ângulo de seu valor nominal.

Além da troca de peças, esses ângulos são corrigidos com uma rampa para alinhamento, fazendo a regulagem dos ângulos por meio das barras de direção.

Vale ressaltar que a geometria de suspensão precisa ser realizada periodicamente junto às revisões do veículo, algo que poucos motoristas sabem. Por isso, informe seu cliente sobre as necessidades de realizar o serviço e passe a oferecê-lo no auto center como um diferencial para atrair novos consumidores!

E para continuar aprendendo como melhorar a receita do auto center, baixe gratuitamente nosso e-book com as 10 dicas para uma oficina eficiente!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *