O Google é a fonte de pesquisa para quem busca por diversos serviços. Quando temos uma dúvida sobre algum assunto, recorremos à internet. E com a oficina mecânica também não é diferente. Muitas pessoas recorrem à pesquisa no Google para ter informações de contatos e até recomendações de oficinas.
Com a internet, você também consegue mostrar às pessoas a localização da sua empresa, como endereço, telefone e até a distância até sua oficina mecânica. Além disso, muitas oficinas mecânicas aproveitam seu bom posicionamento nas buscas do Google e investem em sites com conteúdos ricos que atraem e educam os clientes.
Diante de todos esses benefícios para sua oficina mecânica, resolvemos preparar este post e mostrar a verdadeira importância da sua oficina aparecer nas primeiras páginas do Google. Você também verá que existem plataformas capazes de ajudar seus clientes a encontrarem rapidamente sua oficina. Ficou interessado em aprender tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!
Por que é importante sua oficina mecânica aparecer no Google?
No início deste post começamos a responder essa pergunta. Sabe-se que o número de pessoas que utilizam a internet cresce a cada ano e a maioria está conectada 24 horas por dia e é muito difícil você encontrar alguém que não tem um celular. Então, pense: se uma pessoa estiver em uma rodovia e o carro quebrar, como ela vai fazer para encontrar a oficina mecânica mais próxima?
Simples! Se o local estiver sinal de internet, ela fará uma busca no Google. Daí a importância da sua oficina mecânica aparecer no topo da pesquisa online. Essa pessoa vai encontrar o seu negócio, e possivelmente ganhará um novo cliente, que ficará interessado em conhecer um pouco mais sobre a sua empresa.
Como a oficina aparece nos resultados de busca?
A oficina mecânica deve ser cadastrada no Google Negócios para aparecer nos resultados de pesquisa. O Google Negócios é uma plataforma destinada às empresas e que tem o objetivo de gerenciar a presença online das organizações, inclusive no Google Maps. Ou seja, a ferramenta disponibiliza as informações importantes sobre sua oficina na internet e com isso, você consegue atrair mais clientes.
Sabemos que alguns pequenos empresários investem em website ou na criação de um perfil nas redes sociais, mas se esquecem do principal, por não conhecerem as vantagens que um cadastro no Google Negócios pode trazer. Essa plataforma é voltada para os empreendimentos que desejam se destacar da concorrência e promover o seu próprio crescimento, além de auxiliar os clientes quando precisam.
Quais as plataformas que você deve cadastrar sua oficina mecânica?
Além do Google Negócios, você deve cadastrar sua oficina mecânica no Google Maps. A plataforma é uma ferramenta que permite que os consumidores identifiquem a localização do estabelecimento e descubram a melhor maneira de chegar até ele por meio de mapas digitais. Além disso, você também pode fornecer dados de contato da sua oficina mecânica como telefone e e-mail. O serviço é totalmente gratuito!
Como se cadastrar nas plataformas?
1. Google Negócios
1.1 Crie uma conta no Gmail e faça o login
Para você ter acesso a qualquer serviço do Google, você precisa ter uma conta no Gmail. Vá ao site do Gmail, clique em criar conta, siga todos os passos e tenha seu e-mail. Faça o login na sua conta antes de acessar a página da plataforma do Google Negócios para cadastrar sua oficina mecânica.
1.2 Acesse a página do Google Negócios
Depois de criar seu e-mail e fazer o login no Gmail, você deverá fazer o login na página da plataforma do Google Negócios. Para isso, acesse o site Google Negócios e clique em “comece agora”, siga os passos até chegar à próxima etapa que é começar a preencher o cadastro e informar os dados da sua empresa.
1.3 Informe os dados da sua oficina mecânica
Ao executar o login no site da plataforma, você é conduzido para um mapa com uma aba chamada “adicionar seu negócio”. Preencha todos os campos com as informações necessárias, principalmente a categoria do seu negócio que é oficina de automóveis. Depois de tudo preenchido, clique em continuar.
1.4 Confira os dados
Esse quarto passo é para você conferir dados, como endereço e contato da sua empresa. Essas informações vão aparecer em uma caixa na sua tela. É necessário verificar se tudo está certo e depois conceder a autorização para gerenciar a empresa, marcando o quadro com essa opção. Em seguida, siga para o próximo passo!
1.5 Aguarde a correspondência do Google
Após concluir as etapas até aqui, você terá acesso a uma espécie de painel de controle. No entanto, antes de continuar a editar suas informações, é necessário confirmar o código que você receberá via correios até o endereço da sua oficina mecânica. Esse código também poderá ser enviado para o seu telefone.
Esse processo é o mais demorado, pois ele pode durar de 7 a 15 dias úteis. No entanto, quando estiver com o código, basta seguir os passos indicados na correspondência e clicar em um banner vermelho na parte superior da sua tela e em seguida, confirmar.
1.6 Conclua as informações sobre a sua empresa
Seu cadastro no Google Negócios está quase pronto! Agora você deverá editar os seus dados e inserir mais informações sobre o seu negócio. Aqui, você pode incluir algumas fotos internas e externas do seu estabelecimento e adicionar informações precisas sobre o horário de funcionamento. Também é importante incluir um breve resumo da sua oficina, com todos os serviços oferecidos e outros dados que considerar relevante.
2. Google Maps
2.1 Acesse o Business Center
Utilize sua conta de e-mail no Google para acessar o Business Center. Leia as políticas de utilização do serviço e aceite os termos de uso. É importante usar uma conta que os administradores da empresa possam ter acesso contínuo. Com este e-mail você poderá modificar as informações da sua empresa sempre que possível.
2.2 Escreva o formulário
Após confirmar a primeira etapa, você verá um novo formulário. Se ele não aparecer, você deve clicar em “Adicionar uma listagem”, no ícone de engrenagem, que fica no canto superior direito da tela do seu computador. Em seguida, você deve inserir os dados de contato mais importantes da sua oficina mecânica. Depois, clique em “enviar”.
2.3 Peça direitos de administrador
Se sua empresa estiver em uma área comercial, outras empresas vão aparecer quando você fizer o pedido. No entanto, quando o negócio aparece no Google Maps, há a possibilidade de pedir direitos de administrador. Caso não apareça, clique em “Não, esta não é a minha empresa” e confirme.
2.4 Confirme o cadastro
As empresas recebem do Google uma correspondência com um código de cadastro para o endereço registrado. Quando você receber o comunicado, deverá validá-lo para oficializar a sua oficina mecânica. Também existe a possibilidade de fazer isso por telefone. Em seguida, uma página no Google+ será gerada e você poderá colocar todas as informações importantes sobre sua oficina mecânica.
Quais os principais benefícios de se cadastrar?
Os principais benefícios de se cadastrar no Google Negócios são:
- Cadastrar a localização da oficina mecânica no Google Maps;
- Entrar em contato com a oficina mecânica;
- Apresentar fotos da sua oficina e dos serviços prestados;
- Mostrar as avaliações e os comentários dos clientes atendidos pela oficina;
- Adicionar as informações sobre o horário de funcionamento da oficina, que o cliente pode ver em tempo real;
- Mostrar os resultados da sua empresa toda vez que um cliente potencial buscar pelos serviços relacionados.
Já o Google Maps tem como vantagens:
- Destacar nas buscas do Google;
- Tornar sua oficina mecânica vista pelos usuários da internet;
- Oferecer as melhores rotas para o consumidor encontrar sua oficina;
- Conquistar novos clientes.
Viu como é importante sua oficina mecânica aparecer no Google? Agora que você já sabe, que tal providenciar o seu cadastro no Google Negócios e no Google Maps? Dê um passo à frente da sua concorrência e invista em marketing digital.
Gostou das nossas dicas? Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e aprenda como manter a equipe da sua oficina mecânica motivada!
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