15 passos de para montar uma Loja de Automóveis

28 abr, 2022 | Autocenter, Elevadores Automotivos, Loja de Automóveis, Oficina Mecânica

Se você já escolheu o setor automotivo como mercado de atuação e quer saber como montar uma loja de automóveis ou concessionária de sucesso, saiba que precisará de muita dedicação, boas estratégias e, claro, de um investimento inicial que atenda as necessidades do negócio.

E por esse motivo, nós preparamos este miniguia com 15 passos essenciais por onde começar e finalmente abrir a sua loja de automóveis.

Vamos conferir?

 

Passo a passo para montar sua loja de automóveis

Claro que montar uma loja de automóveis ou concessionária requer um plano de negócios detalhados e que não há uma “receita pronta” para o sucesso do negócio.

No entanto, a partir destes 15 passos você terá uma base mais sólida para começar e pôr em prática o seu tão sonhado negócio. Confira e tome nota!

 

1. Avalie a sua concorrência

Antes de pensar em montar uma loja de automóveis, você precisa avaliar a sua concorrência. Para começar, observe as lojas de automóveis localizadas onde você mora, veja como elas trabalham, quais são os tipos de negociação que elas realizam, que tipos de modelos de carros elas mais vendem, o público-alvo etc..

 

2. Analise os modelos de automóveis

Aproveitando o gancho acima, observe se a sua concorrência aposta nos veículos mais populares, em modelos mais novos ou em possantes para atrair os clientes. Analise o preço que cobram pelos carros e, se puder, faça comparações com os modelos semelhantes.

Vale destacar ainda que o mercado automotivo tem variado muito nos últimos anos e o perfil de compra dos consumidores também. Dessa forma, pesquise sempre pelas tendências atuais, baseie-se em dados e pesquisas e busque estar sempre flexível a se adaptar.

 

3. Defina as estratégias de sua loja de automóveis

Esta parte é uma das mais importantes para o seu negócio. O planejamento é fundamental na hora de abrir uma loja de automóveis ou concessionária, pois é a partir dele que mensuramos os riscos e oportunidades do empreendimento.

Assim, defina que tipo de estratégia você deseja trabalhar, qual o público a ser focado, quais diferenciais pode oferecer ao mercado, onde e como pretende atuar etc.

 

4. Escolha um bom ponto de venda

O ponto de venda é importante para quem deseja montar uma loja de automóveis. Saber escolher o local adequado é promover a boa negociação entre você e o cliente. Portanto, prefira um ponto de vendas amplo, que ofereça conforto ao cliente e que ele consiga ter uma visão melhor dos veículos.

Também leve em consideração a segurança do local e a facilidade de acesso. Não se esqueça de escolher um ponto de vendas com estacionamento para que o cliente possa se sentir mais tranquilo e que também garanta o bom movimento de pessoas e de veículos.

 

5. Tenha bons fornecedores

Ter bons fornecedores também é um dos passos que você deve seguir para montar sua loja de automóveis. Por isso, escolha bons fornecedores e veja a forma de pagamento dos veículos. Defina que tipo de parceria você terá com eles.

E isso engloba desde o fornecimento de peças e produtos, até equipamentos automotivos. Ter a garantia de compromisso de entrega, bons preços e flexibilidade de negociação são pontos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

 

6. Observe a papelada dos processos

Não se esqueça da documentação e do processo de legalização ao montar uma loja de automóveis.

Dessa forma, providencie os alvarás com a prefeitura, o CNPJ e contrate funcionários de acordo com a lei. Tenha cuidado com a documentação dos veículos que você compra e revende. Fique atento em relação as multas e os impostos, se estão em dia e se a propriedade do vendedor pode ser comprovada.

 

7. Fique de olho no mercado

Para montar uma loja de automóveis você precisa avaliar o mercado, inclusive observe como anda a área de veículos usados. Não tire os olhos da concorrência, veja os preços praticados e o valores dos automóveis na hora de comprá-los e vendê-los.

Este é o ponto mais importante de uma loja, pois apesar de possuir um alto valor agregado, o automóvel é um veículo que desvaloriza muito em pouco tempo.

 

eBook-Gestao-financeira-para-oficinas

8. Invista na capacitação de sua equipe

Mesmo que você contrate vendedores com experiência no mercado de automóveis, não deixe de capacitar sua equipe e faça isso com frequência. Afinal, tal prática é importante tanto para manter o atendimento sempre em alta quanto para que as pessoas conheçam as novidades que aparecem no mercado.

Contar com uma equipe preparada é meio caminho andado para você ter sucesso em seu negócio.

 

9. Invista na divulgação da sua loja de automóveis

A propaganda sempre foi a alma de qualquer negócio. Por isso, ao montar sua loja de automóveis ou concessionária, invista certo na divulgação e publicidade.

Hoje, com o advento dos meios digitais e até plataformas de marketplace, é totalmente possível otimizar esse trabalho e alcançar ainda mais pessoas direcionadas que poderão consumir seus serviços.

 

10. Faça parcerias importantes

Ainda sobre a divulgação da sua loja de automóveis, faça parcerias importantes com despachantes e até com donos de negócios locais para conseguir sempre o máximo de visibilidade. Não se esqueça de apostar em uma boa comunicação visual do seu ponto de venda.

Coloque sinais chamando atenção para os descontos, adesivos nos vidros dos automóveis e até uma pintura em paredes. Quanto mais você atrair o cliente, melhor para sua loja de automóveis.

 

11. Invista em promoções e diferenciais

Não deixe de aproveitar as datas especiais para investir em promoções exclusivas e diferenciais em sua loja de automóveis ou concessionária.

Como dica, você pode fazer uma promoção relâmpago, por exemplo, ou durante o mês, como o de dezembro, fazer várias promoções de Natal. É importante pensar na sua margem de lucro, mas também não se esquecer de sempre atrair seus clientes.

 

12. Capriche no atendimento de qualidade

Ao pensar em montar uma loja de automóveis ou concessionária, lembre-se que seus diferenciais devem ir além dos serviços prestados.

E isso engloba, por exemplo, a parte do atendimento, um dos pilares mais importantes para diferenciar uma empresa de outra.

Assim, além da atenção e educação dedicada ao atender os consumidores, busque formas de otimizar esse contato, proporcionando experiências diferentes, mais práticas e modernas ao mercado, como aplicativos, site próprio, redes sociais, WhatsApp etc.

 

13. Participe de feirões de automóveis

Pense além da sua loja de automóveis. Participe de feirões de automóveis novos e usados. Nesses eventos você encontra uma infinidade de lojas no mesmo lugar. Sua presença nesses locais manterá sua loja forte e você não perderá nada para a concorrência.

 

14. Cuide da gestão do seu negócio

Um outro passo – tão importante quanto os outros – é cuidar da gestão do sua loja de automóveis ou concessionára. Muitos empresários são excelentes vendedores porque apostam em produtos de qualidade e na transparência das relações, mas pecam na gestão dos seus negócios.

Por isso, procure sempre aprender sobre a gestão antes de abrir qualquer loja de automóveis. Faça cursos online na área, invista em conhecimento e se sinta preparado para encarar o mercado automotivo. Quanto mais instruído você for, menos riscos de ter uma falência você terá. Dessa maneira, você verá que valerá a pena ter uma loja de automóveis.

 

15. Invista nos melhores equipamentos automotivos

É fundamental compreender gastar com a infraestrutura de sua loja de automóveis não é custo, mas sim investimento, principalmente quando isso está atrelada a compra de equipamentos automotivos profissionais.

Afinal, tais equipamentos agregam inúmeras vantagens ao negócio, tais como segurança, otimização de espaço físico e ainda possibilita oferecer serviços extras além da venda, como revisões periódicas e até manutenções.

Como dicas de equipamentos automotivos, você pode pesquisar mais sobre:

Em resumo, esses são 15 passos essenciais sobre como montar uma loja de automóveis ou concessionária com mais planejamento e foco em resultados.

Curtiu o post? Quer saber mais dicas para o seu negócio no setor automotivo? Então, não deixe de conferir outras publicações em nosso blog.

eBook-Gestao-financeira-para-oficinas

Avalie este post
Conheça nosso catálogo de Equipamentos Automotivos | Engecass

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

filmes-sobre-carros-na-Netflix

5 filmes e séries sobre carros na Netflix

Se você curte automobilismo e quer ficar por dentro dos melhores filmes e séries sobre carros na Netflix, chegou ao lugar certo! Isso porque, a mais famosa plataforma de streaming da internet tem focado parte de seu catálogo nesse tipo de produção e tem proporcionado...
Como montar uma borracharia e atrair clientes fieis para seu negocio

Como montar uma borracharia e atrair clientes fiéis para seu negócio?

Quer conhecer um passo a passo sobre como montar uma borracharia e aproveitar as oportunidades que esse tipo de negócio pode proporcionar em sua região? Pois bem, nesse post a gente separou algumas dicas essenciais sobre como começar e estruturar o seu estabelecimento...
setor automotivo e sua configuracao no Brasil

Setor automotivo e sua configuração no Brasil

Atualmente o setor automotivo representa uma grande parcela do PIB nacional e é considerado um ramo de extrema importância para a economia nacional como um todo. No entanto, o que muito talvez não saibam é que tudo isso é relativamente recente na história do país e...
Saiba como montar uma auto eletrica e quais sao os equipamentos necessarios

Saiba como montar uma auto elétrica e quais são os equipamentos necessários

Você já deve ter tido a curiosidade em saber como montar uma auto elétrica, não é verdade? Leia o nosso post e aprenda como ter um empreendimento de sucesso!

Rampa de alinhamento Engecass

Rampa de alinhamento: saiba a importância desse equipamento para a sua oficina

A rampa de alinhamento é aquele tipo de equipamento automotivo indispensável em qualquer oficina mecânica ou auto center. Afinal, estamos falando de um aparelho simples, prático e que tem uma demanda altíssima de serviço, que pode fazer toda a diferença para a...
Normas da ABNT: Homem branco com equipamentos de segurança trabalhando em oficina mecânica

Normas da ABNT para oficinas mecânicas: o que eu preciso saber?

Todo setor de economia, devidamente autorizado e com profissionais regulamentados, têm as próprias normas de padronização, assim como de segurança. E, no caso do mercado automotivo, temos algumas normas da ABNT para oficinas mecânicas. Elas servem como certificações...
Confira os carros mais baratos no Brasil

Confira os 4 carros mais baratos no Brasil

Tanto consumidores, como profissionais atuantes no setor automotivo, certamente já perceberam como os veículos novos aumentaram significativamente após a pandemia. Falar em carros mais baratos no Brasil já não é uma tarefa tão simples assim. Afinal, aquela ideia de...
Calculadora automotiva conheca a nova ferramenta da Engecass e saiba como utilizar

Calculadora automotiva: conheça a nova ferramenta da Engecass e saiba como utilizar

Se você está pensando em adquirir novos equipamentos automotivos para a sua oficina mecânica, mas ainda não se decidiu em quais investir, principalmente, por não conseguir calcular exatamente o investimento ideal para o seu orçamento, a Engecass tem uma novidade...
como montar um auto center de sucesso

Como montar um auto center de sucesso em 7 passos!

Se você já pensou em montar um auto center próprio e faturar com os mais variados serviços possíveis que este estabelecimento permite trabalhar, saiba que essas dicas a seguir podem ajudar com aquele empurrãozinho incial. Afinal, separamos 8 passos essenciais sobre...
Balanceadora de pneus o que você deve cuidar

Balanceadora de pneus: o que você deve cuidar?

Um dos serviços mais procurados no auto center é o balanceamento. Leia o post de hoje e saiba porquê você deve ter uma balanceadora de pneus!

0 comentários