Modernize seu Auto Center com balanceadoras de rodas computadorizadas

21 fev, 2017 | Rodas | 0 Comentários

Se você acompanha todos os textos e materiais educativos da Engecass, provavelmente já percebeu que damos uma atenção especial à produtividade nos auto centers.

E isso não é por acaso.

Atuando num mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo – para se ter uma ideia hoje existem mais de 120 mil auto centers registrados no país -, oferecer os serviços básicos com qualidade já não é o bastante para se manter no mercado.

Por isso, aumentar a produtividade com equipamentos automotivos modernos e focados em eficiência deveria ser a prioridade de qualquer gestor ou proprietário de auto centers.

Hoje vamos ensinar como modernizar seu auto center com balanceadoras de rodas computadorizadas. Você sabe do que se trata? Qual a diferença em relação às balanceadoras tradicionais? Como usá-las?

Se não, este texto é para você.

O que são as balanceadoras de rodas computadorizadas?

Basicamente, balanceadoras de rodas computadorizadas são equipamentos automotivos cuja função é detectar diferenças de pesos na própria roda do veículo. Esse serviço é importante porque dirigir com rodas desbalanceadas pode causar desconforto na direção em alta velocidade e prejuízos decorrentes de batidas frequentes na suspensão do veículo.

Sem falar, é claro, do fator segurança. Como rodas desbalanceadas causam a trepidação do veículo quando o mesmo atinge altas velocidades (acima de 70 km), o motorista pode facilmente perder o controle do veículo e se envolver em acidentes – principalmente em pista molhada.

O funcionamento das balanceadoras de rodas computadorizadas é bem simples, podendo ser executado por qualquer profissional devidamente instruído dentro do auto center.

Em primeiro lugar deve-se montar a roda de forma adequada, deixando sempre o ponto amarelo da parte interna da roda na direção do pino do pneu. Isso é importante porque a área do ponto amarelo é a mais leve da roda, e posicionar o pino em sua direção faz com que o peso fique melhor distribuído para o balanceamento.

Após a montagem, o profissional pode encaixá-la no local específico da balanceadora de rodas computadorizada e então abaixar a “tampa” que fará a leitura.

Com o acionamento de apenas um botão, o equipamento começa a leitura e, após alguns segundos, o freio automático é acionado para que o profissional possa remover a roda do equipamento.

Como a balanceadora de rodas computadorizada faz a leitura de forma totalmente digital, todas as medições e ajustes são mostrados numa tela de display simples e intuitiva, que pode ser operado por pessoas sem muito conhecimento técnico.

Após a leitura e medição da roda, o próprio equipamento aciona leds luminosos que indicam a posição exata do local no qual deve ser aplicado o contrapeso do lado interno e externo – tudo isso na mesma operação.

Qual a diferença em relação ao balanceamento tradicional?

Enquanto o balanceamento de rodas tradicional é feito de forma manual e requer um profissional experiente, que ainda assim só é capaz de fazer o balanceamento estático (parte externa) da roda, o balanceamento computadorizado permite um procedimento muito mais rápido, limpo e assertivo dentro do auto center.

E, obviamente, procedimentos mais rápidos e assertivos são sonhos de qualquer auto center que busca crescer hoje em dia.

Importância da calibração

Apesar de toda a eficiência da balanceadora de rodas computadorizadas, assim como qualquer outro equipamento automotivo, essas devem ser constantemente equilibradas seguindo as instruções do fabricante.

Afinal, balancear uma roda com uma balanceadora descalibrada pode trazer mais prejuízos do que benefícios para o veículo do seu cliente. Na dúvida, entre em contato com a Assistência Técnica do seu fornecedor e peças instruções sobre como calibrar sua balanceadora de rodas.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça a Balanceadora de Rodas Computadorizada BAL 430, um dos equipamentos automotivos mais modernos disponível hoje para o balanceamento de rodas.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

A Evolução dos Veículos Elétricos e Híbridos: Preparando Sua Oficina com Equipamentos Adequados

Ficar atualizado com as últimas inovações tecnológicas, produtos e equipamentos automotivos é vital para atender as demandas do mercado em constante mudança. Por isso, neste artigo vamos trazer informações valiosas sobre a evolução dos veículos elétricos e híbridos e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *