Entre os principais cuidados fundamentais que uma oficina mecânica ou auto center precisa ter com seus equipamentos, vale destacar a importância da manutenção preventiva de seu elevador automotivo.
Afinal, tal ferramenta é considerada indispensável para o negócio e, assim como qualquer outro tipo de equipamento profissional, cuidar da manutenção preventiva pode agregar benefícios indiscutíveis, tanto para a vida útil do aparelho, como para a qualidade e segurança dos serviços prestados.
Por isso mesmo, hoje, o nosso assunto será exclusivamente sobre por que e como realizar uma manutenção preventiva do seu elevador automotivo e destacar também as vantagens práticas dessa estratégia.
Confira e tome nota das dicas!
Afinal, por que realizar a manutenção preventiva do seu elevador automotivo?
Como bem destacamos, os elevadores automotivos são equipamentos de uso frequente em uma oficina mecânica ou auto center e, portanto, precisam de um monitoramento contínuo em relação ao seu funcionamento, troca de peças e possíveis consertos.
Afinal, tais aparelhos contam com componentes que podem se desgastar ao longo do uso, como parafusos, correias, sapatadas etc.
Sendo assim, não basta apenas escolher um bom fabricante de equipamentos automotivos, mas também seguir as orientações da fábrica e respeitar os prazos recomendados para a manutenção preventiva.
E como realizar a manutenção preventiva do seu elevador automotivo?
Os principais fatores de importância para uma boa manutenção de seu elevador automotivo se referem a três pontos essenciais: conhecer bem o equipamento e seus componentes, seguir orientações do fabricante e respeitar os prazos indicados.
Seguindo esses passos, pode ter certeza que seu equipamento aumentará a vida útil, dependerá menos de consertos e, claro, garantirá mais qualidade e segurança aos serviços prestados na oficina mecânica.
Mas indo direto às dicas práticas, seguem alguns conselhos sobre como realizar a manutenção preventiva de seu elevador automotivo. Confira!
1. Oriente-se pelo manual do fabricante
Sem dúvidas, essa é a dica mais importante sobre a manutenção de um equipamento automotivo, já que o manual do fabricante dispõe de todas as informações e recomendações necessárias para isso.
Dessa forma, você vai encontrar nesse documento dados essenciais, como o modelo correto do elevador, o prazo indicado para a manutenção, as peças mais importantes, o tipo de óleo lubrificando indicado etc.
2. Respeite o prazo da manutenção
O prazo recomendado para a manutenção preventiva de um elevador automotivo pode variar conforme diversos fatores, como a frequência de uso, idade do equipamento, modelo etc.
Assim, vale reforçar a importância das informações dispostas no manual do fabricante. No entanto, de uma forma geral, podemos indicar a avaliação do equipamento como anual e, consequentemente, esse é o prazo mais recomendado para analisar as peças e verificar a necessidade de substituição delas.
3. Avalie as peças-chaves
Como destacamos mais acima, o elevador automotivo é um equipamento que conta com algumas peças-chaves e que costumam desgastar mais conforme o tempo de uso.
Estamos falando, principalmente, de parafusos, correias e sapatas. Afinal, são esses componentes que mais sofrem atritos e, consequentemente, precisam de uma atenção maior.
Mesmo utilizando o equipamento de forma correta e respeitando os prazos de lubrificação, é normal que haja desgaste dessas peças e, portanto, cabe aos responsáveis avaliá-las e substituí-las sempre que necessário.
4. Acione a assistência técnica
A assistência técnica é um diferencial indispensável para quem investe em um elevador automotivo. Por isso, é sempre válido reforçar a importância de preferir equipamentos novos à usados, justamente por poder contar com esse tipo de garantia.
Assim, sua oficina mecânica pode ter todo o suporte e orientação de profissionais especializados para qualquer que seja a dúvida, recorrendo diretamente a engenheiros e mecânicos do fabricante.
E quais as vantagens de se fazer a manutenção preventiva?
Muito mais do que preservar o seu elevador automotivo por mais tempo, realizar a manutenção preventiva de forma adequada pode agregar diversos benefícios práticos a sua oficina mecânica e, claro, aos seus clientes finais também.
Afinal, estamos falando de um equipamento, em que a segurança é fator imprescindível para o bom funcionamento.
Dessa forma, podemos destacar os seguintes benefícios agregados por uma boa manutenção preventiva em um elevador automotivo:
- aumenta a vida útil do equipamento;
- reforça a segurança durante os serviços, tanto para o mecânico, como para o veículo;
- garante melhor desempenho e produtividade;
- reduz custos e prejuízos com paralisações e consertos do equipamento;
- evita problemas e defeitos mais sérios;
- evita a necessidade de novos investimentos ou compra de um equipamento novo.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância da manutenção preventiva de seu elevador automotivo e como as vantagens dessa prática vão muito além do bom funcionamento do equipamento, mas também como agregam mais segurança e qualidade na prestação de seus serviços em sua oficina mecânica.
E se você curtiu as dicas e quer poder contar com equipamentos de alta qualidade e com uma assistência técnica especializada, não deixe de conferir as soluções automotivas da Engecass e seja parceiro de quem mais entende do assunto.
0 comentários