Escolha uma Página

Ok, então você acabou de investir um bom dinheiro no seu novo elevador automotivo. A partir de agora, você e seus mecânicos conseguirão realizar os serviços na sua oficina com muito mais eficiência e agilidade e não terá mais preocupações, certo? Mais ou menos.

Um elevador automotivo de qualidade exige também uma manutenção de qualidade. Isso vai garantir que o equipamento tenha um longo período de vida útil e que você possa desfrutar dos benefícios que ele traz à sua oficina por um bom tempo.

Sendo assim, separamos algumas dicas que resumem tudo que você precisa saber sobre manutenção de elevadores automotivos! Acompanhe conosco:

Como fazer a manutenção de elevadores automotivos

A manutenção do seu elevador automotivo deve ser dividida em dois períodos: itens que devem ser verificados todos os meses e aquelas ações de rotina na operação do seu equipamento que podem, também, contribuir para o melhor desempenho dele, por mais tempo.

Veja só quais são elas:

Detalhes que devem ser verificados todos os meses:

  • Verifique as correntes e os cabos do elevador automotivo. O que você pode fazer é pegar um pano grosso, mergulhar um pouco de óleo leve e limpar o comprimento do cabo ou da corrente para ver se há quebras ou algum tipo de ruptura;
  • Verifique o equipamento hidráulico e as mangueiras checando por vazamentos. Caso haja algum problema, você provavelmente verá algumas manchas de óleo no chão, então esta é uma boa maneira de fazer sua checagem;
  • Além disso, certifique-se de que os braços do seu elevador estão funcionando corretamente. Certifique-se de estender os braços para fora, e também, verifique se as almofadas de borracha estão em boas condições;
  • Limpe seu elevador todos os meses, caso contrário, muita sujeira começará a acumular no equipamento. Você pode fazer isso mensalmente separando um tempo para retirar toda a graxa dos lugares mais difíceis de alcançar;
  • Inspecione todas as porcas e parafusos em seu elevador e certifique-se de que todos eles estejam bem apertados e com segurança.

Detalhes para manter seu elevador automotivo em dia:

Antes de tudo, certifique-se de colocar o óleo correto no elevador automotivo. Não é difícil achar oficinas que usam fluidos de transmissão quando deveriam utilizar o óleo hidráulico.

Depois de limpar cuidadosamente o equipamento, certifique-se de que os cabos, as correntes, o sistema da polia, e os rolamentos do elevador estão corretamente lubrificados com graxa suficiente. Se você ouvir um “squeak” ao operar seu elevador automotivo, isso significa que uma das polias está seca, então certifique-se de deixar elas bem engraxadas para que você possa manter um carro elevado de maneira segura.

Também é uma boa ideia trazer uma empresa certificada para verificar o elevador automotivo de tempos em tempos. Embora possa custar-lhe um pouco mais, devido à especialização e o melhor serviço para verificar tudo no seu equipamento, será muito menos dispendioso do que se o seu elevador parar por alguma falha que você ou seus mecânicos não conseguiram identificar. E uma vez que você está planejando manter este elevador de carro por pelo menos 5 anos, é aconselhável que alguém que saiba o que está fazendo cuide da manutenção dele.

Fazendo todas essas inspeções e manutenções, você manterá seu elevador automotivo em excelentes condições durante muitos anos. Lembre-se, você está investindo uma boa quantia neste equipamento e quer tratá-lo da melhor maneira possível. Então, certifique-se de fazer essas coisas simples para manter seu elevador em boas condições, pelo menos, pelos próximos 5 anos.

E precisando do apoio de uma empresa especializada e com experiência em elevadores automotivos para realizar a manutenção, basta preencher nosso formulário que entraremos em contato com você!