Gestão familiar: Como dar continuidade nos negócios?

22 ago, 2017 | Super Dicas | 0 Comentários

Várias oficinas mecânicas, autocenters e lojas de automóveis espalhadas pelo Brasil têm como característica a gestão familiar. São negócios passados de pai para filho e que surgiram graças ao trabalho e o esforço de quem teve a coragem de empreender.

Porém, para que a empresa tenha sucesso não basta apenas um bom relacionamento familiar e o vínculo entre as pessoas, é necessário ter uma boa gestão.

No entanto, você sabe como fazer essa gestão e dar continuidade nos negócios da família? No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto. Ficou interessado? Preste atenção na leitura!

Qual é o maior desafio das empresas familiares?

Hoje, o maior desafio das empresas familiares é a definição clara de hierarquia.

A maioria das pessoas tem dificuldades em separar o profissional e o pessoal. São filhos que muitas vezes não reconhecem o lado de gestor dos pais ou até mesmo pais que não reconhecem a capacidade dos filhos como administradores.

Também há dificuldade de comandar os entes próximos. Você consegue recrutá-los, mas fazer com que cada um reconheça seu comando é outra história. Então, o que fazer para resolver esse dilema? Você deve, em primeiro lugar, deixar claro para sua família que ali na empresa você é o gestor, é o chefe.

É preciso ser firme nas decisões relacionadas a sua empresa. Só assim você conseguirá dar continuidade aos negócios.

O que fazer para ter uma gestão familiar bem sucedida?

1.Tenha uma empresa organizada

A primeira coisa que você deve fazer para ter uma boa gestão familiar é organizar sua empresa. As organizações familiares são compostas por três pilares: negócios, família e propriedade.

Por isso, todas suas decisões em relação à gestão e orçamentos afetam os membros e tornam-se motivos de conflitos. Porém, para evitar esses problemas você precisa criar uma governança empresarial baseada nos princípios da sua missão, metas, objetivos, disciplina e flexibilidade.

Esse último princípio ajuda na sobrevivência do seu negócio. É necessário ser flexível em algumas situações. Também é preciso acompanhar as mudanças do mercado que aumentam a eficiência dos processos.

2. Faça balanços, discuta ideias e soluções

As reuniões periódicas são sempre bem-vindas. Promova esses encontros e não se esqueça de envolver todos os funcionários, inclusive aqueles que não possuem nenhum parentesco com a empresa.

Aproveite esses momentos para discutir fatores importantes como novos desafios, soluções para os momentos de crise e resoluções para os planos estratégicos.

3. Adote medidas certas e éticas

Em relação à divisão de lucros, você deve adotar medidas certas e éticas. Não misture contas pessoais com contas do empreendimento e outras questões particulares.

Para colocar essas medidas em prática, lembre-se da diferença que existe entre patrimônio da empresa e patrimônio da família.

Reconhecer essa diferença é fazer com que a ética seja praticada e os bens e capitais pertencentes ao negócio sejam utilizados para o seu desenvolvimento e manutenção.

4. Atribua um responsável pelas finanças

É importante pensar na pessoa que será responsável pelas finanças da organização.

Nas pequenas empresas familiares ocorrem vários casos de o contador ser também o gestor operacional ou o vendedor. Isso atrapalha e gera negligências em cadeia por causa da sobrecarga de responsabilidades.

5. Estabeleça critérios justos na escolha dos sucessores

A sucessão nas empresas familiares é, muitas vezes, polêmica e conturbada.

Várias pessoas querem ser o próximo comandante do negócio. Só que nem todos têm o perfil exigido para essa função; por exemplo, um filho mais velho que não sabe separar o trabalho dos assuntos da família, desrespeitando o pai (que é chefe) no empreendimento.

Nos períodos transitórios, é preciso levantar questões como: preparo dos sucessores, motivação profissional, motivação pessoal e os conflitos que podem surgir.

A sucessão deve ser encarada como motivo de preparação. Ela também não é só uma questão que deve ser vista pelo sucessor, mas por todos da organização para que todo o processo seja tranquilo. O processo de sucessão deve ser reconhecido como justo e sábio e o novo chefe deve ser preparado para assumir os negócios da família. Tudo precisa ser encaminhado com maturidade e responsabilidade e ser fruto dos negócios de sucesso.

Quais os pontos fortes de uma gestão familiar de sucesso?

Em uma gestão familiar de sucesso há vários pontos fortes como: comando único, que permitem as condutas rápidas em casos de emergência; estrutura administrativa, operacional eficiente e simplificada, organização responsável e interna, relações comerciais decorrentes de um nome respeitado, grupo motivado e unido em torno do fundador da empresa, elevação da confiança mútua e percepção em relação ao bem-estar dos colaboradores/mecânicos.

Como você pode observar, a gestão familiar deve envolver todos os profissionais da organização. Dessa maneira você criará bons relacionamentos, unirá forças para vencer os desafios diários e terá uma administração mais  eficiente.

Agora você já sabe o que fazer para ter uma gestão familiar eficiente e dar continuidade em seus negócios, não é mesmo? Siga nossas dicas e tenha sucesso em sua empresa!

Quer ler outros conteúdos como este? Continue acessando nosso blog e fique sempre bem informado!

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *