15 passos de para montar uma Loja de Automóveis

28 abr, 2022 | Autocenter, Elevadores Automotivos, Loja de Automóveis, Oficina Mecânica

Se você já escolheu o setor automotivo como mercado de atuação e quer saber como montar uma loja de automóveis ou concessionária de sucesso, saiba que precisará de muita dedicação, boas estratégias e, claro, de um investimento inicial que atenda as necessidades do negócio.

E por esse motivo, nós preparamos este miniguia com 15 passos essenciais por onde começar e finalmente abrir a sua loja de automóveis.

Vamos conferir?

 

Passo a passo para montar sua loja de automóveis

Claro que montar uma loja de automóveis ou concessionária requer um plano de negócios detalhados e que não há uma “receita pronta” para o sucesso do negócio.

No entanto, a partir destes 15 passos você terá uma base mais sólida para começar e pôr em prática o seu tão sonhado negócio. Confira e tome nota!

 

1. Avalie a sua concorrência

Antes de pensar em montar uma loja de automóveis, você precisa avaliar a sua concorrência. Para começar, observe as lojas de automóveis localizadas onde você mora, veja como elas trabalham, quais são os tipos de negociação que elas realizam, que tipos de modelos de carros elas mais vendem, o público-alvo etc..

 

2. Analise os modelos de automóveis

Aproveitando o gancho acima, observe se a sua concorrência aposta nos veículos mais populares, em modelos mais novos ou em possantes para atrair os clientes. Analise o preço que cobram pelos carros e, se puder, faça comparações com os modelos semelhantes.

Vale destacar ainda que o mercado automotivo tem variado muito nos últimos anos e o perfil de compra dos consumidores também. Dessa forma, pesquise sempre pelas tendências atuais, baseie-se em dados e pesquisas e busque estar sempre flexível a se adaptar.

 

3. Defina as estratégias de sua loja de automóveis

Esta parte é uma das mais importantes para o seu negócio. O planejamento é fundamental na hora de abrir uma loja de automóveis ou concessionária, pois é a partir dele que mensuramos os riscos e oportunidades do empreendimento.

Assim, defina que tipo de estratégia você deseja trabalhar, qual o público a ser focado, quais diferenciais pode oferecer ao mercado, onde e como pretende atuar etc.

 

4. Escolha um bom ponto de venda

O ponto de venda é importante para quem deseja montar uma loja de automóveis. Saber escolher o local adequado é promover a boa negociação entre você e o cliente. Portanto, prefira um ponto de vendas amplo, que ofereça conforto ao cliente e que ele consiga ter uma visão melhor dos veículos.

Também leve em consideração a segurança do local e a facilidade de acesso. Não se esqueça de escolher um ponto de vendas com estacionamento para que o cliente possa se sentir mais tranquilo e que também garanta o bom movimento de pessoas e de veículos.

 

5. Tenha bons fornecedores

Ter bons fornecedores também é um dos passos que você deve seguir para montar sua loja de automóveis. Por isso, escolha bons fornecedores e veja a forma de pagamento dos veículos. Defina que tipo de parceria você terá com eles.

E isso engloba desde o fornecimento de peças e produtos, até equipamentos automotivos. Ter a garantia de compromisso de entrega, bons preços e flexibilidade de negociação são pontos fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

 

6. Observe a papelada dos processos

Não se esqueça da documentação e do processo de legalização ao montar uma loja de automóveis.

Dessa forma, providencie os alvarás com a prefeitura, o CNPJ e contrate funcionários de acordo com a lei. Tenha cuidado com a documentação dos veículos que você compra e revende. Fique atento em relação as multas e os impostos, se estão em dia e se a propriedade do vendedor pode ser comprovada.

 

7. Fique de olho no mercado

Para montar uma loja de automóveis você precisa avaliar o mercado, inclusive observe como anda a área de veículos usados. Não tire os olhos da concorrência, veja os preços praticados e o valores dos automóveis na hora de comprá-los e vendê-los.

Este é o ponto mais importante de uma loja, pois apesar de possuir um alto valor agregado, o automóvel é um veículo que desvaloriza muito em pouco tempo.

 

8. Invista na capacitação de sua equipe

Mesmo que você contrate vendedores com experiência no mercado de automóveis, não deixe de capacitar sua equipe e faça isso com frequência. Afinal, tal prática é importante tanto para manter o atendimento sempre em alta quanto para que as pessoas conheçam as novidades que aparecem no mercado.

Contar com uma equipe preparada é meio caminho andado para você ter sucesso em seu negócio.

 

9. Invista na divulgação da sua loja de automóveis

A propaganda sempre foi a alma de qualquer negócio. Por isso, ao montar sua loja de automóveis ou concessionária, invista certo na divulgação e publicidade.

Hoje, com o advento dos meios digitais e até plataformas de marketplace, é totalmente possível otimizar esse trabalho e alcançar ainda mais pessoas direcionadas que poderão consumir seus serviços.

 

10. Faça parcerias importantes

Ainda sobre a divulgação da sua loja de automóveis, faça parcerias importantes com despachantes e até com donos de negócios locais para conseguir sempre o máximo de visibilidade. Não se esqueça de apostar em uma boa comunicação visual do seu ponto de venda.

Coloque sinais chamando atenção para os descontos, adesivos nos vidros dos automóveis e até uma pintura em paredes. Quanto mais você atrair o cliente, melhor para sua loja de automóveis.

 

11. Invista em promoções e diferenciais

Não deixe de aproveitar as datas especiais para investir em promoções exclusivas e diferenciais em sua loja de automóveis ou concessionária.

Como dica, você pode fazer uma promoção relâmpago, por exemplo, ou durante o mês, como o de dezembro, fazer várias promoções de Natal. É importante pensar na sua margem de lucro, mas também não se esquecer de sempre atrair seus clientes.

 

12. Capriche no atendimento de qualidade

Ao pensar em montar uma loja de automóveis ou concessionária, lembre-se que seus diferenciais devem ir além dos serviços prestados.

E isso engloba, por exemplo, a parte do atendimento, um dos pilares mais importantes para diferenciar uma empresa de outra.

Assim, além da atenção e educação dedicada ao atender os consumidores, busque formas de otimizar esse contato, proporcionando experiências diferentes, mais práticas e modernas ao mercado, como aplicativos, site próprio, redes sociais, WhatsApp etc.

 

13. Participe de feirões de automóveis

Pense além da sua loja de automóveis. Participe de feirões de automóveis novos e usados. Nesses eventos você encontra uma infinidade de lojas no mesmo lugar. Sua presença nesses locais manterá sua loja forte e você não perderá nada para a concorrência.

 

14. Cuide da gestão do seu negócio

Um outro passo – tão importante quanto os outros – é cuidar da gestão do sua loja de automóveis ou concessionára. Muitos empresários são excelentes vendedores porque apostam em produtos de qualidade e na transparência das relações, mas pecam na gestão dos seus negócios.

Por isso, procure sempre aprender sobre a gestão antes de abrir qualquer loja de automóveis. Faça cursos online na área, invista em conhecimento e se sinta preparado para encarar o mercado automotivo. Quanto mais instruído você for, menos riscos de ter uma falência você terá. Dessa maneira, você verá que valerá a pena ter uma loja de automóveis.

 

15. Invista nos melhores equipamentos automotivos

É fundamental compreender gastar com a infraestrutura de sua loja de automóveis não é custo, mas sim investimento, principalmente quando isso está atrelada a compra de equipamentos automotivos profissionais.

Afinal, tais equipamentos agregam inúmeras vantagens ao negócio, tais como segurança, otimização de espaço físico e ainda possibilita oferecer serviços extras além da venda, como revisões periódicas e até manutenções.

Como dicas de equipamentos automotivos, você pode pesquisar mais sobre:

Em resumo, esses são 15 passos essenciais sobre como montar uma loja de automóveis ou concessionária com mais planejamento e foco em resultados.

Curtiu o post? Quer saber mais dicas para o seu negócio no setor automotivo? Então, não deixe de conferir outras publicações em nosso blog.

eBook-Gestao-financeira-para-oficinas

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários