Escolha uma Página

Os avanços tecnológicos modificaram a indústria automobilística nos últimos anos. O setor de reparação automotiva mudou e para você não ficar para trás é necessário ficar atento ao futuro das oficinas mecânicas e dos auto centers.

Para você ter ideia, hoje, o cliente não quer mais encontrar uma oficina desorganizada e suja. Ele quer ter o melhor atendimento, ver um local limpo, moderno e arejado.

Além disso, o cliente espera que a oficina ou o auto center sejam uma espécie de central de soluções para o automóvel. Entretanto, com o ramo automotivo cada vez mais competitivo e os clientes mais exigentes, o que fazer para se preparar para o mercado e o futuro da reparação automotiva?

Essa é a pergunta que vamos responder neste post. Ficou interessado em saber se você está preparado para o futuro do mercado automotivo? Acompanhe a leitura e descubra com a gente!

O que esperar do futuro da reparação automotiva?

Você precisa saber que as oficinas que já se destacam no mercado são as que são conhecidas como verdadeiras centrais de atendimento de veículos.

Elas possuem equipamentos de última geração, realizam diversos tipos de diagnósticos, manutenções detalhadas e chegam até a criar cadastros online após um check-up do veículo.

Tudo isso é possível graças ao avanço tecnológico como vídeos, softwares em computadores atualizados e outros recursos. Mas as novidades não param e é preciso estar atento a cada uma delas como as que mencionaremos a seguir:

Automóveis elétricos e conectados

Os automóveis elétricos e conectados são uma realidade. Dentre outras proezas desses veículos estão a auto detecção de uma irregularidade mecânica ou o acionamento de contatos emergenciais em caso de acidentes e sinistros.

No futuro, esses carros serão conectados às montadoras que, remotamente, indicarão os serviços necessários como a substituição das pastilhas de freio e a troca de óleo.

Já em relação aos carros elétricos, a previsão é que, nos próximos dez anos, 25% deles estarão nas ruas. E já que eles não andam grandes distâncias devido a eletricidade, os modelos híbridos, que rodam também com gasolina são considerados mais eficientes.

Automóveis sustentáveis

Você sabe que a sustentabilidade está em alta, não é verdade? Pois a tendência é que os veículos movidos a combustíveis fósseis estejam com os dias contados.

No futuro, veremos carros mais potentes e tecnológicos, porém com uma grande vantagem: eles serão menos poluentes! Uma excelente notícia para um mundo que está cada vez mais poluído.

Entretanto, na mesma tendência verde está a utilização de materiais mais leves na montagem dos veículos. Graças à tecnologia e às leis que restringem a emissão de gases poluentes, a indústria automobilística teve que se reinventar.

A saída, então, foi elaborar veículos com materiais como plástico (com aço e fibra de carbono) e alumínio.

Como se preparar para o mercado e o futuro da reparação automotiva?

Fique de olho no cliente online

Atualmente o cliente não é mais aquele que confiava 100% no diagnóstico do mecânico. Hoje ele está mais conectado e bem informado sobre as novidades e o mundo automotivo.

Curta nossa página no Facebook

Por isso, ele é mais exigente e, muitas vezes, fica desconfiado ao deixar o automóvel nas mãos de um mecânico.

Só para relembrar, este cliente já sabe as especificações do carro, os possíveis problemas e até mesmo as avaliações positivas e negativas de cada empresa que oferece os serviços de reparação automotiva.

Portanto, é preciso ficar de olho no cliente online e investir em marketing digital. Isso vai trazer retorno ao seu negócio!

Aposte nas redes sociais

Como foi dito acima, você deve investir em marketing digital. E entre as melhores mídias para trabalhar, aposte nas redes sociais.

Vale a pena você fazer uma pesquisa com seus clientes para saber quais as redes que eles mais têm acesso e começar a divulgar sua oficina mecânica ou auto center em cada uma delas.

Outra dica importante é ter um blog ou site para você poder produzir conteúdo sobre temas referentes a reparação automotiva.

Invista em equipamentos

Não dá para imaginar uma oficina daqui para frente sem os equipamentos tecnológicos. Com tanta tecnologia nos novos automóveis, os mecânicos nem se arriscam em mexer nos motores sem o cartão da seguradora em mãos.

O melhor Elevador Automotivo a graxa com o melhor preço e a maior facilidade na limpeza e na operação!

Portanto, algumas ferramentas e equipamentos são fundamentais nas oficinas mecânicas e nos auto centers.

Alguns desses equipamentos são os elevadores automotivos, a desmontadora de rodas e a balanceadora de pneus. Quem não tiver esses equipamentos perderá espaço para a concorrência. Os elevadores automotivos, por exemplo, realizam um serviço mais preciso na parte inferior do automóvel.

Nesse moderno cenário, quem deseja acompanhar o futuro da reparação automotiva precisa se atualizar. Por isso, estude muito, conheça os novos equipamentos automotivos e fique preparado para se destacar no mercado automotivo.

Tenha a empresa organizada

Como já dissemos aqui no post, não dá mais para ter uma empresa suja e desorganizada. Cheque se sua oficina ou auto center estão limpos e garanta a satisfação do cliente.

Ofereça uma boa estrutura para receber os clientes até a entrega do automóvel. Faça com que o consumidor se sinta em casa.

Treine a equipe de colaboradores

Você deve ter sua equipe de colaboradores sempre treinada e atualizada. Hoje temos várias opões de treinamento oferecido por fabricantes, fornecedores e até concessionárias.

O mecânico de confiança é hoje aquele que tem preparação e técnicas específicas, que cuida do veículo do cliente e se preocupa com a qualidade do serviço, com a fidelização, o bom atendimento, a organização e a limpeza.

Tenha um bom sistema de gestão

O programa de gestão padroniza e possibilita as funções mais práticas como: ordens de serviço digitais, orçamentos transparentes, previsibilidade de entrega, status de manutenção em tempo real via smartphones e checklist de manutenções.

As oficinas automotivas e os auto centers podem e devem se tornar ambientes organizados, eficientes e de alta produtividade.

Checklist de Manutenção Preventiva Venda mais com esta dica rápida!

Estar preparado para o mercado e o futuro da reparação automotiva é ter a certeza que você terá uma oficina mecânica ou auto center sempre atualizados e competitivos, não é verdade? Agora que você já sabe o que fazer, que tal colocar as nossas dicas em prática?

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como escolher o elevador automotivo ideal para sua oficina!