Inovações e tendências para auto centers e oficinas mecânicas

17 ago, 2023 | Autocenter

A chegada dos carros inteligentes está mudando a relação do consumidor com os automóveis e criando novas oportunidades e tendências para auto centers e o mercado de reparação automotiva em geral.

Os novos modelos estão cada vez mais tecnológicos, praticamente são computadores sobre rodas. E isso faz com eles sejam considerados verdadeiras joias para os consumidores. 

Isso tem despertado uma atenção ainda maior com os automóveis, tanto na utilização diária como nas medidas de conservação, manutenção e incremento de novos recursos e benefícios. 

Neste artigo vamos entender melhor como se dá esta mudança de comportamento e como o mercado deve se adaptar para aproveitar as novas tendências para auto centers. Confira:

  • Consumidor está mais cuidadoso
  • Novas tecnologias e segurança automotiva
  • Tendências para auto centers: investimentos em tecnologia
  • Cenário promissor para investimentos
  • O futuro do setor é elétrico
  • Dicas para começar hoje a se preparar para o futuro
    • Digitalização
    • Análise de dados
    • Presença digital
    • Novos negócios
    • Investimento em equipamentos
  • Conclusão

 

Consumidor está mais cuidadoso

E não é para menos. Todos sabemos da paixão dos brasileiros por carro e eles agora têm motivos ainda mais fortes para cuidar bem deste grande caso de amor.

De fato, os carros inteligentes oferecem muito mais benefícios do que os modelos tradicionais, criando novos desejos nos consumidores.

Sob o mesmo ponto de vista, a segurança tornou-se um dos principais fatores que os consumidores consideram em relação ao seu veículo. 

E os carros inteligentes têm uma série de recursos de segurança ativa e passiva que podem ajudar a evitar acidentes. 

 

Novas tecnologias e segurança automotiva

Com efeito, os consumidores estão muito mais interessados em novas tecnologias aplicadas à segurança automotiva. Veja algumas:

Alerta de cansaço: o computador do carro analisa a maneira de dirigir do condutor e detecta sinais de fadiga ou desatenção, disparando um alarme e  sugerindo parada para descanso.

Ponto cego: sensores monitoram a aproximação e a presença de outros veículos, alertando o motorista nas manobras de mudança de faixa, de ultrapassagem e na hora do desembarque.

Manutenção em faixa: câmeras analisam as faixas na via e acionam o alarme se o motorista mudar de faixa sem dar seta, além de também corrigir o desvio de trajetória, mantendo o carro na pista.

Alerta dianteiro: o sistema avisa no caso de o veículo à frente reduzir a velocidade ou parar abruptamente. Se o condutor não tomar nenhuma medida, os freios são acionados. 

Alerta traseiro: o carro detecta a presença ou aproximação de pedestres, ciclistas ou outros veículos, auxiliando o motorista com avisos sonoros, imagens ou ambos os recursos. 

Controlador de velocidade: ou piloto automático adaptativo, mantém o carro em uma velocidade programada e também na distância desejada do veículo à frente, independentemente da sua velocidade.

Leitor de placas: o sistema identifica as placas com os limites e alerta quando a velocidade é ultrapassada, além de detectar semáforos, atuando junto com o controlador de velocidade adaptativo.

Visão noturna: câmera de infravermelho com detector de calor consegue detectar a presença de pessoas e animais, mesmo sob neblina e chuva, principalmente quando surgem inesperadamente. 

Estes recursos tecnológicos demonstram que cuidar bem do carro é, não só uma necessidade técnica, mas também valorizar a vida. 

 

Tendências para auto centers: investimentos em tecnologia

O setor de manutenção de automóveis no Brasil está se tornando cada vez mais complexo, devido à ampla oferta de modelos e à evolução tecnológica dos veículos.

Segundo levantamento da consultoria McKinsey & Company, o mercado de manutenção automotiva está passando por um acelerado processo de digitalização.

Por exemplo, a utilização de marketplaces para itens de baixa complexidade técnica está em constante crescimento, assim como o uso de canais digitais por auto centers, oficinas e concessionárias.

 

Cenário promissor para investimentos

De acordo com a pesquisa, o cenário é promissor. Até 2040, este mercado deve quase dobrar de tamanho em termos reais, escalando dos atuais US$ 13 bilhões para US$ 25 bilhões no Brasil.

Assim sendo, para atender às novas demandas, é essencial que os auto centers invistam em tecnologia, inovação, diversificação e profissionalização. 

Os profissionais precisam estar capacitados para lidar com a complexidade dos sistemas eletrônicos e digitais dos automóveis modernos.

Da mesma forma, os auto centers devem investir em treinamentos, atualizações tecnológicas e novas possibilidades da era digital.

A adoção de tecnologias inovadoras e a busca por soluções criativas são essenciais para o sucesso dos negócios no setor.

 

O futuro do setor é elétrico

O mercado de carros elétricos no Brasil está em crescimento. Ainda segundo a  McKinsey & Company, a expectativa é que, até 2040, 55% das novas vendas e 21% da frota brasileira sejam de carros elétricos.

Inegavelmente, os gastos com reposição de peças de carros elétricos deverão ser 40% mais baixos do que com os de carros à combustão. Uma vez que eles têm menos componentes. 

Por isso, essa redução deverá ser compensada por um aumento no valor agregado da manutenção. Isso porque os veículos elétricos exigem uma mão de obra mais qualificada e custosa para realizar reparos, que levam mais tempo de trabalho.

 

Dicas para começar hoje a se preparar para o futuro

Se os consumidores estão cada vez mais interessados por novidades tecnológicas automotivas, torna-se fundamental criar um ambiente que eles se sintam ‘em casa’, também nesta área. 

Quanto mais moderno e atualizado for o auto center, mais credibilidade ele vai despertar nos consumidores com este perfil de comportamento.

Veja alguma dicas para colocar em prática já:

 

Digitalização

Adote tecnologias digitais para melhorar os processos e a experiência do cliente. No caso dos canais de venda, a digitalização permite que as empresas se adaptem aos novos comportamentos dos consumidores. Cada vez mais, as pessoas preferem realizar compras online

Além disso, com a digitalização, os vendedores podem acessar informações sobre os clientes e os produtos de forma rápida e fácil, o que facilita o processo de vendas.

Dessa maneira, a digitalização aumenta a receita, reduz custos e melhora o relacionamento com o cliente. 

 

Análise de dados

Os consumidores cada vez mais conectados oferecem uma infinidade de dados a partir de seu comportamento de compra. 

Atualmente já é possível usar ferramentas e técnicas avançadas para analisar grandes quantidades de dados para identificar padrões e tendências.

As tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) são exemplos desta tecnologia. 

Vale ressaltar que esta utilização deve obedecer às imposições legais da Lei de Proteção de Dados.  

 

Presença digital

Em um mercado digitalizado, em que os clientes têm mais opções de escolha, as empresas precisam se esforçar para se destacar e conquistar a confiança dos clientes, aumentando sua presença digital.

Ferramentas tecnológicas podem ajudar na implantação da estratégia de assinaturas, por exemplo. Elas permitem que as empresas ofereçam seus produtos ou serviços em um modelo recorrente.

Outra possibilidade são os programas de fidelidade, que recompensam os clientes por suas compras. Isso pode ajudar a manter os clientes motivados.

 

Novos negócios

Com a demanda por inovação, os auto centers precisam diversificar para conquistar novos mercados e melhorar seu modelo de negócio. 

Com as novas tecnologias embarcadas nos automóveis também surgem novos serviços e produtos. Certamente isso vai levar à expansão do escopo de atuação para as novas demandas. 

Quanto mais diversificado for o auto center, mais preparado ele estará para oferecer soluções integradas para seus clientes. 

 

Investimento em equipamentos

Pela natureza do negócio, os auto centers dispõem dos profissionais mais qualificados do mercado. 

Porém, isso de nada adianta se eles não tiverem acesso a equipamentos que utilizam tecnologia de última geração. 

A Engecass oferece uma linha completa de equipamentos de última geração para auto centers que desejam estar preparados para este novo mercado. 

Principalmente no que se refere ao atendimento para carros elétricos, com  utilização dos elevadores hidráulicos, principalmente o Elevador Hidráulico Pórtico 4000kg.

Neste equipamento, dois cilindros, um em cada coluna, e um conjunto forte de correntes garantem a elevação com suavidade e segurança. Ele também possui travas nos quatro braços.

O Elevador Automotivo Pórtico da Engecass oferece praticidade, qualidade e confiabilidade. 

 

Conclusão

Buscar sempre a inovação, com senso de urgência, é o primeiro passo para acompanhar as novas tendências para auto centers. 

Elas também passam pelo profundo conhecimento dos novos perfis comportamentais dos consumidores, que estão mais cuidadosos com seus carros inteligentes. 

Os clientes também estão mais conectados, interessados por tecnologia e preferem deixar seus carros em auto centers que dispõem de equipamentos modernos e atualizados tecnologicamente. 

Se este é também seu grande desafio, entre em contato com um distribuidor da Engecass. Para ter acesso a mais dicas como esta, acesse nosso Blog, que tem uma seção exclusiva para auto centers.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários