Mulher na oficina mecânica: como atender bem este público?

8 mar, 2023 | Dica para oficinas

O público feminino ganha cada vez mais espaço no mercado de automóveis e, consequentemente, a presença da mulher na oficina mecânica também tem crescido. 

No entanto, ainda há uma grande dificuldade das mulheres em se sentirem acolhidas e bem atendidas nas oficinas. Muitas delas relatam que não são tratadas  como deveriam.

Para melhorar este cenário, é importante que as oficinas se atentem a alguns detalhes para garantir um bom atendimento a este público. 

Neste mês em que comemoramos o Dia das Mulheres, a Engecass Elevadores publica dois artigos especiais. 

Um deles será sobre as mulheres mecânicas e o outro é este aqui que você está lendo. Ele traz dicas importantes para melhorar o atendimento ao público feminino. Veja o que você vai ler:

  • Oficina mecânica é lugar de mulher, sim!
  • A importância da mulher no mercado de automóveis
  • O que muda no atendimento da mulher na oficina mecânica
  • Surge um novo conceito de oficina mecânica
  • 5 dicas para atender bem a mulher na oficina mecânica
    • Treine sua equipe
    • Converse com a cliente
    • Melhore o ambiente
    • Evite a demora
    • Fortaleça o pós-venda
  • Conclusão

 

Oficina mecânica é lugar de mulher, sim!

Durante muito tempo, as mulheres se sentiam alvos fáceis nas mãos de um tipo de mecânico que hoje tende à extinção. 

Não raro, elas desconfiavam de que estavam sendo enganadas com relação aos serviços que estavam sendo prestados. 

De fato, pela falta de conhecimento de mecânica, muitos profissionais identificavam falsos problemas nos carros, empurrando serviços desnecessários ou cobrando preços mais altos. 

Além disso, elas ainda tinham que lidar com o constrangimento de estar em um ambiente majoritariamente masculino.

Ocorre que isso está mudando porque as mulheres já começaram a dominar o mercado automotivo. 

 

A importância da mulher no mercado de automóveis.

Segundo publicação do SINCODIV, sindicato das concessionárias e distribuidoras de veículos, “as mulheres não só estão conduzindo mais, como também são o novo motor de vendas da indústria automotiva, influenciando 80% das compras de carros novos.”

Segundo o levantamento, no Brasil as mulheres representam 58% das compras de automóveis. Nos Estados Unidos este número chega a 65%. 

De acordo com a publicação, as mulheres estadunidenses gastam aproximadamente US$ 300 bilhões de dólares por ano em veículos e acessórios.

Estes números indicam uma mudança significativa no mercado de um modo geral, com desdobramentos também nas oficinas mecânicas, que precisam se reinventar para atender adequadamente a essa massa de mulheres e seus carros.

 

O que muda no atendimento da mulher na oficina mecânica?

Em primeiro lugar, é preciso repensar as estratégias, pois a forma e a intenção de compra das mulheres está mudando o mercado. 

Não é possível continuar investindo em abordagens que não correspondem mais à mentalidade dessas consumidoras.

E não se trata de decoração com flores, acessórios rosa ou anúncios delicadinhos. O que elas buscam é tratamento justo, mais praticidade e serviços confiáveis.

Por isso, em função deste novo cenário, aquela imagem de oficinas mecânicas sujas e desorganizadas precisa desaparecer.

 

Surge um novo conceito de oficina mecânica

Em seu lugar entra um novo conceito, já que apenas a preocupação com a prestação de um serviço de qualidade técnica não é mais suficiente. 

Com a presença das mulheres neste mercado, outros fatores passaram a ser determinantes, a começar pelo visual do lugar. 

Um ambiente organizado e limpo indica que a oficina é cuidadosa, inspirando responsabilidade e profissionalismo, elementos indispensáveis para a fidelização do público feminino. 

 

5 dicas para atender bem a mulher na oficina mecânica

Um dos principais focos do trabalho do gestor de uma oficina mecânica é manter a clientela ativa e buscar novos clientes. 

Nesse sentido, esta tarefa só será possível se ele estiver preparado para atender cada vez mais o público feminino. 

Portanto, aproximar as mulheres da sua oficina mecânica precisa ser visto como uma oportunidade de crescimento da empresa.

Mas, como fazer isso? Aqui vão as 5 dicas:

1.Treine sua Equipe

É importante que os funcionários saibam não só fazer os reparos, mas também explicá-los para as clientes. Coloque os serviços em etapas e ofereça uma espécie de acompanhamento, um status atualizado sobre o andamento do trabalho. Desta forma, a cliente ganha confiança. Isso pode ser feito por aplicativos de mensagens. 

2. Converse com a cliente

As mulheres também se interessam por design de automóveis, novas funcionalidades, mais conforto e segurança, além da relação custo/benefício. 

Por isso, elas buscam se informar mais sobre estes temas com seus mecânicos

3. Melhore o ambiente

Além da limpeza e da organização, cuide para que o aspecto geral da oficina seja agradável e convidativo, de forma que a cliente queira voltar. Crie ainda uma sala de espera com proteção acústica, além de música, cores e aromas relaxantes. 

4. Evite a demora

Esta é uma das principais reclamações. Por isso, a agilidade deve ser sempre priorizada. Para tanto, tenha um bom estoque de peças, mantenha a manutenção de seus equipamentos sempre em dia e acompanhe a produtividade da equipe. 

5. Fortaleça o pós-venda

Nada pior do que deixar o carro na oficina e ele voltar com o mesmo problema. Deixe claro que a cliente terá direito ao retorno, caso isso aconteça ou surjam novas situações. Responda com rapidez aos seus chamados e monitore a sua satisfação. 

 

Conclusão

Como você vê, não basta ter um serviço de qualidade mas, acima de tudo, atender à mulher na oficina mecânica com paciência, clareza, cortesia, transparência e honestidade.

Ao implementar este conjunto de ações no Mês das Mulheres sua oficina vai entregar uma boa experiência de compra para o público feminino. 

Encerramos por aqui, lembrando que o próximo artigo também será dedicado ao Mês das Mulheres, que vai abordar o desafio das mulheres mecânicas e a equidade nas oficinas. 

E não deixe de nos acompanhar em nosso Blog, onde você pode encontrar muitos outros assuntos de seu interesse.

Veja quanto tempo leva para pagar o seu equipamento automotivo!

Calculadora Engecass

Um dicionário automotivo completo para você ficar por dentro da linguagem do setora linguagem do setor

Dicionário automotivo

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Como a qualidade dos equipamentos automotivos afeta a reputação de uma oficina mecânica

Quanto mais complexos são os carros atualmente, mais desafiador é para as oficinas mecânicas manterem o padrão de excelência e a equipe atualizada, do ponto de vista tecnológico. Por isso, a qualidade dos equipamentos automotivos tem se tornado indispensável para a...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

A fidelidade dos clientes é fundamental para qualquer distribuidor de equipamentos automotivos. Portanto, saber o que torna um cliente fiel é hoje um dos maiores desafios para os gestores destas distribuidoras. Por isso, neste artigo você vai conhecer o decisivo papel...

Os segredos dos equipamentos automotivos de qualidade: O que torna a Engecass uma escolha confiável?

Você já se perguntou qual é o segredo que está por trás do bom funcionamento dos equipamentos automotivos de qualidade? Este artigo vai ajudar você a responder esta pergunta, lançando um olhar mais aprofundado sobre os equipamentos que simplificam a manutenção do...

Transformação em Números: O Impacto dos Equipamentos Eficientes nas Métricas de Atendimento

O crescimento do setor de reparação automotiva está diretamente ligado à adequação de equipamentos eficientes nas métricas de atendimento às novas demandas do mercado.  Um dos motores deste crescimento é a integração da tecnologia. Ferramentas de diagnóstico de ponta,...

O papel do Suporte Técnico na fidelização de clientes: Um guia para distribuidores

Você que é Gerente Comercial de uma Distribuidora de Equipamentos Automotivos sabe da necessidade de um Suporte Técnico eficiente para resolver problemas, fornecer assistência pós-venda e manter a fidelização de clientes.  Isso é importante porque, ao encontrar um...

Como economizar recursos e atualizar sua oficina com os Equipamentos Engecass

Ter boas soluções e funcionalidade em equipamentos automotivos não é apenas vital para o sucesso de oficinas mecânicas, auto centers e concessionárias. É também uma maneira de  manter boa posição no mercado, além de se beneficiar de ferramentas tecnológicas que...

Manutenção Preditiva: Como os Equipamentos Engecass Estão Revolucionando a Abordagem das Oficinas

Nos últimos anos a indústria automotiva vem testemunhando uma evolução notável nas práticas de manutenção. Das tradicionais oficinas mecânicas ao surgimento da Manutenção Preditiva, que tem revolucionado a abordagem nas oficinas.  Neste artigo você vai explorar...

Bastidores da Engecass: Excelência na Fabricação e Controle de Qualidade

O controle de qualidade dos equipamentos é uma preocupação constante para os Gerentes Comerciais de Distribuidoras de Equipamentos Automotivos, uma vez que os distribuidores precisam oferecer produtos confiáveis e duráveis aos seus clientes. Equipamentos de baixa...

Otimizando o Fluxo de Trabalho: Como os Equipamentos Engecass Podem Reduzir o Tempo de Reparo

Equipamentos e ferramentas automotivas desempenham uma importante contribuição na indústria automotiva, desde a manutenção e reparo de veículos até a fabricação, otimizando o fluxo de trabalho.  Eles permitem que os mecânicos realizem os serviços de forma rápida,...

Excelência em Suporte Técnico: Como Impressionar seus Clientes

Você já deve ter ouvido a frase: “Tudo está bem quando termina bem”. Mas, e quando acontece um problema que precisa de uma assistência extra? Bom, nesta hora é que damos o real valor ao suporte técnico. Sua oficina mecânica, auto center ou concessionária pode fazer...

0 comentários