Modernize seu Auto Center com balanceadoras de rodas computadorizadas

21 fev, 2017 | Rodas | 0 Comentários

Se você acompanha todos os textos e materiais educativos da Engecass, provavelmente já percebeu que damos uma atenção especial à produtividade nos auto centers.

E isso não é por acaso.

Atuando num mercado em constante evolução e cada vez mais competitivo – para se ter uma ideia hoje existem mais de 120 mil auto centers registrados no país -, oferecer os serviços básicos com qualidade já não é o bastante para se manter no mercado.

Por isso, aumentar a produtividade com equipamentos automotivos modernos e focados em eficiência deveria ser a prioridade de qualquer gestor ou proprietário de auto centers.

Hoje vamos ensinar como modernizar seu auto center com balanceadoras de rodas computadorizadas. Você sabe do que se trata? Qual a diferença em relação às balanceadoras tradicionais? Como usá-las?

Se não, este texto é para você.

O que são as balanceadoras de rodas computadorizadas?

Basicamente, balanceadoras de rodas computadorizadas são equipamentos automotivos cuja função é detectar diferenças de pesos na própria roda do veículo. Esse serviço é importante porque dirigir com rodas desbalanceadas pode causar desconforto na direção em alta velocidade e prejuízos decorrentes de batidas frequentes na suspensão do veículo.

Sem falar, é claro, do fator segurança. Como rodas desbalanceadas causam a trepidação do veículo quando o mesmo atinge altas velocidades (acima de 70 km), o motorista pode facilmente perder o controle do veículo e se envolver em acidentes – principalmente em pista molhada.

O funcionamento das balanceadoras de rodas computadorizadas é bem simples, podendo ser executado por qualquer profissional devidamente instruído dentro do auto center.

Em primeiro lugar deve-se montar a roda de forma adequada, deixando sempre o ponto amarelo da parte interna da roda na direção do pino do pneu. Isso é importante porque a área do ponto amarelo é a mais leve da roda, e posicionar o pino em sua direção faz com que o peso fique melhor distribuído para o balanceamento.

Após a montagem, o profissional pode encaixá-la no local específico da balanceadora de rodas computadorizada e então abaixar a “tampa” que fará a leitura.

Com o acionamento de apenas um botão, o equipamento começa a leitura e, após alguns segundos, o freio automático é acionado para que o profissional possa remover a roda do equipamento.

Como a balanceadora de rodas computadorizada faz a leitura de forma totalmente digital, todas as medições e ajustes são mostrados numa tela de display simples e intuitiva, que pode ser operado por pessoas sem muito conhecimento técnico.

Após a leitura e medição da roda, o próprio equipamento aciona leds luminosos que indicam a posição exata do local no qual deve ser aplicado o contrapeso do lado interno e externo – tudo isso na mesma operação.

Qual a diferença em relação ao balanceamento tradicional?

Enquanto o balanceamento de rodas tradicional é feito de forma manual e requer um profissional experiente, que ainda assim só é capaz de fazer o balanceamento estático (parte externa) da roda, o balanceamento computadorizado permite um procedimento muito mais rápido, limpo e assertivo dentro do auto center.

E, obviamente, procedimentos mais rápidos e assertivos são sonhos de qualquer auto center que busca crescer hoje em dia.

Importância da calibração

Apesar de toda a eficiência da balanceadora de rodas computadorizadas, assim como qualquer outro equipamento automotivo, essas devem ser constantemente equilibradas seguindo as instruções do fabricante.

Afinal, balancear uma roda com uma balanceadora descalibrada pode trazer mais prejuízos do que benefícios para o veículo do seu cliente. Na dúvida, entre em contato com a Assistência Técnica do seu fornecedor e peças instruções sobre como calibrar sua balanceadora de rodas.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça a Balanceadora de Rodas Computadorizada BAL 430, um dos equipamentos automotivos mais modernos disponível hoje para o balanceamento de rodas.

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

carros híbridos - na imagem há um Toyota RAV4 na cor branco.

Fique por dentro dos principais modelos de carros híbridos no Brasil

Sucesso de vendas em países da Europa e nos EUA, os carros híbridos começam a ganhar espaço no Brasil também, mesmo que a um ritmo menos acelerado e com preços um pouco mais salgados que lá fora.  Independentemente disso, o fato é que muitos modelos já estão...
mecânica automotiva - cursos para mecânico

Cursos de mecânica automotiva indispensáveis para um mecânico

Quem já trabalha ou pretende embarcar no setor automotivo deve saber bem que, ao mesmo tempo em que o mercado se expande, ele se torna cada vez mais exigente. E, por esse motivo, buscar formas de profissionalização e capacitação por meio de cursos de mecânica...
elevador automotivo pantográfico com um carro em uma oficina

Elevador automotivo pantográfico: Como otimizar espaços em sua oficina

Do aumento da produtividade dos serviços, até a otimização completa do espaço físico, as vantagens de investir em um elevador automotivo pantográfico em sua oficina mecânica ou autocenter são múltiplas.  Além de ser uma alternativa muito mais segura e eficiente que as...
Elevador automotivo usado: um homem com macacão azul agachado olhando embaixo do carro.

Por que não vale a pena comprar um elevador automotivo usado?

Ao pesquisar sobre equipamentos automotivos para oficinas mecânicas, é certeza de se deparar com uma série de anúncios e publicações de elevadores automotivos usados na internet, quase sempre com preços e condições super “vantajosas” à primeira vista.  No entanto,...
Oficina mecânica - na imagem há uma homem em pé olhando para o notebook em uma oficina mecânica representando que estão a gestão

Como fazer uma boa gestão de oficina mecânica

O setor automotivo está cada vez mais competitivo e com os clientes ainda mais exigentes. Por isso, muito além de um bom atendimento e serviços de qualidade, o estabelecimento precisa estar apto para encarar os desafios do dia a dia e buscar formas sustentáveis de...
WhatsApp: na imagem há um homem branco em uma oficina com um celular na mão representando o atendimento via whatsapp

WhatsApp para oficinas: Como utilizar para melhorar o relacionamento com seus clientes

Muito mais do que um simples canal de comunicação com os clientes, saber utilizar o WhatsApp para oficinas de forma otimizada e eficiente pode trazer benefícios ao seu negócio, desde a padronização do contato, até o aumento de vendas e serviços do estabelecimento. ...
Entenda o a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Entenda a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem

Você sabe a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem? Não? Leia com atenção o post de hoje e fique bem informado para atender bem seus clientes!

Carros elétricos - na imagem há um modelo de carro elétrico na cor preta

Conheça os modelos de carros elétricos que já existem no Brasil

Enquanto alguns países da Europa já encaram o uso de carros elétricos como uma realidade, no Brasil o tema ainda parece um tanto quanto futurista. No entanto, devemos acreditar que esse cenário pode mudar em pouco tempo. Afinal, modelos de carros elétricos que já...
como abrir uma concessionaria - na imagem tem três pessoas brancas, um homem e duas mulheres, brancos em uma loja de carros.

Como abrir uma concessionária

Você sabe como abrir uma concessionária de veículos? Em nosso post, vamos ajudá-lo com dicas para esse tipo de negócio. Ficou interessado? Leia agora o artigo!

Por que duplicadores de vagas são recursos valiosos?

Dá para dobrar a capacidade de vagas de um estacionamento sem precisar realizar obras ou grandes investimentos. A solução é com duplicadores de vagas, ideais para quem precisa otimizar espaços dessa forma. Considerados equipamentos de alta performance, os duplicadores...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *