Gestão familiar: Como dar continuidade nos negócios?

22 ago, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Várias oficinas mecânicas, autocenters e lojas de automóveis espalhadas pelo Brasil têm como característica a gestão familiar. São negócios passados de pai para filho e que surgiram graças ao trabalho e o esforço de quem teve a coragem de empreender.

Porém, para que a empresa tenha sucesso não basta apenas um bom relacionamento familiar e o vínculo entre as pessoas, é necessário ter uma boa gestão.

No entanto, você sabe como fazer essa gestão e dar continuidade nos negócios da família? No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto. Ficou interessado? Preste atenção na leitura!

Qual é o maior desafio das empresas familiares?

Hoje, o maior desafio das empresas familiares é a definição clara de hierarquia.

A maioria das pessoas tem dificuldades em separar o profissional e o pessoal. São filhos que muitas vezes não reconhecem o lado de gestor dos pais ou até mesmo pais que não reconhecem a capacidade dos filhos como administradores.

Também há dificuldade de comandar os entes próximos. Você consegue recrutá-los, mas fazer com que cada um reconheça seu comando é outra história. Então, o que fazer para resolver esse dilema? Você deve, em primeiro lugar, deixar claro para sua família que ali na empresa você é o gestor, é o chefe.

É preciso ser firme nas decisões relacionadas a sua empresa. Só assim você conseguirá dar continuidade aos negócios.

O que fazer para ter uma gestão familiar bem sucedida?

1.Tenha uma empresa organizada

A primeira coisa que você deve fazer para ter uma boa gestão familiar é organizar sua empresa. As organizações familiares são compostas por três pilares: negócios, família e propriedade.

Por isso, todas suas decisões em relação à gestão e orçamentos afetam os membros e tornam-se motivos de conflitos. Porém, para evitar esses problemas você precisa criar uma governança empresarial baseada nos princípios da sua missão, metas, objetivos, disciplina e flexibilidade.

Esse último princípio ajuda na sobrevivência do seu negócio. É necessário ser flexível em algumas situações. Também é preciso acompanhar as mudanças do mercado que aumentam a eficiência dos processos.

2. Faça balanços, discuta ideias e soluções

As reuniões periódicas são sempre bem-vindas. Promova esses encontros e não se esqueça de envolver todos os funcionários, inclusive aqueles que não possuem nenhum parentesco com a empresa.

Aproveite esses momentos para discutir fatores importantes como novos desafios, soluções para os momentos de crise e resoluções para os planos estratégicos.

3. Adote medidas certas e éticas

Em relação à divisão de lucros, você deve adotar medidas certas e éticas. Não misture contas pessoais com contas do empreendimento e outras questões particulares.

Para colocar essas medidas em prática, lembre-se da diferença que existe entre patrimônio da empresa e patrimônio da família.

Reconhecer essa diferença é fazer com que a ética seja praticada e os bens e capitais pertencentes ao negócio sejam utilizados para o seu desenvolvimento e manutenção.

4. Atribua um responsável pelas finanças

É importante pensar na pessoa que será responsável pelas finanças da organização.

Nas pequenas empresas familiares ocorrem vários casos de o contador ser também o gestor operacional ou o vendedor. Isso atrapalha e gera negligências em cadeia por causa da sobrecarga de responsabilidades.

5. Estabeleça critérios justos na escolha dos sucessores

A sucessão nas empresas familiares é, muitas vezes, polêmica e conturbada.

Várias pessoas querem ser o próximo comandante do negócio. Só que nem todos têm o perfil exigido para essa função; por exemplo, um filho mais velho que não sabe separar o trabalho dos assuntos da família, desrespeitando o pai (que é chefe) no empreendimento.

Nos períodos transitórios, é preciso levantar questões como: preparo dos sucessores, motivação profissional, motivação pessoal e os conflitos que podem surgir.

A sucessão deve ser encarada como motivo de preparação. Ela também não é só uma questão que deve ser vista pelo sucessor, mas por todos da organização para que todo o processo seja tranquilo. O processo de sucessão deve ser reconhecido como justo e sábio e o novo chefe deve ser preparado para assumir os negócios da família. Tudo precisa ser encaminhado com maturidade e responsabilidade e ser fruto dos negócios de sucesso.

Quais os pontos fortes de uma gestão familiar de sucesso?

Em uma gestão familiar de sucesso há vários pontos fortes como: comando único, que permitem as condutas rápidas em casos de emergência; estrutura administrativa, operacional eficiente e simplificada, organização responsável e interna, relações comerciais decorrentes de um nome respeitado, grupo motivado e unido em torno do fundador da empresa, elevação da confiança mútua e percepção em relação ao bem-estar dos colaboradores/mecânicos.

Como você pode observar, a gestão familiar deve envolver todos os profissionais da organização. Dessa maneira você criará bons relacionamentos, unirá forças para vencer os desafios diários e terá uma administração mais  eficiente.

Agora você já sabe o que fazer para ter uma gestão familiar eficiente e dar continuidade em seus negócios, não é mesmo? Siga nossas dicas e tenha sucesso em sua empresa!

Quer ler outros conteúdos como este? Continue acessando nosso blog e fique sempre bem informado!

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *