Gestão de oficinas mecânicas: dicas essenciais para obter sucesso

17 set, 2020 | Dicas para gestão, Oficina Mecânica

Um bom plano de gestão de oficinas mecânicas requer planejamento, organização, mas principalmente, tomadas de decisões assertivas, em especial, nos momentos de crise que estamos passando atualmente.

Para que suas ideias e investimentos tragam retornos reais ao negócio, resolvemos preparar um post exclusivo com dicas e sugestões úteis para melhorar a sua gestão, ou até mesmo, começar do zero.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos mais importantes. Podemos começar?

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5 fatores essenciais para uma boa gestão de oficinas mecânicas

Antes de começar as dicas, vale reforçar que o objetivo a seguir é apenas de levantar conceitos e ideias a serem aplicadas em uma gestão de oficinas mecânicas, mas que evidentemente, cabe a cada gestor reconhecer as necessidades e especificidades de seu negócio.

Sabendo disso, confira os conselhos!

1. Revise seus controles internos

O primeiro passo para uma gestão de oficinas mecânicas realmente eficiente é ter controle de suas finanças, compras, demandas e custos.

Há diversas formas para melhorar esse gerenciamento e conseguir ter uma visão mais macro do negócio, desde o tradicional caderninho de anotações, até sistemas e programas específicos para isso.

O importante é conseguir mensurar cada centavo que entra e sai do caixa, além de possibilitar visualizar e monitorar as necessidades de investimentos e custos do estabelecimento.

Por isso, como dica para tempos tecnológicos, aposte em ferramentas mais avançadas e completas de gestão de oficinas, como softwares, aplicativos ou mesmo uma planilha mais elaborada.

Abaixo, deixamos uma pequena lista de programas que podem contribuir nesse processo:

  • OnMotor (programa de gestão de oficinas mecânicas, que permite o gestor calcular orçamentos, emitir OS, cumprir prazos e automatizar a comunicação com o cliente);

  • Oficina Integrada (sistema de gestão de oficinas mecânicas completo para controlar estoques, fluxo de caixa, emissão de NFe, pagamento de comissões, etc.);

  • UltraCarWeb (software de gestão de oficinas que gere desde o orçamento dos serviços até o controle de compras de peças).

2. Crie ações diferenciadas de fidelização

Há muito o que se trabalhar no processo de fidelização de clientes em uma oficina mecânica e criar essas ações é papel fundamental do gestor.

Aliás, todo carro precisa de revisões e manutenções preventivas, mas tem muito consumidor que ainda insiste naquela velha tendência de levar o carro ao mecânico só quando surge um barulho ou fenômeno diferente no automóvel, concorda?

É justamente essa mudança de comportamento que você pode incentivar junto aos seus clientes, criando ações e vantagens para que eles retornem antes de um problema acontecer e, claro, aumentando suas demandas também.

Como dicas do que pode ser feito, separamos também algumas ideias interessantes. Confira!

  • elabore um programa de fidelidade exclusivo para sua oficina mecânica;

  • distribua um calendário de revisões programadas ao seu cliente;

  • crie um banco de dados com as informações e serviços prestados, como data da última revisão, modelo do veículo do cliente, o histórico das manutenções, etc.;

  • invista em uma comunicação mais próxima, disparando lembretes de serviços ao cliente, oferecendo descontos exclusivos, pós-vendas, etc.

3. Forneça orçamentos transparentes e justos

Infelizmente, os maus profissionais “sujam” a imagem das oficinas mecânicas e é natural que o brasileiro tenha sempre um pé atrás com os orçamentos automotivos. Porém, é possível criar formas de dar mais segurança e transmitir mais credibilidade ao consumidor nesse momento.

Em primeiro lugar, traga para o seu plano de gestão de oficinas mecânicas uma cultura de sempre explicar e detalhar o diagnóstico de uma forma mais técnica e profissional, ao invés de “problematizar” ainda mais o caso.

Em outras palavras, a ideia é evitar aquelas velhas expressões que nenhum cliente quer escutar, do tipo: “Isso é grave, hein?”, “Vou ter que desmontar o motor todo” ou “vou ver o que dá pra fazer aqui, mas isso não é barato não”.

Como dica, emita diagnósticos detalhados, para que o cliente consiga visualizar o problema melhor, trabalhe com uma tabela de valores padronizada, não dê orçamentos de acordo com o “perfil” do consumidor, separe custos de peças da mão de obras, entre outros.

4. Aposte em um ambiente mais profissional e organizado

Uma boa gestão de oficinas mecânicas reflete bem a imagem que o cliente espera dos serviços prestados. Ninguém quer deixar seu veículo em um local sujo, bagunçado e com profissionais despreparados, concorda?

Por isso, aposte uma estratégia certeira: a otimização de sua oficina mecânica! Ou seja, não importa o tamanho dos seus espaços, desde que eles sejam realmente eficientes, onde profissionais e clientes consigam circular bem, onde os veículos não estejam colados uns nos outros e que não haja ferramentas e equipamentos largados pelo local.

Como dica, invista em equipamentos automotivos modernos e práticos, organize e sinalize bem os ambientes, mantenha a higiene dos espaços, aposte em uniformes para os mecânicos e capacite suas equipes para um atendimento de qualidade.

5. Invista em tecnologia e em equipamentos automotivos de ponta

Por fim, o segredo de uma boa gestão de oficinas mecânicas requer investimento na qualidade e desempenho de seus serviços. Para isso, o uso da tecnologia e de equipamentos profissionais se torna algo indispensável para qualquer estabelecimento.

Além das ferramentas de gerenciamento que sugerimos no primeiro tópico, seus serviços também podem ser otimizados a partir de equipamentos específicos e de uso profissional para mecânicos.

Por exemplo, elevadores automotivos operam de forma muito mais eficiente e segura do que uma vala na oficina, agregando assim mais produtividade, credibilidade e desempenho às manutenções.

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Uma rampa de troca de óleo também vai desempenhar um papel muito mais profissional e produtivo, além de limpo, do que o velho carrinho de rolimã e uma bacia.

Enfim, são alguns exemplos de como o investimento em equipamentos automotivos profissionais agregam valores para a gestão de oficinas mecânicas, proporcionando serviços mais qualificados, reduzindo custos e melhorando a imagem do estabelecimento.

Em resumo, essas são as 5 dicas essenciais de como elaborar um plano de gestão de oficinas mecânicas e tornar seu estabelecimento uma referência de destaque na sua região. Vale reforçar que todo investimento sugerido sempre visa trazer retornos financeiros ao negócio e, em tempos atuais, o uso de tecnologias e de equipamentos profissionais é o caminho mais rápido para isso.

Curtiu? Quer saber com mais detalhes que tipos de equipamentos automotivos são essenciais para a sua oficina mecânica? Então, confira nosso próximo post e conheça algumas dicas imperdíveis!

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