Se você acompanha todos os textos e materiais educativos da Engecass, provavelmente já percebeu que damos uma atenção especial à produtividade nos auto centers.
E isso não é por acaso.
Atuando num mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo – para se ter uma ideia hoje existem mais de 120 mil auto centers registrados no país -, oferecer os serviços básicos com qualidade já não é o bastante para se manter no mercado.
Por isso, aumentar a produtividade com equipamentos automotivos modernos e focados em eficiência deveria ser a prioridade de qualquer gestor ou proprietário de auto centers.
Hoje vamos ensinar como modernizar seu auto center com balanceadoras de rodas computadorizadas. Você sabe do que se trata? Qual a diferença em relação às balanceadoras tradicionais? Como usá-las?
Se não, este texto é para você.
O que são as balanceadoras de rodas computadorizadas?
Basicamente, balanceadoras de rodas computadorizadas são equipamentos automotivos cuja função é detectar diferenças de pesos na própria roda do veículo. Esse serviço é importante porque dirigir com rodas desbalanceadas pode causar desconforto na direção em alta velocidade e prejuízos decorrentes de batidas frequentes na suspensão do veículo.
Sem falar, é claro, do fator segurança. Como rodas desbalanceadas causam a trepidação do veículo quando o mesmo atinge altas velocidades (acima de 70 km), o motorista pode facilmente perder o controle do veículo e se envolver em acidentes – principalmente em pista molhada.
O funcionamento das balanceadoras de rodas computadorizadas é bem simples, podendo ser executado por qualquer profissional devidamente instruído dentro do auto center.
Em primeiro lugar deve-se montar a roda de forma adequada, deixando sempre o ponto amarelo da parte interna da roda na direção do pino do pneu. Isso é importante porque a área do ponto amarelo é a mais leve da roda, e posicionar o pino em sua direção faz com que o peso fique melhor distribuído para o balanceamento.
Após a montagem, o profissional pode encaixá-la no local específico da balanceadora de rodas computadorizada e então abaixar a “tampa” que fará a leitura.
Com o acionamento de apenas um botão, o equipamento começa a leitura e, após alguns segundos, o freio automático é acionado para que o profissional possa remover a roda do equipamento.
Como a balanceadora de rodas computadorizada faz a leitura de forma totalmente digital, todas as medições e ajustes são mostrados numa tela de display simples e intuitiva, que pode ser operado por pessoas sem muito conhecimento técnico.
Após a leitura e medição da roda, o próprio equipamento aciona leds luminosos que indicam a posição exata do local no qual deve ser aplicado o contrapeso do lado interno e externo – tudo isso na mesma operação.
Qual a diferença em relação ao balanceamento tradicional?
Enquanto o balanceamento de rodas tradicional é feito de forma manual e requer um profissional experiente, que ainda assim só é capaz de fazer o balanceamento estático (parte externa) da roda, o balanceamento computadorizado permite um procedimento muito mais rápido, limpo e assertivo dentro do auto center.
E, obviamente, procedimentos mais rápidos e assertivos são sonhos de qualquer auto center que busca crescer hoje em dia.
Importância da calibração
Apesar de toda a eficiência da balanceadora de rodas computadorizadas, assim como qualquer outro equipamento automotivo, essas devem ser constantemente equilibradas seguindo as instruções do fabricante.
Afinal, balancear uma roda com uma balanceadora descalibrada pode trazer mais prejuízos do que benefícios para o veículo do seu cliente. Na dúvida, entre em contato com a Assistência Técnica do seu fornecedor e peças instruções sobre como calibrar sua balanceadora de rodas.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça a Balanceadora de Rodas Computadorizada BAL 430, um dos equipamentos automotivos mais modernos disponível hoje para o balanceamento de rodas.
0 comentários