Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

6 maio, 2021 | Oficina Mecânica, Super Dicas | 0 Comentários

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de competir e se destacar nesse cenário. E, sem dúvidas, a base mais sólida para isso tudo se dá a partir de uma gestão de oficina mecânica

E para entender melhor como implementar essa administração de qualidade no seu estabelecimento, nós preparamos um post com algumas dicas indispensáveis que todo gerente ou proprietário deve levar em consideração em todas as fases do negócio. 

 

Afinal, quando uma gestão de oficina mecânica pode ser considerada eficiente? 

Se você ainda acha que uma gestão de oficina mecânica se limita apenas em garantir as contas em dia e manter o negócio sustentável, saiba que é possível – e fundamental – ir além disso. 

Atualmente, o setor automotivo está muito mais dinâmico do que antes. Novas tecnologias surgiram, mudanças no consumo são constantes e o mercado está em constante evolução. 

Logo, ainda que sua oficina mecânica possa ser uma referência na região, é muito importante acompanhar as novas tendências e investir em uma gestão de qualidade para não perder o espaço no mercado e as oportunidades que surgem. 

Sendo assim, podemos considerar a gestão de oficina mecânica realmente eficiente, quando o estabelecimento leva em consideração os seguintes fatores: 

  • saúde financeira em dia; 
  • acompanhamento de tendências do setor
  • investimentos em novas tecnologias e infraestrutura; 
  • qualidade no atendimento ao público; 
  • transparência e compromisso nos serviços; 
  • satisfação e experiência diferenciada ao cliente. 

 

E como implementar uma gestão de qualidade em sua oficina mecânica? 

Tendo todos os fatores destacados acima como uma premissa em sua gestão de oficina mecânica, é possível destacar algumas boas práticas e estratégias a serem implementadas. 

Vale reforçar que não há uma “receita pronta” para uma boa gestão de oficina mecânica e cabe ao gestor reconhecer o potencial do negócio e as especificidades do público. Porém, de uma maneira geral, as dicas a seguir são comuns a todos os estabelecimentos. 

Confira e coloque-as em prática! 

 

Aposte na organização e planejamento interno 

O primeiro passo de uma boa gestão de oficina mecânica começa na parte administrativa. Afinal, é lá que as contas chegam, que as decisões são tomadas e que as ações precisam ser pensadas. 

E não dá para fazer isso de qualquer jeito ou sem nenhum tipo de controle. Ou seja, mesmo que as contas estejam em dia, uma boa gestão de oficina mecânica se destaca pela organização e planejamento administrativo. 

Isso inclui, por exemplo, detalhar e acompanhar as despesas, formalizar as atividades, controlar o fluxo de caixa, organizar os estoques etc. 

 

Reduza custos em sua oficina mecânica 

Quase que um gancho do tópico acima, reduzir custos na oficina mecânica pode ser um desafio para muitos estabelecimentos, em especial, aqueles que não se organizam e se planejam devidamente. 

Mas há diversas formas de evitar desperdícios, perdas e prejuízos no negócio. Por exemplo, rever o processo de compras, investir em equipamentos mais modernos, capacitar melhor as equipes, otimizar os serviços, entre outras ações, são exemplos práticos disso. 

 

Aposte em novas tecnologias para seus controles 

Realizar a gestão de oficina mecânica à moda antiga de forma manual, com pranchetas, cadernos e agendas requer muito trabalho.

Prefira sempre planilhas ou sistemas de gestão específicos. Além disso, hoje há uma infinidade de aplicativos para mecânicos que são uma verdadeira mão na roda para a gestão de oficinas. 

 

Invista na infraestrutura de seu negócio 

Uma boa gestão de oficina mecânica também leva em consideração tendências e a evolução do setor automotivo. Hoje, clientes buscam praticidade, transparência e qualidade nos serviços. 

Portanto, não é difícil alavancar um negócio que mantém a aparência de “quebra-galho” do bairro, com ambientes sujos, desorganizados, sem grandes compromissos com a segurança e qualidade dos serviços. 

Invista na imagem profissional, modernize o estabelecimento com equipamentos automotivos modernos e aposte no atendimento diferenciado. 

 

Capacite seus mecânicos 

Por fim, um fator chave na boa gestão da oficina mecânica é a capacitação profissional da equipe. Hoje, há uma infinidade de materiais, cursos e até formações disponíveis para este setor. O resultado desse investimento se dá no aumento da credibilidade do estabelecimento, na confiança dos clientes e na qualidade final dos serviços. 

Essas são algumas dicas sobre como implementar uma gestão de qualidade em sua oficina mecânica e colher os frutos de um negócio mais sólido e sustentável. Lembre-se de que o mercado automotivo é dinâmico e está em constante atualização. Portanto, cada uma dessas dicas se faz fundamental para se destacar nos dias de hoje! 

Curtiu? Quer saber mais ainda mais? Então, aproveite para baixar um Guia Completo e Exclusivo sobre Gestão Financeira de Oficinas Mecânicas e aproveite essas dicas de ouro! 

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *