Manutenção preventiva de veículos a gás exigem uma atenção especial

7 jul, 2022 | Autocenter, Informativos, Oficina Mecânica, Super Dicas | 3 Comentários

A manutenção preventiva de veículos a gás exigem uma atenção especial. Apesar dos consecutivos reajustes de preços nos últimos anos, o GNV ainda se mantém como um dos combustíveis mais econômicos no país, além de causar efeitos menores ao meio ambiente e agregar outros valores aos proprietários, como descontos e isenções de impostos.

Por outro lado, essa adaptação exige uma manutenção preventiva de veículos a gás, o que pode ser considerado um excelente nicho de mercado para mecânicos e oficinas especializadas.

Portanto, se você atua na manutenção e reparação automotiva e quer saber mais sobre as oportunidades de serviços em veículos a gás, não deixe de conferir as dicas que separamos neste post.

 

Qual é a origem do GNV?

O gás natural veicular é encontrado nas rochas porosas, nos arenitos localizados no subsolo ou nas rochas calcárias. O combustível ajuda a reduzir em até 65% a emissão de poluentes na atmosfera, principalmente o monóxido de carbono.

Além disso, se você fizer uma comparação com os combustíveis tradicionais, enquanto com o GNV seu cliente percorre 13 Km com 1m³, com 1 litro de álcool dá para percorrer apenas 7 Km.  Portanto, por aí dá para perceber a economia que o GNV representa.

 

Quais carros podem ser convertidos para GNV?

Muitos motoristas desejam saber se o seu automóvel pode ser convertido para GNV. A resposta é sim! Todo carro movido a combustão pode ser abastecido com gás natural veicular. No entanto, há diversos pontos que precisam ser levados em consideração antes de converter o automóvel. O primeiro é analisar o porte do veículo.

Se ele é grande e tem espaço para a instalação dos cilindros onde fica armazenado o GNV, então, o carro pode ser beneficiado pela troca do combustível. É que os cilindros são instalados no porta-malas, então é necessário levar em conta o espaço disponível.

Entretanto, você deve deixar bem claro para o cliente que se o automóvel é usado para viagens em família, é necessário pensar se vale a pena mudar para GNV, pois o espaço para as bagagens será reduzido.

 

O que você precisa para fazer a manutenção preventiva dos veículos a gás?

Se você deseja realizar a manutenção preventiva ou a instalação do kit GNV no automóvel é necessário cadastrar a sua oficina mecânica ou auto center no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A sua empresa será verificada pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ), de acordo com os critérios estabelecidos no RTQ 33 revisão 01 do Inmetro, Portaria nº 102/2002, cuja capacitação é evidenciada por meio do Certificado de Registro do Instalador (CRI).

Além do Inmetro, a sua empresa deve estar em conformidade com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do seu Estado. Saiba que o estabelecimento que efetuar a manutenção preventiva ou a instalação do GNV e não possuir estas conformidades poderá responder civil e criminalmente caso seja comprovado. Além do processo, você poderá levar uma multa.

 

Quais os principais serviços de manutenção em carros com GNV?

Neste tópico, separamos algumas dicas sobre serviços essenciais referentes a uma manutenção preventiva em veículos a gás (GNV). Confira!

 

Troque o sistema de ignição, os cabos, as velas e o filtro de ar

Você deve trocar o sistema de ignição, os cabos, as velas e o filtro de ar quando fizer a manutenção preventiva dos veículos GNV. Isso ocorre porque o combustível provoca maior desgaste nesses componentes.

Portanto, a recomendação é trocar o filtro de ar a cada 10 mil km rodados. Já em relação as velas, elas devem ser substituídas a cada 15 mil km ou, no máximo, 20 mil km rodados.

Um carro com sistema de combustão por gasolina, deve fazer essas trocas a cada 30 mil km. No caso das velas, faça uma limpeza a cada 5 mil km, isso garantirá que o desempenho do automóvel não seja afetado.

 

Observe a válvula de segurança

A manutenção preventiva também deve contemplar a válvula de segurança. Portanto, é fundamental que este componente esteja em boas condições de uso. Por isso, todo motorista deve usá-la sempre que um vazamento ocorrer. Essa válvula ajuda a estancar o vazamento por tempo limitado até que seja possível levar o automóvel a um profissional qualificado para resolver o problema de forma definitiva.

Como você pode ver é preciso ter atenção na hora de oferecer o serviço de manutenção preventiva nos automóveis movidos a gás natural veicular. Caso queira ofertar essa manutenção, tenha sua oficina ou auto center credenciados e faça o trabalho com cuidado!

 

Substitua o filtro de gás

Uma outra dica importante de manutenção preventiva de veículos a gás se refere a substituição do filtro de gás.

Apesar de não haver uma regra única, recomenda-se que essa troca seja realizada a cada 40 mil Km rodados ou anualmente.

Claro que isso pode depender do uso do carro e as condições de condução que o motorista costuma exercer no dia a dia.

 

Verifique os níveis de fluidos de refrigeração

Uma dica que pode ajudar no desempenho do veículo e evitar problemas de superaquecimento durante o seu uso é sempre verificar os níveis de fluidos de refrigeração nos carros a gás.

Estamos falando, por exemplo, de checar e avaliar os líquidos do radiador e do tanque para confirmar se estão nos limites indicados pelo fabricante.

 

Oriente o condutor sobre bons cuidados

É papel do profissional mecânico e da oficina de também orientar o motorista e proprietário do veículo sobre alguns cuidados essenciais que podem influenciar na vida útil das peças e na conservação de seu veículo.

Por isso, além dos serviços e inspeções, fale com o proprietário sobre:

  • Intercalar diariamente os combustíveis e não usar somente o GNV. Por exemplo, ele pode ligar o motor com outro combustível e, após alguns minutos, transferir para o gás. Isso ajuda a aumentar a vida útil das sedes das válvulas;
  • levar o veículo a oficina ao perceber qualquer tipo de barulho diferente, “engasgamento” ou perda de potência;
  • ficar de olho se há presença de vazamentos ou consumo excessivo do combustível no veículo. Se sim, busque imediatamente um profissional especializado e evite rodar com o veículo nessas condições;
  • manter a manutenção geral do carro em dia, tais como realizar a troca de lubrificantes, do fluido de radiador, das velas de ignição, entre outras;
  • manter o tanque de gasolina minimamente abastecido (indica-se pelo menos 1/3), pois ao ligar o veículo, o motor necessita desse combustível no momento inicial;
  • manter os bons cuidados durante a condução do veículo, não forçando o motor ou o sistema de GNV.

 

Que tipos de equipamentos automotivos sua oficina precisa ter para esses carros?

A manutenção preventiva de veículos a gás não demanda equipamentos automotivos especiais para a sua oficina mecânica. Logo, todos os serviços podem ser tranquilamente realizados com uma infraestrutura padrão de um estabelecimento normal, tais como:

Em resumo, esses são algumas dicas e informações úteis sobre quais cuidados são considerados mais importantes para a manutenção preventiva de veículos a gás e como a sua oficina mecânica pode se especializar e aproveitar as oportunidades que esse nicho oferece no mercado.

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post, saiba como funciona o acionamento do airbag e conheça as suas características!

calculadora-comprar-elevador-automotivo

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

3 Comentários

  1. Auto Gás

    Conteúdo excelente sobre GNV, parabéns!

    Responder
    • Engecass

      Olá, tudo bem?
      Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo. Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos como esse.
      Até breve.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *