4 dicas importantes de manutenção preventiva do seu elevador automotivo

26 jan, 2022 | Elevador Hidráulico, Informativos, Super Dicas

Entre os principais cuidados fundamentais que uma oficina mecânica ou auto center precisa ter com seus equipamentos, vale destacar a importância da manutenção preventiva de seu elevador automotivo.

Afinal, tal ferramenta é considerada indispensável para o negócio e, assim como qualquer outro tipo de equipamento profissional, cuidar da manutenção preventiva pode agregar benefícios indiscutíveis, tanto para a vida útil do aparelho, como para a qualidade e segurança dos serviços prestados.

Por isso mesmo, hoje, o nosso assunto será exclusivamente sobre por que e como realizar uma manutenção preventiva do seu elevador automotivo e destacar também as vantagens práticas dessa estratégia.

Confira e tome nota das dicas!

 

Afinal, por que realizar a manutenção preventiva do seu elevador automotivo?

Como bem destacamos, os elevadores automotivos são equipamentos de uso frequente em uma oficina mecânica ou auto center e, portanto, precisam de um monitoramento contínuo em relação ao seu funcionamento, troca de peças e possíveis consertos.

Afinal, tais aparelhos contam com componentes que podem se desgastar ao longo do uso, como parafusos, correias, sapatadas etc.

Sendo assim, não basta apenas escolher um bom fabricante de equipamentos automotivos, mas também seguir as orientações da fábrica e respeitar os prazos recomendados para a manutenção preventiva.

 

E como realizar a manutenção preventiva do seu elevador automotivo?

Os principais fatores de importância para uma boa manutenção de seu elevador automotivo se referem a três pontos essenciais: conhecer bem o equipamento e seus componentes, seguir orientações do fabricante e respeitar os prazos indicados.

Seguindo esses passos, pode ter certeza que seu equipamento aumentará a vida útil, dependerá menos de consertos e, claro, garantirá mais qualidade e segurança aos serviços prestados na oficina mecânica.

Mas indo direto às dicas práticas, seguem alguns conselhos sobre como realizar a manutenção preventiva de seu elevador automotivo. Confira!

 

1. Oriente-se pelo manual do fabricante

Sem dúvidas, essa é a dica mais importante sobre a manutenção de um equipamento automotivo, já que o manual do fabricante dispõe de todas as informações e recomendações necessárias para isso.

Dessa forma, você vai encontrar nesse documento dados essenciais, como o modelo correto do elevador, o prazo indicado para a manutenção, as peças mais importantes, o tipo de óleo lubrificando indicado etc.

 

2. Respeite o prazo da manutenção

O prazo recomendado para a manutenção preventiva de um elevador automotivo pode variar conforme diversos fatores, como a frequência de uso, idade do equipamento, modelo etc.

Assim, vale reforçar a importância das informações dispostas no manual do fabricante. No entanto, de uma forma geral, podemos indicar a avaliação do equipamento como anual e, consequentemente, esse é o prazo mais recomendado para analisar as peças e verificar a necessidade de substituição delas.

 

3. Avalie as peças-chaves

Como destacamos mais acima, o elevador automotivo é um equipamento que conta com algumas peças-chaves e que costumam desgastar mais conforme o tempo de uso.

Estamos falando, principalmente, de parafusos, correias e sapatas. Afinal, são esses componentes que mais sofrem atritos e, consequentemente, precisam de uma atenção maior.

Mesmo utilizando o equipamento de forma correta e respeitando os prazos de lubrificação, é normal que haja desgaste dessas peças e, portanto, cabe aos responsáveis avaliá-las e substituí-las sempre que necessário.

 

4. Acione a assistência técnica

A assistência técnica é um diferencial indispensável para quem investe em um elevador automotivo. Por isso, é sempre válido reforçar a importância de preferir equipamentos novos à usados, justamente por poder contar com esse tipo de garantia.

 

Assim, sua oficina mecânica pode ter todo o suporte e orientação de profissionais especializados para qualquer que seja a dúvida, recorrendo diretamente a engenheiros e mecânicos do fabricante.

 

E quais as vantagens de se fazer a manutenção preventiva?

Muito mais do que preservar o seu elevador automotivo por mais tempo, realizar a manutenção preventiva de forma adequada pode agregar diversos benefícios práticos a sua oficina mecânica e, claro, aos seus clientes finais também.

Afinal, estamos falando de um equipamento, em que a segurança é fator imprescindível para o bom funcionamento.

Dessa forma, podemos destacar os seguintes benefícios agregados por uma boa manutenção preventiva em um elevador automotivo:

  • aumenta a vida útil do equipamento;
  • reforça a segurança durante os serviços, tanto para o mecânico, como para o veículo;
  • garante melhor desempenho e produtividade;
  • reduz custos e prejuízos com paralisações e consertos do equipamento;
  • evita problemas e defeitos mais sérios;
  • evita a necessidade de novos investimentos ou compra de um equipamento novo.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância da manutenção preventiva de seu elevador automotivo e como as vantagens dessa prática vão muito além do bom funcionamento do equipamento, mas também como agregam mais segurança e qualidade na prestação de seus serviços em sua oficina mecânica.

 

E se você curtiu as dicas e quer poder contar com equipamentos de alta qualidade e com uma assistência técnica especializada, não deixe de conferir as soluções automotivas da Engecass e seja parceiro de quem mais entende do assunto.

[eBook] Saiba como fazer a Gestão financeira para a sua oficina com o nosso eBook! | Baixar agora | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários