Mercado automotivo: confira estratégias para estimular a compra

28 jul, 2022 | Carros, Concessionária, Dicas para gestão

Se você atua com a venda de veículos no mercado automotivo e quer destacar a sua loja ou concessionária nesses tempos de crise, a dica é ir além de bons modelos no salão e apostar em algumas estratégias e técnicas que podem estimular a compra do consumidor.

Afinal, como todos sabem, a situação atual não está fácil para ninguém e, portanto, é preciso utilizar outras ferramentas e alternativas para não deixar nenhuma oportunidade passar em branco.

Por isso, hoje a gente separou algumas dicas de como vender mais em sua concessionária ou loja de automóveis. Vamos conferir?

Como anda o mercado automotivo pós-pandemia?

Quem já trabalha neste ramo, certamente notou mudanças nos hábitos e perfis de compra depois da pandemia.

Porém, para se ter uma ideia melhor, a gente trouxe alguns números atualizados, que ajudam a compreender essas modificações, na prática.

Segundo uma pesquisa realizada em maio de 2020, 89% dos entrevistados disseram que tinham intenção de adquirir um novo carro, mas achavam melhor adiar os planos por conta da pandemia e das incertezas financeiras.

No entanto, dois anos após, esse tão esperado “boom de vendas pós-pandemia” ainda não ocorreu no mercado automotivo, em especial, sobre os veículos novos.

Por outro lado, segundo a Fenabrave, os carros usados e seminovos são a bola da vez, apresentando um crescimento de 15% nas vendas.

 

O perfil do consumidor automotivo mudou

Não foi só o mercado automotivo que mudou, como também o perfil do comprador moderno. Com a chegada da pandemia e a necessidades de isolamento social, muitas tendências se concretizaram nesse meio e, inevitavelmente, agregou mudanças irreversíveis na forma de escolher e comprar carros.

Como destaques indiscutíveis, podemos citar:

O advento de concessionárias online;
Ouso de marketplaces para pesquisar modelos;
Pessoas buscam veículos mais econômicos em substituição do transporte público;
Veículos elétricos começam a fazer parte dos planos de consumo.

 

Quais estratégias para estimular as compras?

Visto todo esse cenário de mudanças no mercado automotivo, é fundamental que a sua concessionária ou lojas de automóveis invista em estratégias e modelos de negócios para estimular a compra.

E para isso, destacamos algumas dicas indispensáveis hoje nesse meio. Confira!

 

Gerar leads

Os “leads” são potenciais clientes do seu mercado no ambiente digital. Ou seja, é fundamental que você esteja presente na internet e, principalmente, saiba definir quem são seus consumidores ideais.

Para tanto, apostar em estratégias de marketing digital se tornou algo imprescindível nos dias de hoje para qualquer área de atividade e, portanto, não seria diferente no setor automotivo.

Sendo assim, conheça boas práticas de marketing digital ou aposte na terceirização desse serviço com agências ou profissionais especializados.

 

Anuncie nos marketplaces

Hoje, como bem destacado, os markeplaces e plataformas de anúncios são ferramentas indispensáveis para o mercado automotivo, tendo em vista a quantidade de usuários e o alcance desses sites na internet.

No entanto, não basta apenas publicar seus anúncios e esperar possíveis contatos de compradores de seus carros. A ideia é, de fato, transformar tais plataformas em uma espécie de “concessionária online” e usufruir de todas as funcionalidades disponibilizadas, como chat para atendimento, implementação de vídeos, contratação de planos profissionais para maior alcance etc.

 

Showroom

Voltando para a parte física de seu estabelecimento, é fundamental investir em uma apresentação melhor e otimização de seu espaço para estimular as compras também.

Para isso, apostar em uma decoração, organização e, claro, em equipamentos automotivos profissionais pode gerar mais credibilidade, confiança e até mesmo eficiência para suas negociações.

Por exemplo, comprar duplicadores de vagas pode aumentar a capacidade de seu estoque e ainda dar destaque a modelos mais chamativos.

 

Ampliação de serviços

Por fim, um diferencial que a sua loja de automóveis ou concessionária pode investir para estimular as compras é ampliar os serviços além das vendas.

Então, por exemplo, seu estabelecimento pode oferecer revisões e manutenções no próprio estabelecimento, desde que conte com infraestrutura adequada para isso, com elevadores automotivos, rampas e outras ferramentas.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o mercado automotivo atual e as principais estratégias que você pode investir para estimular as compras em seu negócio.

 

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