No Brasil, o número de mulheres mecânicas vem crescendo gradativamente nos últimos anos.
Este crescimento está relacionado a vários fatores, como a busca por profissões mais reconhecidas e bem remuneradas, a evolução da sociedade na visão do papel das mulheres e a maior aceitação da mulher como profissional da mecânica automotiva.
As mulheres mecânicas estão se tornando cada vez mais competentes e reconhecidas pelo seu trabalho.
Por isso, a Engecass publica dois artigos especiais no Mês das Mulheres. O primeiro foi na semana passada e falou sobre a mulher na oficina mecânica e como atender bem este público.
No artigo de hoje vamos falar do crescimento da presença da mulher na profissão de mecânica automotiva. Veja nosso roteiro:
- O contexto masculino nas oficinas mecânicas
- O que explica a predominância masculina nesses locais?
- As dificuldades para as mecânicas iniciantes
- As oficinas começam a abrir as portas para as mulheres mecânicas
- Mulheres mecânicas e o universo feminino
- Oficinas mecânicas exclusivas o público feminino
- Especialização e atualização constantes
- Conclusão
O contexto masculino nas oficinas mecânicas
As oficinas mecânicas e o setor automotivo como um todo estão repletos de homens. Mas por quê? Qual é o motivo da grande presença masculina nesses locais?
Alguns podem argumentar que é porque as mulheres não estão interessadas em mecânica ou em carros.
Mas isso não é verdade, como vamos ver a seguir.
Há muitas mulheres que se interessam por essas áreas e estão conquistando seu espaço.
Então, o que explica a predominância masculina nesses locais?
A resposta está na história. Desde sempre, os homens foram vistos como os provedores da família. Eles eram os responsáveis por trazer o sustento para a casa.
E isso se refletia nas profissões. As profissões que eram vistas como “masculinas” eram aquelas em que os homens tinham maior poder de decisão e maior influência.
As profissões “femininas” eram aquelas em que as mulheres tinham menos poder e influência na sociedade.
As dificuldades para as mecânicas iniciantes
Assim sendo, a maioria das mulheres não foi ensinada a lidar com veículos desde a juventude, como muitos homens são por seus pais, por exemplo.
Entre os diversos desafios enfrentados pelas mulheres mecânicas está a dificuldade de frequentar um curso profissionalizante.
Muitas vezes o que se encontra são conteúdos direcionados para mecânicos já experientes ou abordam assuntos muito específicos.
De fato, a presença feminina na formação profissional do setor tem crescido, mas ainda é pequena. Na Escola de Mecânicos, por exemplo, hoje elas representam 10% do total de alunos.
As oficinas começam a abrir as portas para as mulheres mecânicas
Como vimos no artigo da semana passada (clique aqui para conferir) as mulheres estão dominando o mercado automotivo.
Para começar, elas são 51,1% da população brasileira, ou seja, a maioria. Segundo o Denatran, elas já são donas de 44% das carteiras de habilitação.
Em outras palavras, temos por aí 32 milhões de mulheres dirigindo seus casos. Este é um contingente grande demais para ser ignorado, não é mesmo?
Basta ver a presença feminina nos serviços de motoristas de ônibus, caminhões, táxi e uber.
Esse é um cenário muito diferente daquele que vivenciamos há algumas décadas, em que era impensável a presença de um número significativo de mulheres nesse tipo de ocupação.
Mulheres mecânicas e o universo feminino
A crescente frequência de clientes do sexo feminino nas oficinas mecânicas tem chamado a atenção dos empreendedores e empreendedoras do setor para a necessidade de criar um ambiente adequado para elas.
Nesse sentido, nada melhor do que ter sempre à disposição mulheres mecânicas para atendê-las. Isso porque elas entendem melhor o universo feminino e, com toda a certeza, se identificam quase que automaticamente.
Isto é, ao encontrar na oficina uma pessoa do sexo feminino usando macacão, é possível que a cliente se sinta mais à vontade para tirar dúvidas e fechar um orçamento.
Oficinas mecânicas exclusivas para o público feminino
A demanda deste segmento é tão grande que começaram a surgir as oficinas mecânicas exclusivas para atender ao público feminino.
Isso acontece porque a regra é uma só: independentemente de serem homens ou mulheres, os clientes buscam por uma oficina mecânica da sua confiança.
No caso da cliente mulher, encontrar uma oficina mecânica planejada para atendê-la bem é um grande diferencial competitivo.
Além disso, as mulheres entendem mais facilmente como construir um visual adequado para elas, com o melhor aproveitamento dos espaços. Assim como mais organizado e limpo.
Um ambiente construído dessa maneira passa a impressão de responsabilidade e profissionalismo, fatores muito importantes para a fidelização do público feminino.
Especialização e atualização constantes
Além de terem que superar preconceitos no presente, as mulheres precisam também se preparar para enfrentar os novos desafios do futuro.
O setor automobilístico está passando por uma importante transformação, provocada pela chegada da Indústria 4.0. Isso tem implicações diretas na utilização de novas tecnologias pelas oficinas mecânicas
Nesse sentido, as mulheres mecânicas precisam se especializar cada vez mais.
Assim como também é preciso ficar de olho nas tendências do mercado, buscando conhecimento, a fim de aprimorar as estratégias de gestão e oferecer um serviço de qualidade para as clientes.
Conclusão
Como vimos, cada vez mais mulheres se tornam condutoras e proprietárias de veículos.
Os dados mostram que a porcentagem é crescente e que em breve a quantidade de mulheres e homens que dirigem deve ser praticamente a mesma.
É hora de empreendedores e empreendedoras do setor aproveitarem esta tendência ao máximo e se prepararem para o crescimento desta demanda.
Investir sempre em capacitação e equipamentos hoje em dia tornou-se uma prioridade. Bem como divulgar sua marca e os diferenciais exclusivos para atender ao público feminino.
A Engecass Elevadores aproveita o Mês das Mulheres para reconhecer sua importância e parabenizá-las pelos novos espaços conquistados no setor de reparação automotiva.
Vocês merecem!
0 comentários