O público feminino ganha cada vez mais espaço no mercado de automóveis e, consequentemente, a presença da mulher na oficina mecânica também tem crescido.
No entanto, ainda há uma grande dificuldade das mulheres em se sentirem acolhidas e bem atendidas nas oficinas. Muitas delas relatam que não são tratadas como deveriam.
Para melhorar este cenário, é importante que as oficinas se atentem a alguns detalhes para garantir um bom atendimento a este público.
Neste mês em que comemoramos o Dia das Mulheres, a Engecass Elevadores publica dois artigos especiais.
Um deles será sobre as mulheres mecânicas e o outro é este aqui que você está lendo. Ele traz dicas importantes para melhorar o atendimento ao público feminino. Veja o que você vai ler:
- Oficina mecânica é lugar de mulher, sim!
- A importância da mulher no mercado de automóveis
- O que muda no atendimento da mulher na oficina mecânica
- Surge um novo conceito de oficina mecânica
- 5 dicas para atender bem a mulher na oficina mecânica
- Treine sua equipe
- Converse com a cliente
- Melhore o ambiente
- Evite a demora
- Fortaleça o pós-venda
- Conclusão
Oficina mecânica é lugar de mulher, sim!
Durante muito tempo, as mulheres se sentiam alvos fáceis nas mãos de um tipo de mecânico que hoje tende à extinção.
Não raro, elas desconfiavam de que estavam sendo enganadas com relação aos serviços que estavam sendo prestados.
De fato, pela falta de conhecimento de mecânica, muitos profissionais identificavam falsos problemas nos carros, empurrando serviços desnecessários ou cobrando preços mais altos.
Além disso, elas ainda tinham que lidar com o constrangimento de estar em um ambiente majoritariamente masculino.
Ocorre que isso está mudando porque as mulheres já começaram a dominar o mercado automotivo.
A importância da mulher no mercado de automóveis.
Segundo publicação do SINCODIV, sindicato das concessionárias e distribuidoras de veículos, “as mulheres não só estão conduzindo mais, como também são o novo motor de vendas da indústria automotiva, influenciando 80% das compras de carros novos.”
Segundo o levantamento, no Brasil as mulheres representam 58% das compras de automóveis. Nos Estados Unidos este número chega a 65%.
De acordo com a publicação, as mulheres estadunidenses gastam aproximadamente US$ 300 bilhões de dólares por ano em veículos e acessórios.
Estes números indicam uma mudança significativa no mercado de um modo geral, com desdobramentos também nas oficinas mecânicas, que precisam se reinventar para atender adequadamente a essa massa de mulheres e seus carros.
O que muda no atendimento da mulher na oficina mecânica?
Em primeiro lugar, é preciso repensar as estratégias, pois a forma e a intenção de compra das mulheres está mudando o mercado.
Não é possível continuar investindo em abordagens que não correspondem mais à mentalidade dessas consumidoras.
E não se trata de decoração com flores, acessórios rosa ou anúncios delicadinhos. O que elas buscam é tratamento justo, mais praticidade e serviços confiáveis.
Por isso, em função deste novo cenário, aquela imagem de oficinas mecânicas sujas e desorganizadas precisa desaparecer.
Surge um novo conceito de oficina mecânica
Em seu lugar entra um novo conceito, já que apenas a preocupação com a prestação de um serviço de qualidade técnica não é mais suficiente.
Com a presença das mulheres neste mercado, outros fatores passaram a ser determinantes, a começar pelo visual do lugar.
Um ambiente organizado e limpo indica que a oficina é cuidadosa, inspirando responsabilidade e profissionalismo, elementos indispensáveis para a fidelização do público feminino.
5 dicas para atender bem a mulher na oficina mecânica
Um dos principais focos do trabalho do gestor de uma oficina mecânica é manter a clientela ativa e buscar novos clientes.
Nesse sentido, esta tarefa só será possível se ele estiver preparado para atender cada vez mais o público feminino.
Portanto, aproximar as mulheres da sua oficina mecânica precisa ser visto como uma oportunidade de crescimento da empresa.
Mas, como fazer isso? Aqui vão as 5 dicas:
1.Treine sua Equipe
É importante que os funcionários saibam não só fazer os reparos, mas também explicá-los para as clientes. Coloque os serviços em etapas e ofereça uma espécie de acompanhamento, um status atualizado sobre o andamento do trabalho. Desta forma, a cliente ganha confiança. Isso pode ser feito por aplicativos de mensagens.
2. Converse com a cliente
As mulheres também se interessam por design de automóveis, novas funcionalidades, mais conforto e segurança, além da relação custo/benefício.
Por isso, elas buscam se informar mais sobre estes temas com seus mecânicos
3. Melhore o ambiente
Além da limpeza e da organização, cuide para que o aspecto geral da oficina seja agradável e convidativo, de forma que a cliente queira voltar. Crie ainda uma sala de espera com proteção acústica, além de música, cores e aromas relaxantes.
4. Evite a demora
Esta é uma das principais reclamações. Por isso, a agilidade deve ser sempre priorizada. Para tanto, tenha um bom estoque de peças, mantenha a manutenção de seus equipamentos sempre em dia e acompanhe a produtividade da equipe.
5. Fortaleça o pós-venda
Nada pior do que deixar o carro na oficina e ele voltar com o mesmo problema. Deixe claro que a cliente terá direito ao retorno, caso isso aconteça ou surjam novas situações. Responda com rapidez aos seus chamados e monitore a sua satisfação.
Conclusão
Como você vê, não basta ter um serviço de qualidade mas, acima de tudo, atender à mulher na oficina mecânica com paciência, clareza, cortesia, transparência e honestidade.
Ao implementar este conjunto de ações no Mês das Mulheres sua oficina vai entregar uma boa experiência de compra para o público feminino.
Encerramos por aqui, lembrando que o próximo artigo também será dedicado ao Mês das Mulheres, que vai abordar o desafio das mulheres mecânicas e a equidade nas oficinas.
E não deixe de nos acompanhar em nosso Blog, onde você pode encontrar muitos outros assuntos de seu interesse.
0 comentários